Orgulho e suas ramificações » Tifsa Brasil

Orgulho e suas ramificações

O orgulho, é um sentimento vaidoso que o indivíduo a ter satisfação pela realização de ses próprio feitos. Esse sentimento de prazeroso, leva o indivíduo cultivar seus valores, e defender sua própria honra. Esse sentimento está incrustado na alma humana de tal forma que ninguém pode se livrar dele. Mas pode controlá-lo, e administrar com prudência, evitando danos individual e a quem estar ao seu derredor.

As ramificações do orgulho
O orgulho só causa danos a vida do indivíduo, ou a uma sociedade, se ele estender para altivez, para a soberba, para a arrogância e para o desdém, que são suas raízes periféricas. O orgulho podem comparar, como a uma planta que busca estender suas raízes em busca de nutrientes e ramificar-se.

O orgulho mescla suas raízes sentimentais, assim como uma árvore que mescla suas raízes a procura de solo humo, que contenha água, e seja caracterizado pela presença de matérias de origem orgânica, predominantemente vegetais, decompostas ou em decomposição sobre o solo para estender sua ramagem, criar sombra, aumentando sua produtividade e fortalecer seu caule para sobreviver e perpetuar sua espécie.

O orgulho é como uma espécie de brilho proveniente de uma estrela, ou apresenta-se como o verde de uma bela paisagem, como o ar fresco que bate sobre a pele, e manifesta-se como sentimento de bem-estar, e que faz a pessoa respirar o ar da felicidade. Mas nunca se engane: essa bela aparência que revelam boas qualidades, e inspira um ambiente saudável; se não bem administrado, pode enganar, e levar o indivíduo a queda fatal.

A altivez
Ela A altivez é uma das ramificações que dá oportunidade ao orgulhoso de olhar para se mesmo como uma personagem com características acima de todos. A mesmo tempo, ela leva o indivíduo olhar para as pessoa com um olhar diminutivo. Ou seja, olhar para as pessoas por cima dos ombros. E manifestar-se com apesar da altivez ser uma das filhotas do orgulho, quem desenvolve esse tipo de sentimento, tende olhar para ou outros com olhar de desprezo

A soberba
É o elevado conceito de demonstrar elevado conhecimento de si mesmo. A soberba como uma ramificação do orgulho, leva o indivíduo a rejeitar as virtudes, o conselho e as ideias dos outros.

A arrogância
A arrogância ou a petulância, além de alimentar admiração do indivíduo por suas características e habilidades, ela tende rejeitar a sabedoria dos demais indivíduos. Ela também pode ser entendida como elevado sentimento do saber próprio. Em outras palavras, o arrogante, não respeita e nem aceita alguém que tenha conhecimento acima dele.

2 Crônicas – 23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti?
24  E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia, quando andares de câmara em câmara, para te esconderes.

O desdém
Já o desdém, são as manifestações, ou os atos que revelam os tipos de tratamentos que o orgulho aos outros. Esse tipo de tratamento é conhecido pela zombaria e pela critica destrutiva.

O orgulho se mal administrado joga o indivíduo em situações difíceis. que ele apresenta se deve deixar ele estender suas raízes sobre nossa vida.

Uma das situações que o orgulho pode jogar a pessoa, é no egoísmo, na vaidade, insolência e tomar atitudes que prejudicam o semelhante.
O orgulho como sentimento de bem-estar, poder ser benéfico se usado com cuidado.

Redes sociais
54 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *