Prova Presencial De Dimensões Sócio-Antropológicas Na Educação » Tifsa Brasil

Prova presencial de Dimensões Sócio-Antropológicas na Educação

Estas são questões da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Leia o trecho abaixo:
“Gramsci, enfim, concebe uma educação escolar que não se transforma numa forma de domesticação da mão de obra para as empresas capitalistas. A educação das novas gerações envolveria, segundo seu entendimento, uma formação disciplinar, ao mesmo tempo técnica e voltada para o cultivo dos valores de conhecimento mais amplo possível, difundindo uma cultura humanística” (PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação: do Positivismo aos estudos culturais. São Paulo: Ática, 2010, p 66). Gramsci, ao analisar as escolas e a educação da primeira metade de século XX, defende a formação de novos intelectuais e de um modelo educacional que possibilitasse a construção de uma nova hegemonia.
Sobre isso, leia as afirmativas abaixo:

I. Para Gramsci, é essencial que a formação de intelectuais que pudessem levar as classes dominadas à construção de uma nova hegemonia e concepção de mundo diversa da hegemonia dominante. Estes são chamados de intelectuais orgânicos.
II. Gramsci defende que todos os indivíduos podem ser intelectuais. Por isso, a necessidade da escola unitária que possibilitasse a educação humanística e teórica e, também, para o trabalho.
III. Para Gramsci, a escola humanística proporciona uma educação mais abrangente. Dessa forma, ele considera a educação profissionalizante inferior e desnecessária.
IV. A educação ideal, para Gramsci, é a educação dicotômica que possibilita o ensino humanístico para um grupo e o profissionalizante para outro. Dessa forma, se desenvolveriam as habilidades específicas de cada classe social.
As questões que estão corretas, são:

I e II apenas.
I e IV apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV apenas.
I e III apenas.

Pergunta 2
“Claro está aqui que todos nós vivemos em sociedade e que muitos se reconhecem como membros de uma ou de várias comunidades. Pode-se dizer que uma das necessidades humanas mais fundamentais é a convivência social e que a vida humana é praticamente impossível fora da sociedade. Quando uma criança nasce, torna-se visível a sua fragilidade, a qual exige cuidados especiais dos adultos que a cercam […] Claro está também que, desde quando nascemos, começamos a ser inseridos na vida em sociedade. A esse processo de inserção, de internalizar ação dos modos de viver em cada sociedade particular, dá-se o nome de socialização, processo que se realiza pela educação.” (SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à Sociologia da Educação. 3 ed. ver. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 25).
A partir do trecho acima, podemos compreender que:

Nas sociedades contemporâneas, a escola não exerce mais o papel de agente socializador uma vez que há outras instituições mais importantes do que ela, como a indústria da mídia e que ocupam lugar mais importante na formação humana do que as instituições escolares.
Nas modernas sociedades capitalistas, por conta do intenso processo de especialização e necessidade de formação para a vida produtiva, a escola assume o papel único de agente socializador, uma vez que apenas ela pode transmitir tais valores aos indivíduos.
Todo processo de socialização envolve algum modo de educação que pode ser realizado pela escola ou por outras instituições e grupos que transmitam aos mais jovens o modo de funcionamento da vida em sociedade.
Os processos de socialização são típicos das sociedades modernas capitalistas, inexistindo em outras épocas históricas e outras estruturas sociais.
O objetivo central do processo de socialização é transmitir os valores familiares às crianças de modo independente do meio social mais geral, no qual esta família está inserida.

Pergunta 3
A relação entre indivíduo e sociedade é um dos eixos centrais do pensamento sociológico. Tomando como referência as abordagens dos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que:

Durkheim concorda com Marx sobre a importância da compreensão da divisão social do trabalho nas sociedades capitalistas: para ambos, esta forma de organização do trabalho promove a solidariedade orgânica e a interdependência entre os indivíduos.
Diferentemente de Marx e Durkheim, Weber centra sua análise no indivíduo, mais especificamente, nos sentidos que orientam as ações num determinado contexto de relações sociais.
Tanto Marx e Weber interpretam a sociedade a partir da importância central da economia e do modo de produção na definição das relações sociais e da constituição das classes.
Uma das questões centrais em Marx e Weber é a compreensão das formas de coerção social sobre os indivíduos e suas consequências para a coesão e ordem social.
Durkheim e Weber partem, em suas análises, da mesma premissa: compreender as formas como o coletivo se impõe sobre o indivíduo e asseguram a coesão e ordem social.

Pergunta 4
“Não adianta acreditar que podemos educar nossos filhos como quisermos. Somos obrigados a seguir as regras reinantes no meio social em que vivemos. A opinião nos impõe este comportamento, e a opinião é uma força moral cujo poder opressivo não é menor do que o da força física” (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013, p. 78,). O papel da educação, e também da escola, na construção e conservação das sociedades, ocupa lugar central na obra de Durkheim.
Segundo a perspectiva deste autor:

Do ponto de vista ideal, a escola e a educação devem levar os alunos a questionar as formas de autoridade, inclusive moral, para que as individualidades sejam fortalecidas.
O objetivo central da escola e da educação é formar, de modo completo, as classes trabalhadoras de modo que elas possam transformar a ordem social.
A escola e a educação nas sociedades capitalistas ocupam um papel secundário, uma vez que o mercado de trabalho é responsável pela socialização dos indivíduos.
A educação cumpre, na sociedade, o papel de fortalecimento dos instintos e da moral individual de forma que se sobreponham ao coletivo.
A educação é um exercício de coerção, uma vez que a prática pedagógica impõe sobre os indivíduos valores e normas já constituídos.

Pergunta 5
Leia o trecho abaixo:
[…] Pode-se dizer que cultura é, ao mesmo tempo, a expressão da capacidade humana de criar, no plano material e simbólico, de recriar historicamente sua própria criação e transmiti-la às novas gerações através da educação” (SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à Sociologia da Educação. 3 ed. ver. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 66-67).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de cultura:

É definida como o conjunto de elementos que aproximam a vida em sociedade do reino animal.
É o traço que determina a divisão da sociedade em dois grupos: aqueles que possuem cultura e aqueles que não possuem cultura.
É o conjunto de elementos transmitidos geneticamente entre os indivíduos e que condicionam seu comportamento.
Pode ser compreendida como a totalidade das criações humanas, envolvendo diferentes aspectos da vida humana em sociedade, como as ideias, os hábitos e as instituições sociais.
Refere-se unicamente ao conjunto de elementos e fatores econômicos que caracterizam determinada ordem social.

Pergunta 6
“No contexto das primeiras décadas do século XX, não se falava em multiculturalismo, mas hoje esta é uma das exigências das políticas educacionais. Há uma demanda de ordem política e social para que a política incorpore o dado da diversidade no cotidiano escolar. Os movimentos sociais e a sociedade reivindicam dos governos, dos estados e dos municípios que sejam incluídas em suas pautas de discussões e de decisões medidas políticas em relação aos grupos que se sentem excluídos do sistema de ensino”. (FREITAS, Fatima e Silva de. A Diversidade Cultural como prática escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 86). As questões relativas à diversidade e ao multiculturalismo ocupam espaço importante nas demandas e desafios da educação atual.
Sobre isso:

Um dos pressupostos da educação multiculturalista é o reconhecimento da diversidade cultural como parte do cotidiano escolar.
Uma educação multiculturalista pressupõe a existência de uma única cultura universal, comum a todos.
A educação multiculturalista busca assegurar e manter as formas de invisibilidade social dos grupos étnicos-raciais.
O ideal do multiculturalismo equivale à ausência de conflitos nos espaços e ambientes escolares.
No contexto brasileiro não cabe a crítica à atuação monocultural da educação e dos sistemas escolares, uma vez que a história dos afrodescendentes e indígenas, como parte da estrutura social brasileira, sempre fizeram parte dos currículos e conteúdos.

Pergunta 7
Para Weber, a educação constituída como um sistema, cumpre a tarefa de servir às formas de poder e dominação das sociedades na qual está inserida. Assim, para cada ordem social, os processos educativos se relacionam a modos específicos de dominação.
Leia as afirmações abaixo, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(V) a educação humanística tem o propósito de cultivar determinado modo de vida, geralmente relacionado aos grupos socialmente privilegiados. Aqui, a educação corresponde à dominação tradicional.
(V) a educação especializada é característica das sociedades modernas e contemporâneas, racionalizadas e burocráticas. Este modo de educação se relaciona à dominação racional-legal.
(V) a educação carismática é típica do guerreiro e do sacerdote, e tem o propósito de estimular características heroicas ou mágicas. Este modelo de educação corresponde à dominação carismática.
(F) A educação para o trabalho, intelecto e físico dá forma à educação omnilateral e para a autonomia do indivíduo.
Esta educação corresponde ao modelo ideal de dominação proletária.

V, F, V, F.
V, V, V, F.
F, F, F, V.
F, F, V, F.
V, V, V, V.

Pergunta 8
“Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente, – observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos são encarados tais como são e tais quais sempre foram. Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a comer, beber, dormir em horas regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamos-as a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências, forçamos-as ao trabalho, etc. Se, com o tempo, esta coerção deixa de ser sentida, é porque pouco a pouco dá lugar a hábitos, a tendências internas que a tornam inútil, mas que não a substituem senão porque dela derivam” DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p.5).
No segmento do texto acima, Durkheim trata, sobretudo:

da construção dos laços de solidariedade orgânica e mecânica, e a interdependência entre os indivíduos e o coletivo.
do processo primário de socialização e do fortalecimento dos instintos e das individualidades no lugar do coletivo/ social.
do conceito de fato social e dos processos de educação e socialização.
da noção de capital cultural e das formas de manutenção da ordem e das desigualdades sociais.
da construção da ação social e das formas sutis de dominação e coerção.

Pergunta 9
“Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-los a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente lemos, mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos contemporâneos (MONTAIGNE, ops cit LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.13). No trecho acima, o filósofo francês Montaigne reflete acerca da condição humana, a partir dos costumes rituais praticados entre os Tupinambás.

Esta reflexão pode ser compreendida como:

determinista biológico, pois considerou que as práticas rituais promovidas por este grupo derivavam de sua condição genética indígena.
determinista geográfica, pois considerou que os costumes tupinambás resultavam de sua localização no Novo Mundo.
evolucionista, pois avaliou que os costumes tupinambás eram atrasados quando comparados ao europeu.
relativista, pois ao refletir sobre os costumes tupinambás, também provocou estranhamento sobre sua própria cultura e sociedade.
etnocêntrica, pois interpretou a cultura do outro, a partir do seu ponto de vista.

Pergunta 10
A ação social é um dos pontos centrais na interpretação da realidade, conforme a análise de Weber.
Sobre esse conceito, leia as afirmativas abaixo:

I. A ação social corresponde à ideologia e sua origem está na esfera econômica.
II. Ação social refere-se às condutas humanas, as quais são responsáveis pelas formas de socialização e coesão social.
III. Segundo Weber, a ordem social é resultado das ações sociais empreendidas pelos indivíduos.
IV. A ação social pode ser definida como comportamento humano dotado de sentido compartilhado entre os indivíduos de determinado meio social.

Estão corretas apenas as afirmativas:

I, II e IV.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I e III.

Notação importante
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