Tipos De Profetas No Velho Testamento - O Profeta Porta-voz E Vidente » Tifsa Brasil

Tipos de profetas no Velho Testamento – O profeta porta-voz e vidente

A primeira menção de um profeta na Bíblia, está em Gênesis. As informações bíblicas dão conta que Deus cuidava bem de seus admiráveis mensageiros, pois eles eram os únicos mensageiros que disponha para levar sua mensagem aos homens (Gn 12:17). A primeira referência está relacionado a negação de Abraão, ao dizer que Sara não era sua mulher, e a segunda está relacionada a vocação de Moisés

O profeta era um representante de Deus para com os homens, enquanto o sacerdote era um representante dos homens para com Deus. Profeta: é uma palavra originária do grego, que significa aquele que proclama. Os profetas bíblicos falavam dos males e dos episódios que aconteciam em sua época.

O profeta como um porta-voz de Deus, descreviam o que aconteceria com as pessoas que não faziam a vontade de Deus. Era da boca do profeta que o povo esperava a mensagem de Deus para o futuro de suas vidas.

O profeta porta-voz
O profeta mensageiro recebia de Deus a palavra da revelação implícita e explicita ao mesmo tempo, que podia ser Deus falando pessoalmente, ou por meio de um mensageiro celestial, por sonhos, intuição e presciência ou por pressentimentos.

O profeta vidente
Já o profeta vidente, era um personagem que tinha o privilégio de ouvir e receber de Deus por meio da revelação implícita, que podia ser por meio de sonhos, pela sua intuição, pelo persentimento e até pela natureza.

Em algumas partes das Sagradas Escrituras, o profeta vidente é identificado como um adivinhador, não no sentido de prognosticar por meio de agouros como faziam os pagãos. Mas por meio da presciência, que uma extensão da onisciência divina, compartilhada com o homem para poder revelar a vontade de Deus ao povo. Ela é conhecida como pressentimento, ou intuição que vem por intermédio do Espírito Santo. O sonho, a visão, a intuição e o persentimento eram as principais ferramentas de um vidente

Todos esses dois tipos de mensageiros eram usados e ousados por Deus em sonhos, visões e revelação. Tanta a revelação quanto por sonhos eles podiam receber de Deus a mensagem; que podia ser aberta ou fechada. Com esses tipos de sinais provenientes de Deus, a percepção espiritual do profeta era o elemento norteador nessa questão.

Notação importante
O profeta era um obreiro, que trabalhava na área da execução da revelação, do ensino e da disciplina, para que houvesse ordem e respeito e o cumprimento da palavra de Deus escrita e oral.

O profeta era chamado e vocacionado por Deus,  e aprovado pelo povo (I Sm 3:19-20 – Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor).

Mesmo que um profeta fosse enviado por Deus ele precisava criar credibilidade diante das autoridades e do  povo em geral. Ele só não podia contar com a aprovação do povo, se o povo estivesse torcendo a verdade divina.

Quando um profeta criava crédito entre a nação de Israel, eles não mediam esforços para atender e obedecer à voz de Deus vindo por meio deste. Esse era um dos motivos de extrema cautela, para que não surgissem falsos profetas que levasse a nação entrar em conflitos com outras nações vizinhas ou levar o povo ao pecado.

O ministério profético
É notório pelas informações bíblicas, que o ministério profético é uma das atividades espiritual mais antiga do mundo. Isso acontecia, porque era necessidade do homem ouvir a voz de Deus pelos seus mensageiros. Por isso eles eram indispensável na obra de Deus. Por esse motivo, Deus vocacionava profetas constantemente, para que nunca deixar o homem que criou sem sua direção. Dentre tantos profetas levantados antes de Samuel, estão: Enoque, Noé, Abraão, Elias, Eliseu, etc.

Em se falando do caso da normatização do ministério profético como ofício, existe um consenso entre os biblicistas, que o ministério profético foi normatizado depois que o profeta Samuel estabelecer a monarquia. Mas isso não significa que não existia esse ministério entre os hebreus ou até antes deles. Com o estabelecimento da monarquia, o poder político foi descentralizado do sistema religioso, embora tivessem ainda forte influência sobre a religião em tempos de crises. Uma coisa muito interessante, vimos na separação das atividades entre o sacerdote e o profeta. Esses dois ministérios não interferiam nas atribuições uns dos outros. Mas ambos lidavam com vários feitos e atividades e situações adversas de forma harmônica, para o bem espiritual do povo.

Quais eram as evidências do crescimento do ministério de um profeta?
As evidências que provam o crescimento do ministério de um profeta, como por exemplo, começava com a autenticidade da mensagem divina e seu fiel cumprimento. Sem esquecer, que quando ele dava bom exemplo, ao pregar a mensagem ao povo, eles podiam até se revoltar, ficarem chateados, mas suportavam porque não tinham de que acusar de erros ou violação das regras proféticas.

Outros pontos que ajudavam no crescimento do ministério de um profeta, consistia em não aceitar presentes, que caracterizava em suborno pelo serviço que prestava a Deus em favor do povo. E por último, o poder do fogo divino devia está sempre queimando sobre sua vida. Autor: Pbsena

Faça seu comentário via Facebook

Redes sociais

One thought on “Tipos de profetas no Velho Testamento – O profeta porta-voz e vidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *