Empatia: A Ferramenta Da Simpatia » Tifsa Brasil

Empatia: a ferramenta da simpatia

Texto explícito
Atos dos Apóstolos 2:47 – Louvando a Deus, e “caindo na graça de todo o povo“. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

A empatia é uma excelente ferramenta no cultivo da simpatia diante do semelhante. Ela foi muito utilizada pelos cristãos primitivos, fazendo com que o mundo tivesse simpatia pela igreja e pelos apóstolos. Os gestos empáticos dos cristãos na era primitiva, encantou as multidões, contribuindo diretamente para o avanço do evangelho. Embora a palavra empatia não esteja diretamente citada como vocábulo nas Sagradas Escrituras, mas ela está presente nos atos e nas ações de quem tem o poder do Espírito e segue empaticamente o exemplo deixado por Jesus Cristo e seus apóstolos.

A empatia, é entendida como sendo a ação de alguém que busca se colocar, agir, e sentir as circunstâncias dos problemas do próximo como se fossem seus. A empatia, é a faculdade da pessoa idealizar sua personalidade encima do exemplo de alguém, projetando-a em seus atos ou ações como objeto de sua admiração. A partir daí, ele se identifica com o outro, sentindo o que ele sente, e desejando o bem que queria para si.

O objetivo da pessoa que usa a empatia para com o próximo, é tentar entendê-lo altruisticamente a dor, o sofrimento, a tristeza, a angústia e as perdas do próximo, ao se colocar em seu lugar nos momentos de circunstâncias, podendo dessa forma entender o que está se passando com o semelhante. A empatia leva a pessoa ao estado de equanimidade. Dizendo em outras palavras, a pessoa desenvolve senso de justiça, passando julgar o próximo com lisura e imparcialidade, e a enxergar os talentos e as qualidades do próximo, e o tomá-lo para sua aprendizagem.

Quem é equânime, se mantém equilibrado frente as mais diversas situações que passa o semelhante, para de alguma forma tentar ajudar. Esse nível de constância que ele tem, ajuda levantar o ânimo de quem estar desanimado. O uso da empatia em um ambiente sagrado torna o ambiente saudável e propício para a manifestação do Espírito Santo. Ela é um excelente meio para cultivar na vida o potencial na vida do povo. Ela é identificado pelo apóstolo Paulo, como: “Entranhas de Misericórdia”, em (Colossenses 3:12). Autor: Pbsena

Redes sociais
13 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *