Avaliação Eletrônica De Arte-Educação » Tifsa Brasil

Avaliação eletrônica de Arte-Educação

A prova presencial de de Arte-Educação da área de Pedagogia, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
A educação artística foi incluída no currículo escolar, em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A partir da atual LDB, Lei n.º 9.394/1996, a Arte começou a ser considerada uma disciplina obrigatória na educação básica.

Com referência a esse assunto, assinale a opção correta:

Os temas da Arte devem ser abordados individualmente e de forma artesanal.
A efetivação da arte na escola visa, unicamente, estabelecer hora de lazer e descanso durante o período de aula.
A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de Artes.
A exposição de imagens para a apreciação artística diminui as possibilidades de representação do imaginário.
As atividades no ensino de Artes têm mais significado para o diretor da escola.

Pergunta 2
Zagonel (2012) apresenta as funções da arte descritas pelo músico e professor Koellreuter. Para este pensador a arte pode desempenhar três funções na sociedade.

Analise as sentenças a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(V) A arte-jogo, que seria a arte como lazer e entretenimento.
(V) A arte-ciência, que seria a arte feita nos meios acadêmicos, com grande embasamento teórico e muita reflexão.
(F) A arte-ação, que seria aquela que quando executada, exige que o corpo explore diferentes movimentos, com a Dança e o Teatro.

Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:

V,V,F.

Pergunta 3
(CESPE – 2013 – CEDUC-CE – Professor Pleno Arte-Educação)
A arte, no contexto da educação, é uma ferramenta poderosa para o processo de construção da cidadania, uma vez que é fundamental para a educação o contato com as várias linguagens artísticas, preparando o aluno para a apreciação da arte e desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico.

A respeito desse tema, assinale a opção correta:

Os elementos e temas da cultura popular são determinantes para criação do artesanato.
O desenho, a pintura, a música, a dança são linguagens artísticas desconectadas umas das outras.
A criança reafirma seus valores culturais e de identidade por meio da arte.
Os novos meios e suportes tecnológicos comprometem de maneira negativa o fazer e a apreciação artística.
Por dispor de conteúdos-objetivos, a arte desenvolve o pensamento crítico.

Pergunta 4
Sobre o Fazer Teatral, classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(F) Segundo Constantin Stanislavsky, importante teórico que desenvolveu um sistema de interpretação do ator, o texto é o principal instrumento do ator.
(F) Augusto Boal, importante teórico brasileiro, propõe o teatro como libertação, onde qualquer pessoa pode dizer algo através do teatro. A esse método deu o nome de Pedagogia do Oprimido.
(V) Viola Spolin, considerada fundadora do Teatro Improvisacional, afirmava que qualquer um pode aprender a jogar, improvisar e ter valor no palco.

Assinale a alternativa correspondente à sua análise:

F, F, V.

Pergunta 5
Zagonel (2012) apresenta algumas razões para a necessidade do ensino de artes nas escolas, numa sociedade em que os meios de comunicação e a tecnologia dominam o acesso de crianças ao consumo de imagens, músicas e ao conhecimento, defendendo gostos estéticos e valores. Para que o professor possa trabalhar de uma maneira mais assertiva e utilizar isso ao seu favor, a autora reflete sobre a Arte vista sob quatro aspectos.

Um dos aspectos é a Arte do ponto de vista mercadológico, sobre esse aspecto é correto afirmar que:

I – A Arte como um produto comercial de grande importância para a Economia.
II – A Arte como uma área de conhecimento, tornando-se obrigatório o seu ensino em escolas particulares.
III – A arte como atividade técnica que desenvolve habilidades e ofícios.

Assinale a sentença correta:

III.
I e III.
II e III.
I.
I, II e III.

Pergunta 6
O Ensino de música hoje é muito mais que apenas transmitir técnicas e teorias. No livro Musicalizando Crianças, as autoras propõem uma interessante metodologia para o ensino de música. São sete práticas que auxiliam o professor a despertar nos alunos o gosto e o interesse em aprender música.

Analise as sentenças a seguir e assinale abaixo a alternativa correta:

I – Prática de Exploração Sonora, como ouvir os sons dos ambientes externo e interno, é a primeira prática.
II – A Prática dos Contos Sonoros, que seria pedir a criança que narre uma história com sons ou somente através do sons, é a segunda prática.
III – Em seguida vêm as práticas de Montagem de Partitura e de Improvisação.
IV – E as 3 últimas seriam Noções Sobre Timbre, Timbre e Apreciação Musical e Altura do Som.

Todas estão corretas.

Pergunta 7
A respeito da Dança e do seu ensino nas escolas de educação básica, avalie as afirmações a seguir:

I – Em 1998 (PCN), a dança se solidifica como área do conhecimento e passa a ser contemplada de forma crítica, reflexiva e transformadora.
II – Dança é corpo em movimento, em plena harmonia com o espaço e o ritmo vital.
III – Todo e qualquer movimento da criança é considerado Dança.
IV – A Dança na escola é educação por meio da arte, capaz de desenvolver os aspectos físicos da criança , no entanto os aspectos psíquicos e socioculturais devem ser desenvolvidos com outras atividades.

É correto o que se afirma em:

I e II apenas.

Pergunta 8
Rudolf Laban é um importante teórico e educador sendo referência no Brasil para o ensino público de dança.

Em relação ao seu método, é correto afirmar que:

I – Seu método leva o nome de Ensaio de Mobilidade.
II – A abordagem da dança sob uma perspectiva labaniana permite ao artista e ao leigo compreender, desconstruir e transformar a arte da dança em seus aspectos coreográficos, técnicos e de fruição.
III – Seu método propõe atividades de exploração das emoções a partir de palavras encontradas nos textos de dramaturgia.

É correto, apenas, o que se afirma em:

I.
I e III.
II.
II e III.
l, II e III.

Pergunta 9
Edith Derdyk, em seu livro intitulado “Formas de Pensar o Desenho”, explora a manifestação do desenho nas diversas fases do desenvolvimento cognitivo da criança. Assim como Piaget, ela aponta traços e formas que vão surgindo conforme a criança cresce.

Com relação a ambos os conceitos, a cerca do desenvolvimento iconográfico da criança, avalie as informações a seguir:

I. No estágio sensório-motor, por volta dos 15 meses de idade, a criança apresenta os primeiros traços, formas geométricas e desenhos de pessoas começam a surgir.
II. Na idade entre 7 e 12 anos, temos um grau de desenvolvimento motor mais elevado, a subjetividade começa a diminuir e a criança desenha o que é realmente visível.
III. Aos 3 anos surgem gratuitas com símbolos e esquemas. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
IV. No estágio pré-operacional (pensamento intuitivo), a criança apresenta um realismo intelectual, não desenha ainda o mundo como é visto, desenhando, por exemplo, pessoas por meio das paredes.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.
lI e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
lI e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Pergunta 10
Procedimento Metodológico para o ensino de Artes Visuais, criado na Inglaterra nos 80, que estimula a produção e a reflexão, com base na diversidade cultural do grupo, fazendo com que se valorizasse, por meio da arte, o conhecimento dos alunos e promovesse a inclusão de imigrantes.

No Brasil, em alguns documentos oficiais do Ministério da Educação, essa linha de pensamento é retomada quando,é abordado o tema Pluralidade Cultural.

Multiculturalismo, desenvolvido por Rachel Mason.
Arts Propel, desenvolvida por Rachel Mason.
Multiculturalismo, desenvolvido por Betty Edwards.
Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, desenvolvido por Betty Edwards.
Cultura Visual, desenvolvida por Fernando Hernández.

Notação importante
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