Figuras de linguagens: a símile » Tifsa Brasil

Figuras de linguagens: a símile

A símile como um adjetivo de dois gêneros objetiva colocar um análogo, ou qualidades semelhantes. Ou seja, ela é uma figura de linguagem que compara as coisas, objetos, animais ou pessoas que tenham as mesmas similitudes entre suas características.

A símile é um tipo figura de linguagem que estabelece uma comparação entre dois termos de sentidos diferentes ligados pela palavra como ou por um sinônimo desta (qual, assim como, do mesmo modo que, etc). Ambas palavras é obrigatoriamente está presente na frase com sentido real, identifica-se com outro mais expressivo; ou comparação assimilativa.

Quatro exemplos bem conhecidos de símile nas Sagradas Escrituras são encontrados nos livros logo abaixo. Essas comparações estabelecem termos comparativos entre dois elementos através de uma qualidade similar.

As citações do uso da símile nos Salmos

A) Salmos 2:9b –  Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.

B) Salmos 1:3 – Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

C) Salmos 102:6 – Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões.

A citação da símile no livro do profeta Isaías

A) Livro de Isaías  1:8 – E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.

B) Livro de Isaías  57:20 – Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.

A citação da símile no livro de Provérbios

Provérbios 25:11 – Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.

A citação da símile no livro do apóstolo Pedro

A) Livro de I Pedro 1:24 – Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor.

B) Livro de II Pedro 2:17 – Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.

A símile como figura de linguagem é muito usada no cotidiano sem que percebamos. Veja o exemplo: 01. A linda jovem desabrochava como uma rosa na primavera. Exemplo: 02. O homem investiu qual uma fera contra o assaltante.

Autor: Pbsena

Redes sociais
28 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *