Enoque: o primeiro profeta bíblico e messiânico » Tifsa Brasil

Enoque: o primeiro profeta bíblico e messiânico

Introdução

As Sagradas Escrituras falam de muitos homens que exerceram o ofício profético, e até de mulheres que foram usadas esporadicamente como profetizas para suprir a falta de homens em momentos de necessidades. Mas ela dá pouca ênfase sobre a profecia de Enoque, que foi o primeiro profeta que profetizou, e deixou a profecia mais antiga que se tem conhecimento até hoje. Essa profecia, é uma profecia messiânica, e está explicita em um única lugar; especialmente na carta de Judas, em apenas dois versos (Judas 1:14-15). Essa profecia, agora que está se cumprindo em nossos dias.

Quem foi Enoque?

Enoque, é filho de Jarede e o pai de Matusalém. Ele foi o sétimo homem do planeta, e o primeiro homem ao ser elevado ao céu, para não ver a morte. Enoque, como primeiro profeta citado nas Sagradas Escrituras, profetizou durante o período turbulento e de extrema violência antes de Noé, que foi o segundo profeta bíblico, conhecido como pregoeiro da justiça (Gn 6:11-22; 7:1-24; 8:1-22; 9:1-17). Do ministério profético de Enoque, que restou, foi uma única passagem bíblica deixada na carta de Judas. Se não fora Judas, irmão do Senhor, jamais saberíamos do ministério profético de Enoque durante os tempos de violência que varria muitas vidas dos antigos homens gigantes, que alguns deles viveram séculos, como foi o caso de Matusalém, filho de Enoque, que viveu novecentos e sessenta e nove anos (Gn 5:27).

Qual foi a profecia de Enoque?

Parece inconcebível e imaginável, que Enoque é o primeiro profeta messiânico da Bíblia. Ou seja, ele é o primeiro homem que profetizou a incrível vinda do Messias, de seus apóstolos e de todos pregadores da atualidade, como pregoeiro da justiça divina e como agentes do juízo divino no presente e no futuro, do qual eu e você estamos incluídos. Isso é incrível! Não é? Veja a confirmação no verso 14, da carta de Judas.

O texto que fala da profecia de Enoque, são apenas dois versos.

1. Em primeiro lugar, a profecia fala da vinda do Messias e de milhares de santos que viriam para convencer os homens nos últimos tempos pela pregação do evangelho (Judas 14)

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos (Judas 14)

2. E segundo lugar, a profecia fala do Messias como juiz das nações, de seus apóstolos e todos demais pregadores como agentes do juízo divino agora, e no futuro reino milenar do Cordeiro de Deus, para aplicar a sentença divina (juízo) contra todos homens blasfemos que proferem palavras maliciosas e caluniosas contra o Cordeiro de Deus e contra seus servos de todos os tempos (Judas 15).

Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele (Judas 15).

O profeta Enoque, está referendado na galeria dos heróis da fé no capítulo onze da carta aos hebreus, como homem que agradou a Deus, que alcançou um nível de santidade tão elevado, que Deus resolveu levar para guardar e esconder do poder da morte. Ou seja, ele foi transladado por Deus, do meio da violência de seu tempo, para que sua vida não sofresse um ato de violência. Deduzimos também que, a translação de Enoque, não foi motivado somente por ele ter alcançado um nível de santidade extraordinário, mas porque ele estava sofrendo ao ver tanta violência dos homens de seu tempo. Por isso, ele foi transladado e guardado no paraíso para não ver a violência e nem passar pela morte.

Conclusão

A antiga profecia de Enoque e sua translação, é uma aprova que Deus nunca deixou o homem sem aviso e sem direção do caminho que leva para a eternidade, onde hoje se encontra Enoque. E revela também que todos os atos e ações dos homens, serão apreciados para ser julgamento de acordo com sua gravidade. E por último, dizer aos homens que todos terão o mesmo direito de serem transladados, se viverem uma vida de santidade a semelhança de Enoque.

Notação: este é meu primeiro artigo do ano de 2020. Comecei às 6Hh da manhã, do dia 1 de janeiro de 2020. Autor: Pbsena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *