A primeira referência de uma Biga no Antigo Testamento, é à biga de José (Gn 41.43), Que possivelmente foi feita a partir dos modelos de carros de rodas pesadas, que eram puxados por bois ou por quatro cavalos. Um mostruário foi exibido nos selos da Anatólia entre os séculos XIX e XVIII a.C. Esse tipos de carros, eram muitos usados pelos egípcios (Gn 46:29; 50:9; Ex 14-15; Js 24:6; 2 Reis 18:24). Vimos que quando os israelitas chegaram a Canaã, eles encontraram espalhados entre os habitantes das planícies de Canaã, um tipo Biga conhecida como carro de ferro. Por isso, eles que não conseguiram expulsar uma boa parte cananeus, quando conquistaram Canaã (Js 11:4-9; Jz 1:19; 4:13).
Os judeus levavam desvantagens em batalhas em campo aberto, porque eles eram proibidos pela lei de Moisés de produzir carros de guerras em massa (Dt 17:16). Por conta dessa lei, o comandante Josué queimou os carros e cortou os tendões dos cavalos que ele capturou na batalha contra Jabim.
Mas os judeus sempre violavam essa lei, porque não suportavam conviver com intensas batalhas contra os inimigos, apenas corpo a corpo.
Alguns reis e comandantes como Davi, capturavam carros e cavalos durante as batalhas para poderem usar em outras guerras (2 Sm 8.4). Mas dentre os reis judeus, quem mais construiu carros, foi Salomão. Ele construiu várias cidades dos carros, Hazor e Megido, que era uma espécie de base militar, para proteger as fronteiras norte de Bete-Horom, de Gezer e em Baalate. Para supervisionar as planícies dos filisteus, como também para proteger Tamar no Arabá, contra os ataques dos edomitas (1 Rs 9.15-19). Ele tinha uma tropa de elite, com 1400 carros, e mais 12 mil cavaleiros treinados para o combate (1 Rs 10:26). Autor: Pbsena