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Prova Presencial de Filosofia e História da Educação

A prova presencial de Filosofia e História da Educação da área de Sociologia, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
De acordo com os princípios propostos por Confúcio, destacam-se: a honra e o respeito às tradições e aos antepassados, o comportamento justo e a humildade. Para ele, a educação passava a ser instrumento de possibilidade de ascensão social. Entretanto, esse posicionamento foi criticado por:

Promover a igualdade entre os alunos
Visar o crescimento moral do ser humano
Prezar apenas pela obediência à família
Facilitar o convívio social
Não considerar as dificuldades das classes menos favorecidas em ter acesso à educação

Pergunta 2
Para Rousseau, qual das posturas a seguir o educador deveria assumir para que pudesse melhor facilitar o aprendizado?
O educador deve agir como guia espiritual, propagando a fé cristã.
O educador deve dar liberdade aos alunos, visto que as experiências contribuem com o amadurecimento.
O educador deve planejar as atividades de ensino de modo a priorizar a transmissão do conhecimento aos seus alunos.
O educador deve prezar pelo ensino de matérias práticas, combatendo o ócio dos estudantes.
O educador deve adotar uma disciplina rígida em sala de aula, de modo a promover o silêncio e a concentração nas aulas.

Pergunta 3
Leia e analise a tirinha protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet.
Com base no que estudamos, analise as sentenças a seguir:

I – A educação monocultural baseia-se na ideia de uma cultura universal, que serve a todos. Nesse modelo, a educação reproduz códigos e valores de uma cultura dominante, conservadora e que não atende a todos os indivíduos.
II – A educação multicultural tem como princípio o respeito e a convivência com as diferenças.
III – A educação multicultural abriga em seus espaços diversas culturas. Pode ser considerada intercultural se houver diálogo, troca e aprendizado entre elas.

Está (ão) correta (s) a(s) sentença(s):

I e III
I, II e III
II e III
I e II
Somente a I

Pergunta 4
Leia o seguinte trecho de Ferrarini (2018, s.p.) “A Didática Magna marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. Ela tinha de ser grande, como o mundo que estava sendo descoberto naquele momento, com a expansão do comércio e das navegações. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula.
Quem é o autor da obra Didática Magna?

John Dewey
Pestalozzi
Comenius
Inácio de Loyola
Rousseau

Pergunta 5
A Tendência Crítico-social dos Conteúdos surgiu no Brasil no final da década de 1970, com fim do governo militar. Seu principal fundamento é formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar a sociedade, tornando-a mais justa, igualitária e inclusiva.

Analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) Dermeval Saviani, Guiomar Namo de Mello e José Carlos Libâneo são seus principais precursores.
(V) A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos destaca-se das demais pelo grande valor que confere aos conteúdos, inserindo-os na vida social do aluno.
(V) São valorizados os relacionamentos interpessoais e a evolução que eles proporcionam, principalmente quanto ao desenvolvimento da personalidade do aluno e sua assimilação pessoal da sociedade em que vive.

V, V, F
V, V V
V, F, F
F, V, V
V, F, V

Pergunta 6
Sabe-se que a educação atual, como discutimos em nossas aulas, é permeada por diversos desafios. Qual dos exemplos a seguir permeia desde a chamada Primeira República no Brasil?

Desigualdade social
Pobreza extrema em decorrência do período de escravidão
Preocupação em manter a educação como forma de alienação social para manter um regime de governo
Industrialização e substituição de força humana por maquinário
Êxodo rural

Pergunta 7
Qual das civilizações antigas, estudadas em nossas aulas, instituiu escolas particulares, nas quais os mestres eram denominados ludi-magisters?

Grega
Romana
Chinesa
Japonesa
Indiana

Pergunta 8
Qual das características a seguir corresponde às ideias da obra de Comenius?
Ensino diferenciado entre meninos e meninas.
Sacerdotes como principais mestres.
Combate à educação medieval, organizando as escolas em níveis de ensino.
Ênfase às disciplinas exatas, como matemática.
Valorização do tempo livre para a formação.

Pergunta 9
Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C.) é, tradicionalmente, considerado um marco divisório da Filosofia. Assim, os filósofos que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos. Podemos afirmar que suas ideias influenciaram significativamente a educação.
Com base nos ensinamentos de Sócrates, analise as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, pois acreditava que a virtude podia ser transmitida pela educação e não era patrimônio exclusivo das elites.
(V) A busca do conhecimento, da educação, devia ser orientada por princípios éticos e não por objetivos egoístas e utilitários.
(V) O método educacional proposto por Sócrates baseava-se no diálogo crítico, que compreende 2 momentos distintos: a ironia e a maiêutica.

Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:

F, V, F
V, V, F
V, F, V
V, V, V
F, V, V

Pergunta 10
“A pedagogia contemporânea tem suas origens na modernidade, ou seja, um período da história marcado por intensas transformações econômicas, religiosas, sociais e de mentalidade. Foi em meio a este turbilhão de mudanças que surgiu Comênio e sua célebre obra Didática Magna. Perspicaz observador da nova realidade que se desenhava com o desfecho do mundo feudal e o nascimento da sociedade do capital, o autor protestante propunha outro modelo de educação que rompia com o ensino praticado no período medieval. A moderna pedagogia ia desde uma profunda reformulação dos métodos didáticos até a organização e funcionamento das instituições de ensino que deu origem ao atual modelo de escola”. (GARCIA, 2014, s.p.)
Em relação às propostas de Comênio para a educação é correto afirmar que:

Acreditava na importância da disciplina em sala de aula, o professor era autoritário e os castigos físicos eram comuns naquela época
Acreditava que a utilização de seus métodos de ensino era o mais importante, desconsiderando o interesse das crianças
Nenhuma das alternativas
Propôs a educação para todos e criou princípios e regras do processo de ensino
Propôs um ensino baseado nas ciências exatas, priorizando o cálculo

Notação importante
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