A palavra Doutrina, é um substantivo da classe gramatical, feminino. Ela é entendida, como sendo a reunião dos principais elementos que compõem o ensino cultural, as tradições, os usos e costumes de um sistema teológica, político, social ou econômico.
É por meio dela que as ideias se amadurecem, os projetos ganham vida em uma sociedade, as regras se tornam leis, e o cidadão ganha liberdade quando ela é coerente com a verdade democracia; preserva a vida, quando se transformam em leis justas, e respeita a liberdade teológica e política do indivíduo.
No sentido social ou político
No sentido social, é um sistema de normas, regras ou preceitos, que uma pessoa ou um sistema adota para gerenciar e desempenhar melhor, suas atividades físicas e jurídicas, individual ou coletiva em uma sociedade.
No sentido jurisdical
Já no sentido jurisdicional, é a reunião das ideias, das opiniões e dos pensamentos, que são tomados como base para examinar a formulação de teorias e análises das prorrogativas jurídicas, para interpretação do exercício prático da lei em uma sociedade.
No sentido teológico
Teologicamente falando, é um conjunto de princípios rudimentares relacionados à fé cristã, utilizados para guiar, ensinar e disciplinar o homem; com o objetivo de fazê-lo mudar seu caráter moral e ético, e seguir a equidade divina. Em uma homilia doutrinária, alguns erros devem serem evitados na hora de sua aplicação. Como por exemplo, na hora de homiliar, a verdade não pode ser distorcida, as piadas e palavras indiretas sobre a vida alheia devem serem evitadas, apontamentos, acusações, insinuações com duplo sentido; e muito menos deve nortear o viés do julgamento da vida de terceiros pelo que usa, por seus usos e costumes, ou por suas atividades. Resumindo: ela é a reunião dos preceitos ou os princípios do ensino básico essencial à salvação do homem. Autor: Pbsena