O que é conhecimento? Como adquirir?
Mas que característica é esta que tanto nos intrigam, que fascina e nos empodera? Ela é algo abstrato… ou seja, não vemos, não tocamos, mas sentimos e vemos seus efeitos. O que se entende por conhecimento, é na verdade, o ato ou o efeito de conhecer e saber. Para o grande filosofo Platão, o conhecimento consiste num conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. Ou seja, ele é as informações ou noções adquiridas pelo estudo ou pela experiência. Aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou objetivo.
Ele está ao alcance de todos, podendo ser apresentado ou pode ser buscado. Exemplo: Você pode receber um treinamento dado na empresa para desempenhar uma nova função ou uma nova atividade. Esse conhecimento será apresentado pela empresa para você. Já a busca por um novo conhecimento virá através da sua curiosidade, por sua necessidade, ou por algo que você precisa obter.
Ele se manifesta tem duas faces: o tácito e o explicito
A) O tácito se refere ao conhecimento em que o indivíduo adquiriu de forma racional ao longo da vida, que está na mente. Embora seja difícil de ser explicado para outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades que possui cada indivíduo. A palavra “tácito” vem do latim “tacitus” que significa “não expresso por palavras”.
B) Já o conhecimento explícito é formal, claro, regrado e exato da verdade subjetiva ou objetiva, é mais fácil de ser explicado e comunicado. Ele pode ser expressado através de desenhos, símbolos, diagramas, textos, arquivos, etc. A palavra “explícito” vem do latim “explicitus” que significado “formal, declarado”.
Esta duas facetas, do conhecimento, se relacionam e se complementam-se, formando indivíduos mais críticos e questionador. Cada sujeito possui um nível destas faces do conhecimento tornando impossível de ser medido.
Notação importante
Não existe uma receita pronta para aquisição do conhecimento. Além disso, não existe um passo a passo padrão que faça você aquirir conhecimento. Cada sujeito tem o seu método de adquirir pelo seu aprendizado, ou saber. Mas existem alguns conceitos recomendados que podem fazer toda diferença na aquisição do conhecimento. São eles: organizar, praticar, aprender, questionar, observar, escutar, ler, escrever e ensinar.