Quero explicar um detalhe muito importante sobre a cura de Bartimeu e seu amigo que também era pedinte. A cura de Bartimeu é relatada pelos três escritores dos evangelhos sinóticos. Apesar de João Marcos contar com mais riqueza de detalhes sobre a cura do cego Bartimeu, o escritor Mateus é quem coloca uma pagina como pano de fundo na cura do cego Bartimeu. Ele falou em seu livro, que Bartimeu não estava só quando por ocasião da passagem Jesus por Jericó (Mt 20:30a) mais estava com um companheiro de mendigarem. Já Lucas como João Marcos cita apenas um cego (Lc 18:35). Bom isso não importa. Contanto que houve a cura e salvação dos dois cegos. Mais podemos encontrar uma saída para explicar, esse impasse ou desencontro de informação mais detalhada dos escritores. Bom, no tempo de Jesus a cidade de Jericó era dividida em duas cidades; por uma estrada que fazia essa divisão da cidade de Jericó, que se tornava em duas. De fato existiram os dois pedintes, segundo os Apóstolos. Só que um ficava do lado de uma cidade, a velha, e o outro cego ficava do outro lado, a cidade nova. Então está mais do entendido, que os dois cegos, ficavam um lado e o outro. Agora quanto à saída ou entrada de Jesus em Jericó, tá mais pra uma troca equivocada de informação, de Mateus e entre Lucas e João Marcos. O certo é que, se Jesus entrava ou saia importa. Contudo, os dois cegos saíram dali contando a História, vitoriosos.
É notório que não é a primeira vez que vimos alguns pregadores, doutrinadores e escritores colocarem personagens em textos das Sagradas Escrituras onde nunca existiu. Um dos exemplos muito conhecido, é do texto que fala do caso da cura do cego Bartimeu.
Tais pregadores, ao lerem o livro de Flávio Josefo, eles ao se depararem com a citando dele de uma personagem por nome Timeu, que era um comandante do exército israelense que servia no pelotão da cidade de Betel, eles logo fazem uma suposição de que esse Timeu, citado pelo escritor Flávio Josefo, seria o pai de Bartimeu. Esse tipo de ligação sem comprovação histórica ou arqueológica constitui em grave violação dos verdadeiros conceitos dos princípios hermenêuticos da teologia bíblia. Além disso, a homilia perde sua lógica e sua coerência histórica.
Sabe-se que é vergonhoso para o locutor enfeitar sua homilia, tomando textos ou contextos emprestados que demonstram isolamento grosseiro da realidade bíblica. O tal Timeu, citado por Flávio Josefo, era um escritor como ele, que era seu contemporâneo, que tentava como Josefo, trazer informações sobre os conflitos da época.
A colocação da citação do escritor Flávio Josefo, sobre esse possível pai de Bartimeu, faz uma ponte de um fundo fantasioso de alguns pregadores e escritores para tentar ganhar a simpatia do público em enfeitar seus escritos. O Timeu citado por Flávio Josefo, é um escritor de seu tempo, e não o Timeu pai de Bartimeu que fora curado por Jesus. Outro caso também muito conhecido, é a colocação do nome de uma certa mulher chamada de “Verônica” conhecida também como “Bernike, ou Beronlke”, também conhecida por Edessa, de uma cidade da Síria, como sendo a mulher que sofria de uma hipermenorreia, ou fluxo de sangue; que se aproximou de Jesus, tocou no seu manto e foi curada.
Para tristeza e infelicidade deste enfeitadores de sermões e de textos, essa tal Verônica, ou Berenice não existe sua citação no Cânon Sagrado. Essa citação vem de um livro espúrio que não merece confiança, pois surgiu nos meados do século IV, ou no início do século V, d.C. A citação do nome desta tal Verônica, não existe nos 4 Evangelhos. Essa tal Verônica/Berenice é uma personagem fictícia e não aparece em nem um livro da Bíblia.
Notação importante
A existência de Bartimeu, é comprovado pelas Sagradas Escrituras. Mas elas não nos informam quem eram o pai de Bartimeu. Até porque tal informação é irrelevante no contexto da salvação. Autor: Pbsena
Quem foi realmente pai de Timeu?
QUEM ERA TIMEU PAI DE BARTIMEU O CEGO MENDIGOQUE PEDIA ESMOLA A BEIRA DA ESTRADA QUE IA A SAMARIA?
NA SUA COLOCAÇÃO DE [TAL TIMEU] NÃO EXISTE NA BÍBLIA..