Prova Presencial De Raciocínio Lógico – Sociologia » Tifsa Brasil

Prova Presencial de Raciocínio Lógico – Sociologia

Estas são questões da área de Sociologia, e é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas,. são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
O intuito dissertação argumentativa é:

comparar dados e estatísticas de um tema, fenômeno, ideia ou ponto de vista.
convencer o leitor, ou seja, persuadi-lo a concordar com uma ideia ou ponto de vista.
enumerar consequências por meio de estatísticas descritivas de um ponto de vista.
descrever um fenômeno social e apresentar suas principais características evidenciais.
classificar em ordem de importância as ideias e os fenômenos atípicos de um evento.

Pergunta 2
Em uma proposição simples é possível apenas dois resultados, F ou V, ou seja, 2 linhas na tabela verdade.

Já para se conhecer a quantidade de possíveis resultados em uma tabela verdade de uma proposição composta, deve-se:
dividir por dois o número de proposições simples que compõe a composta.
elevar ao quadrado o número de proposições simples que compõe a composta.
multiplicar por três o número de proposições simples que compõe a composta.
multiplicar por dois o número de proposições simples que compõe a composta.
elevar ao cubo o número de proposições simples que compõe a composta

Pergunta 3
O que se mensura no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA):

capacidade de fixar e de seguir regras estabelecidas
conhecimento e fixação de conteúdo
habilidades de aprendizado por processos mnemônicos
motivação e confiança para o aprendizado
conhecimento e habilidades

Pergunta 4
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo
II. Um sofisma ou falácia é um argumento que não é válido.
III. Um paradoxo é um raciocínio que se faz a partir de argumentos não contraditórios, mas que levam a uma conclusão contraditória.

Todas são falsas.
Apenas I é verdadeira.
I e II são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
Apenas II é falsa.

Pergunta 5
Sobre os conceitos fundamentais da lógica e do raciocínio, complete as lacunas com a alternativa correta.

Os/As Argumentos exprimem o processo mental da inferência.

Argumentos – interno – lógica
Premissas – interno – lógica
Correto!
Argumentos – mental – inferência
Premissas – mental – inferência
Raciocínio – externo – inferência

Pergunta 6
Analise a sentença a seguir e assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Conhecer as preferências do interlocutor, otimiza a escolha dos argumentos. Porém, há situações que não se conhece as preferências do interlocutor. Deve-se dar preferência aos argumentos que são reconhecidos como verdadeiros ou aceitáveis por qualquer um. Neste caso temos que adotar:
argumentos sequenciais para interlocutores universais.
argumentos universais pera interlocutores ocultos.
argumentos universais para interlocutores universais.
argumentos sequenciais para interlocutores ocultos.
argumentos parciais para interlocutores universais.

Pergunta 7
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:

p1 = Todo brasileiro gosta de futebol.
P2 = Pablo não é brasileiro.
q = Logo, Pablo não gosta de samba.
trata-se de uma contradição
trata-se de uma falácia.
trata-se de um paradoxo
é uma proposição simples.
trata-se de uma contingência

Pergunta 8
Leia as afirmações: “(1) Todos os meus gatos bebem somente bebidas brancas. (2) Dei leite a meus gatos. (3) Meus gatos beberam o leite. (4) Logo o leite é branco.
São sentenças de sustentação as afirmações:

2 e 4
2, 3 e 4
1, 3 e 4
1, 2, 3 e 4
1, 2 e 3

Pergunta 9
No estudo sobre argumentos e raciocínio lógico verificamos que há sentenças declarativas que são sempre verdadeiras. Outras sempre falsas. Há ainda aquelas cuja tabela verdade apresenta tanto linhas verdadeiras como falsas ao se analisar proposições compostas.

Quando se analisa para uma proposição composta devemos saber identificar se ela é uma tautologia, uma contradição ou contingência. Para tal, faz-se necessário conhecer antes a tabela verdade da proposição para a resposta.
Analise as sentenças declarativas a seguir apresentadas e dê o que se pede.

p = A grama está molhada.
q = Hoje choveu.
P ↔ q = A grama está molhada se e somente se hoje choveu.

a) Quantas possibilidades de resultados são possíveis ao se combinar as sentenças?
b) Qual tipo de operador lógico está presente na proposição composta?
c) Monte a tabela verdade referente ao operador lógico das proposições.
d) Identifique se a proposição composta é uma tautologia, uma contradição ou contingência.
Resposta
Vimos que de acordo com o texto em estudo, esta possibilidade pode ser de até 4 proposições simples, caso ela seja composta, portanto.

Pergunta 10
Sobre argumentos e o processo de argumentação, nós estudamos que deve-se considerar três pontos básicos para convencer alguém sobre um ponto de vista ou a defesa de uma ideia: a tese, o argumento e o interlocutor. Com base nos estudos da disciplina resolva o caso a seguir apresentado:

Caso: Visita ao Museu
A escola de João irá organizar uma excursão pedagógica ao Museu Oscar Niemayer, em Curitiba.
João precisa convencer ser pais a autorizar sua ida ao museu.
Alguns amigos que João gostaria que o acompanhassem não estão convencidos de ir, pois acham que vai ser chato.
O que João poderia dizer para convencê-los do contrário?
Dê o que se pede:

a) Considere as duas situações para escolher na lista apresentada na sequência, quais são os mais eficazes para cada contexto:

Contexto 1 – convencer os pais do aluno.
Contexto 2 – convencer os amigos do aluno.

Lista de afirmações que João pode selecionar para construir seu argumento:

( ) Todos os meus amigos vão;
( ) Haverá um trabalho valendo nota;
( ) Vai ser divertido;
( ) Vai rolar a maior festa no ônibus;
( ) Vamos conhecer uma exposição internacional de um artista bastante famoso;
( ) Vamos estar acompanhados por professores;
( ) Vamos fazer uma farofada no gramado;
( ) Vamos ter a oportunidade de ver obras de artes que só conhecemos nos livros.

b) Justifique o que influenciou o seu critério de escolha da sua resposta.
c) Caso o interlocutor não fosse conhecido, quais os tipos de afirmativas deveriam ser consideradas para a construção do argumento? Por que?

Resposta:
Em primeiro lugar, observação que o argumento voltado aos amigos de João, foram: festa com comes e berbes durante o festival, presença dos amigos pata tronar o ambiente mais interessante, momentos de divertimento durante a viagem. Este argumento será imprescindível para que joão conseguisse com convencer sua turma, da qual ela parte no colégio. Por outro lado, observa-se o que o segundo argumento poderá ter efeito de convencer seus pais para concordarem com a vigam. Pois segundo ele, haverá nota pleo mérito da excursão. Além disso, vão conhecer uma exposição internacional de um artista bastante famoso, terão a companhia dos professores, oportunidade para obras de arte e livros conhecidos.

Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.

Faça seu comentário via Facebook

Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *