Prova Da Terceira Tentatica De Didática » Tifsa Brasil

Prova da terceira tentatica de Didática

A tentativa da prova de Didática da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
OS TEMAS TRANSVERSAIS SÃO PROPOSTOS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) E PERMEIAM TODAS AS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO, PODENDO SER DESENVOLVIDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR POR INTERMÉDIO DE PROJETOS OU AÇÕES PEDAGÓGICAS PERMANENTES.
QUAIS SÃO OS TEMAS TRANSVERSAIS DEFINIDOS NOS PCNs?

Respeito, Solidariedad e, Educação, Higiene e Alimentação
currículo, avaliação, metodologia, recursos materiais e objetivos
Escrita, Cálculo, Leitura, Arte e expressão corporal
Correto!
Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural.
disciplina, organização, memória, repetição e aprendizagem

Pergunta 2
A TENDÊNCIA “ESCOLA NOVA”, A PARTIR DOS IDEAIS DE DEWEY, CARACTERIZOU-SE POR UMA RUTURA NO MODELO EDUCACIONAL VIGENTE E APRESENTOU UMA NOVA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM QUE TEVE COMO PRINCÍPIOS:

o movimento da escola nova rompe com o modelo de direção centralizada vigente, ou seja, a gestão passa a ser democrática e todo o processo da didática é organizado a partir dos interesses da direção que pode ser composta por pessoas da comunidade.
o movimento da escola nova rompe com o autoritarismo vigente e instaura o modelo fundamentado na técnica e no resultado. Nessa tendência o aluno é ativo porém quem determina os conteúdos é o professor. A relação com o conhecimento acontece de forma sequencial do mais fácil para o mais difícil e a avaliação é por mérito do aluno.
o movimento da escola nova rompe com as regras rígidas entre professor e aluno, pais e comunidade. Dessa forma, pessoas da comunidade podem ministrar aulas para os alunos a partir do interesse da direção. Não existe avaliação nesse modelo de escola.
o movimento da escola nova rompe com o autoritarismo vigente e coloca o aluno no centro da aprendizagem. As aulas são baseadas na experiência e no interesse do aluno. O professor é um facilitador e é responsável por organizar as situações de aprendizagem.
o movimento da escola nova rompe com as aulas livres vigente e instaura modelos organizados de aulas propostos pelo Governo. A relação com o conhecimento é passiva porque os conteúdos já vem pre determinados na sequencia em graus de dificuldade progressivos. Cabe ao aluno repetir as atividades e acompanhar o processo. O professor pode se utilizar da autoridade para exigir o cumprimento das normas

Pergunta 3
AS TENDÊNCIAS CRÍTICO SOCIAL E SOCIOCULTURAL APRESENTAM UMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA EM RELAÇÃO A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR.
ESSA TENDÊNCIA INICIA-SE COM O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE E TEM COMO PRINCÍPIOS:

Nessas tendências o processo de ensino e aprendizagem acontece de forma livre, é conhecida também como educação social, que acontece na própria comunidade e não é necessário professores especializados, nem escolas. O ensino e a aprendizagem são trocas entre as pessoas da própria comunidade e não possuem intenções de emancipação humana.
nessas tendências nem o professor nem o aluno são o centro do processo, mas a gestão escolar que abre mão da centralização do poder para os pais e professores. A organização dos conteúdos e avaliações são de responsabilidade dos pais e da coordenação pedagógica da escola.
a educação é organizada de forma a superar o modelo burocrático. Nessas tendências a realidade e o contexto em que o aluno está inserido, auxiliará no processo do ensino e aprendizagem. O princípio é a formação de um aluno autônomo e crítico capaz de transformar a realidade
a flexibilização da escolha dos professores, que podem ser pessoas renomadas na área do conhecimento, como engenheiros ministrando aulas de matemática. Nessas tendências críticas quem determina ação escolar é a sociedade a partir da constatação da situação crítica que a escola enfrenta.
essas tendências surgem a partir da situação crítico social que a sociedade vive e com isso tanto o governo quanto a comunidade se organizam para ditar as normas e regimentos escolares. Os conteúdos são selecionados de forma criteriosa e atendem as exigências sociais, econômicas e políticas.

Pergunta 4
OS CONTEÚDOS SÃO CLASSIFICADOS EM TRÊS DIMENSÕES QUE PERMITEM AOS ALUNOS UMA COMPREENSÃO MAIS SIGNIFICATIVA DOS CONHECIMENTOS.
ESSAS DIMENSÕES POSSIBILITAM AO ALUNO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES FACILITANDO A COMPREENSÃO DA REALIDADE.
COMPÕEM AS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS OS SEGUINTES TÓPICOS:

social, político e econômico porque os alunos precisam entender as dimensões sociais e seus impactos no contexto escolar.
socialização, respeito e organização que são conteúdos que formam a personalidade do aluno para atuar em sociedade de maneira assertiva e responsável.
biológicas, de cálculos e artísticos porque constituem a base para todas as outras áreas do conhecimento.
tecnologias, esportes, cinema e literatura porque constituem saberes que podem ser vivenciados fora do contexto escolar.
conceitual que refere-se ao domínio de conceitos, leis e fatos; procedimental que refere-se ao saber fazer, ou seja, a utilização dos conhecimentos na realidade; atitudinal que refere-se ao posicionamento em relação aos valores , condutas que influenciam as relações e interações humanas.

Pergunta 5
OS OBJETIVOS NORTEIAM O PROCESSO EDUCATIVO ESTABELECENDO METAS BEM DEFINIDAS E PREVENDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. PARA ATENDER ESSA PROPOSTA OS OBJETIVOS POSSUEM TRÊS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS CONCOMITANTEMENTE QUE SÃO:

reais e referem-se a realidade social, imaginárias que referem-se as experiências do aluno e concretas que referem-se ao conhecimento escolar
científicos que são referentes as disciplinas da escola, ordinários que seguem uma ordem decrescente de conhecimento e populares que referem-se a comunidade em geral.
cognitivo que refere-se a inteligência e ao pensamento do aluno; afetivo que refere-se as relações que o aluno irá estabelecer no processo de aprendizagem e motora que refere-se aos movimentos que auxiliarão o desenvolvimento da aprendizagem.
viável aquilo que pode ser desenvolvido na escola, inviável aquilo que a escola não tem como mediar e relativo aquilo que está entre o que se pode mediar e não mediar na escola.
objetivos governamentais que são determinados pelo governo; legislativos que são organizados em forma de leis e decretos e judiciários que são objetivos que referem-se aos julgamentos dos valores e normas sociais

Pergunta 6
OS CONTEÚDOS DE ENSINO SÃO CONHECIMENTOS SELECIONADOS DA CULTURA GERAL COM BASE NAS CIÊNCIAS, E NA CULTURA LOCAL INERENTES AS EXPERIÊNCIAS DA COMUNIDADE. ESSES CONHECIMENTOS SÃO SISTEMATIZADOS E ORGANIZADOS PARA SEREM ENSINADOS NAS ESCOLAS VISANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. QUANTO AOS CONTEÚDOS É CORRETO AFIRMAR QUE:

os conteúdos devem contemplar conhecimentos religiosos e morais para que o aluno aprenda normas e regras de conduta .
os conteúdos são escolhidos aleatoriamente de forma a atender as exigências sociais, podendo ser conteúdos do cotidiano como: costurar, cozinhar e primeiros socorros.
devem estar associados as necessidades e características dos alunos de forma a garantir que, a partir da sua apropriação os alunos possam utilizá-los de forma autônoma.
os conteúdos relacionados a matemática possuem maior carga horária porque são conteúdos que desenvolvem a lógica e auxiliam o aluno a ter maior compreensão social.
devem seguir as normativas do governo porque são conteúdos de ordem nacional e não podem ser alterados conforme expressa a LDB.

Pergunta 7
A DIDÁTICA NO SEU PROCESSO HISTÓRICO TEVE INFLUÊNCIA DA TEORIA LIBERAL TRADICIONAL QUE PRECONIZAVA OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

as aulas são organizadas pelo governo e pela Igreja, são voltadas à moral e a matemática, os conteúdos são selecionados pelos padres e o professor é exclusivo de um aluno somente.
a didática no método tradicional é realizada dentro da sala de aula, o professor sugere um tema gerador relacionado aos problemas da realidade e os alunos em grupos organizam projetos e ações para resolver esse tema. O professor é autoritário e comanda todo o processo de forma sistemática .
no método tradicional as aulas são fora da sala de aula, ocorrem em situações da realidade do aluno, na comunidade. O professor geralmente é um agente da comunidade que passou por uma formação especializada. O local pode variar podendo ser na Igreja, nas Cooperativas ou na residência de alguma pessoa. As regras são discutidas na comunidade de acordo com os interesses de todos.
no método tradicional as aulas são liberais o professor seleciona o conteúdo e os alunos são ativos e discutem o assunto. As aulas são demonstrativas e orais, as carteiras escolares são organizadas de duas em duas em colunas. As regras são combinadas e aceitas pelos alunos e pais.
os objetivos de ensino apresentam uma sequencia lógica dos conteúdos, as aulas são expositivas, o professor é o transmissor dos conteúdos e possui autoridade, as normas são rígidas e o aluno é passivo.

Pergunta 8
AS METODOLOGIAS DE ENSINO SÃO ESCOLHIDAS PELOS PROFESSORES PARA CONDUZIR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE NA QUAL O ALUNO ESTÁ INSERIDO.
DIANTE DISSO, SURGE AS NOVAS METODOLOGIAS QUE SUPERAM O MODELO TRADICIONAL QUE SÃO:

(I) estudos do meio
(II) aula expositivas e demonstrativas
(III) soluções de problemas
(IV) construção do conhecimento
somente a IV está correta
somente a III e a IV estão corretas
somente a I, III e IV estão corretas
somente a I e a II estão corretas
somente a II está correta

Pergunta 9
SABENDO QUE O CURRÍCULO PODE SER TRADICIONAL/ CLÁSSICO OU CURRÍCULO INTEGRADO IDENTIFIQUE A DIFERENÇA ENTRE ELES:

o currículo clássico /tradicional é organizado dentro da escola exclusivamente pelos professores e o currículo integrado é organizado pelo governo e integra todos os conhecimentos comuns
não existe diferença entre os tipos de currículo porque são documentos organizados pela Escola.
o currículo tradicional é um documento normativo que define o conjunto de conhecimentos durante as etapas escolares e o currículo integrado é a organização interdisciplinar que envolve a articulação dos conhecimentos de diferentes disciplinas visando uma aprendizagem mais próxima da realidade do aluno.
o currículo tradicional/ clássico é o currículo antigo adotado desde a Antiguidade e o currículo Integrado é atual e possui características da Escolástica .
a principal diferença é que o currículo tradicional clássico atende as crianças da educação infantil e o currículo integrado atende os jovens e adultos.

Pergunta 10
O PLANO DE AULA FAZ PARTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E POSSUI CARACTERÍSTICAS DE COERÊNCIA E OBJETIVIDADE E PORTANTO EXIGE:

a seleção e a organização de temas emergentes que indicam prioridades básicas de sobrevivência e condições para o trabalho
a definição da organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola
estabelecer um roteiro da ação pedagógica que ocorrerá na aula, ou seja, é uma organização que antecipa as ações do professor quanto ao conhecimento e a forma como conduzirá a aprendizagem, evitando o improviso.
a desconsideração dos aspectos históricos, sociais e políticos, pois, o ato de ensinar independe desses fatores.
uma forma mecanizada de organizar o conhecimento e as ações dos alunos indicando os estímulos e as respostas desejadas.

Notação importante
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