O assunto da Escola Bíblia Dominical do dia 10 de abril de 2022, trata-se de conscientizar o cristo que deve ser Sal e Luz do mundo. Nele é usado a metáfora, com figura de linguagem.
A metáfora como figura de linguagem
A metáfora, é uma figura de linguagem, que objetiva empregar uma expressão no sentido figurado, que consiste na transferência de uma palavra no âmbito semântico que não é a do objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança. Deixando o sentido de translação subentendido em reação ao próprio objeto figurado. Os escritores bíblicos, foram muitos inteligentes em simplificar seus escritos ao usar as figuras de linguagens. Essa simplificação, era uma espécie de adaptação em seus textos que estava de acordo com os costumes, tradições e usos do dia a dia do povo. O objetivo, era fazer com que seus escritos fossem entendidos pelos seus leitores sem muita dificuldade. E uma das figuras de linguagens é a metáfora. O objetivo da metáfora é designar um objeto ou qualidade mediante uma palavra que tem uma relação de semelhança.
Pelo que entendi, o artigo em estudo, deixar claro, que não foi atua, que Jesus usou a metáfora da luz e do sal, para comparar seus seguidores, para dizer a eles, que eles deviam se comportar de duas maneiras. Primeiro aparecer como luz do mundo quando for necessário, e desaparecer, aos olhos do mundo, mas continuar conservando suas propriedades e agindo de forma silenciosa, que só pode ser percebido pelo sabor no paladar de quem as ouvi ou participa de sua vida, podendo lhe conhecer melhor.