O Holismo e sua Evolução » Tifsa Brasil

O Holismo e sua Evolução

Não confunda e nem faça ligação da ciência holística com o sagrado, pois não tem nada a ver uma coisa com a outra. O Holismo usa a para espiritualidade ou sagrado, não no sentido religioso ou teológico, mas no sentido de tudo o que existe no Universo deve ser considerado como bom e útil, e que pode ser aproveitado para o bem da vida do homem, dos animais e de toda natureza. O objetivo é conscientizar o homem para que ele saiba valorizar tudo o que exite no mundo material para o bem de todos os seres vivos e a natureza.

O holismo não é um grupo politico ou religioso
Não é um grupo que parte de uma espiritualidade “confessional”. Aliás, não se confunde Espiritualidade e Religião. Podem “interseccionar-se”, mas não necessariamente. Atualmente existem dois grupos a nível ibérico, em Lisboa e Madrid. Holismo é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes.

O holismo, é doutrina filosófica científica, que aborda conceitos teóricos para entender os fenômenos do universo de uma maneira integral. Este movimento não deve ser levado pelo viés religioso, por se tratar de uma filosofia científica. Os paradigmas conceituais científicos do holismo, tem se transformado em uma encruzilhada com inúmeras saídas ou estradas que o homem pode optar seguir. Mas isso no sentido materialista e não espiritual. A doutrina holista, por meio da dialogia textual, inculcou na mente das pessoas, que a busca de valores nos meios científicos e culturais. Não do lado da cultura religiosa, mas da cientifica.

Qual a origem da palavra holismo?
A palavra holismo vem de holos, e tem sua origem antiga greco-latina e pode ser traduzida por inteiro, global, o todo, completo. O conceito de filosofia holística, teve incio na Grécia Antiga, mas o termo só foi ganhar notoriedade e ser utilizado dessa forma, em 1927 pelo sul-africano Jan Christiaan Smuts,
Em seu livro conhecido de: Holismo e Evolução: a origem de um paradigma. Holismo é um principio doutrinário que leva o individuo ver a si mesmo como parte do universo, e os demais seres vivos de uma forma global, como um todo. Onde tudo está interligado, onde nada é isolado, tudo pulsa simultaneamente, onde o todo está presente em cada parte. Não existe nada desligado, ou isolado.

O holismo divide a natureza em duas áreas distintas: a psicosfera e biosfera
De acordo com essa teoria, as leis químicas e físicas constituem apenas uma parte integrante da natureza do ser. Assim, o ser está para além de suas determinações biológicas.

Assim como existe o conjunto dos ecossistemas existentes no planeta Terra; como: ecosfera, litosfera, a hidrosfera e a atmosfera, ele acrescentou a psicosfera, que é um espaço onde fica concentrada toda enérgica cinética do universo, onde também fica a energia dos seres vivos e dos metais.

Mas porque Jeam criou a ideia da existência de uma região do universo, conhecida como: psicosfera em sua obra? E o que ele quis dizer com isto? Com este termo, ele quis se referir sobre qualquer tipo de energia existe no cosmo, que é proveniente dos gases, e metais.

Mas qual é logo a relevância de estudar um assunto que não trabalha o lado espiritual? É por conta de muitas instituições conhecidas como religiosa, estarem usando as técnicas do holismo como se elas fossem espirituais. Autor: Pbsena

Redes sociais
42 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *