Prova Presencial De Estatística Aplicada » Tifsa Brasil

Prova Presencial de Estatística Aplicada

A prova presencial de de Estatística Aplicada da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mas podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Os fenômenos aleatórios são a base para a Teoria das Probabilidades, que ajudam a analisá-los e a prevê-los.

Assinale a alternativa que apresenta a definição desse tipo de fenômeno estatístico:

Em um fenômeno aleatório, os resultados não são determinados e não serão garantidos mesmo sob as mesmas condições, pois são incertos, e com o cálculo estatístico podem ser determinados.
Um fenômeno aleatório produz um mesmo resultado se forem repetidos sob as mesmas condições pré-definidas.
Fenômenos aleatórios são determinísticos, ainda que repetidos com as mesmas condições, possuem um grande nível de incerteza.
Resposta correta!
Fenômenos aleatórios são aqueles que, ainda que repetidos com as mesmas condições, têm grande chance de variações nos resultados obtidos.
Um fenômeno aleatório diz respeito a identificar a chance de um certo resultado ocorrer, especialmente para contextos em que é possível calcular o valor do evento com base em cálculos estatísticos.

Feedback da questão
A justificativa para a compreensão das alternativas, está no 1º item da unidade 6 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 2
Para realizarmos um estudo estatístico existem várias etapas a serem realizadas, as chamadas fases do método estatístico. Com as fases bem definidas, a chance de sucesso em um trabalho estatístico será muito maior. Analise os detalhes do enunciado a seguir: “Essa fase pode ser realizada de duas formas: com tabulação de dados em tabelas ou por gráficos. Gráficos e tabela tornam mais direta a compreensão dos atributos dos dados e conduzem à sua análise”.

Selecione a qual fase essa definição acima se refere:

Resposta correta
Apresentação dos Dados
Comunicação dos Resultados
Análise e Interpretação de Dados
Organização dos Dados
Coleta de Dados

Feedback da questão
A justificativa para compreender a fase correta está na terceira parte da unidade 2 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 3
Ao se analisar um conjunto de dados de maneira estatística, para dali tomar decisões de gestão, é extremamente importante considerar suas diferentes aplicações. Sendo assim, é preciso evidenciar uma frequência, organizando uma distribuição, o que pode ser feito por meio de uma Tabela de Frequência.

Sobre as Distribuições de Frequência, analise as frases a seguir classificando em V para verdadeiras e F para falsas:

( ) Ao distribuir os valores e suas respectivas categorias dentro de uma tabela de distribuição, torna-se muito mais simples encontrar as informações para análise estatística.
( ) As distribuições de frequência são uma das formas de organizar os dados coletados de forma simples, mesmo não sendo muito efetiva para análise globais de dados.
( ) Para que a tabela possua uma coerência, é necessário que os seus elementos sejam organizados em linhas e colunas.
( ) A frequência de um determinado dado representa o número de ocorrências ou repetições.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta:

F – F – V – V
Resposta correta!
V – F – V – V
F – V – F – V
V – V – F – F
V – F – V – F

Feedback da questão
Pode-se definir que a frequência de um determinado dado representa o número de ocorrências ou repetições. A respeito das distribuições de frequência pode-se afirmar que ao distribuir os valores e suas respectivas categorias dentro de uma tabela de distribuição, fica mais simples encontrar as informações para análise estatística. Além disso, as distribuições de frequência são uma das formas de organizar os dados coletados de forma simples, sendo sim é realmente efetiva para análises globais de dados, e para análise específica usa-se outros cálculos vinculados. Para que a tabela possua coerência, os elementos devem ser organizados em linhas e colunas.

Pergunta 4
Um subconjunto do espaço amostral em um experimento aleatório é o evento. Calculamos as probabilidades desses eventos associados ao espaço amostral. Estudamos alguns tipos de eventos, como Evento Certo, Evento Impossível e Evento Elementar.

Assinale a alternativa que define corretamente esses três tipos de eventos.

Evento certo tem apenas um elemento; Evento impossível é o subconjunto vazio no espaço amostral; Evento elementar é o resultado base mais provável calculado.
Evento certo tem um resultado estatístico determinado; Evento impossível não pode ser calculado no espaço amostral;
Evento elementar é o resultado base mais provável calculado.
Evento certo tem um resultado estatístico determinado; Evento impossível é o subconjunto vazio no espaço amostral; Evento elementar tem apenas um elemento.
Evento certo é igual ao espaço amostral; Evento impossível não pode ser calculado no espaço amostral; Evento elementar tem um resultado estatístico determinado.
Resposta correta
Evento certo é igual ao espaço amostral; Evento impossível é o subconjunto vazio no espaço amostral; Evento elementar tem apenas um elemento.

Feedback da questão
Item 2 da unidade 6 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 5
Durante o ano de 2020 foi realizado pelo Procon um levantamento de preços de dois itens da cesta básica nos 5 supermercados em 5 diferentes capitais brasileiras. O resultado está apresentado na tabela abaixo (em R$) para alimentos da mesma marca de supermercados do mesmo padrão de clientela classe média:

Responda às três questões a seguir: 1. Qual o valor da média do Arroz e do Feijão?
2. Qual a variância dos dois produtos? 3. Qual dos alimentos apresentou preços mais homogêneos, ou seja, com menor dispersão nessa pesquisa?

Analise as afirmativas a seguir como candidatas a resposta para as 3 questões:

I. A média do arroz é 7,99 e do feijão é 8,69.
II. A variância do arroz e do feijão são maiores 1,0, ambas menores que 1,5, mas não são iguais.
III. Feijão tem variância e desvio-padrão maiores que o arroz.
IV. O arroz possui o menor desvio-padrão, é por isso tem preços mais homogêneos.

I e III estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
I e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Resposta correta!
Todas estão corretas.

Feedback da questão
Seguem os cálculos para resposta das 3 questões que possibilitam analisar corretamente as alternativas:

Arroz: Méd =
7,99; Var. = 1,025; DP = 1,012
Feijão: Méd = 8,69; Var. = 1,26; DP = 1,12
Média Arroz:
Variância Arroz: V = (6,90 – 7,99)2 + (8,90 – 7,99)2 + (7,78 – 7,99)2 + (8,83 – 7,99)2 + (6,48 – 7,99)2
(9,04 – 7,99)2 / 6
V = (-1,09)2 + (0,91)2 + (-0,21)2 + (0,84)2 + (-1,51)2 + (1,05)2 / 6
V = 1,1881 + 0,8281 + 0,0441 + 0,7056 + 2,2801 + 1,1025/ 6
V = 6,1485 / 6 V = 1,025.

Pergunta 6
O conceito de População diz respeito ao conjunto de indivíduos, elementos ou dados com características em comum, e com agrupamento para analisar, com métricas e procedimentos matemáticos. Em outras palavras, podemos dizer que uma População na Estatística é:

A quantidade de pessoas por quilômetro quadrado correspondendo à densidade demográfica.
A distribuição da população em um determinado lugar, ou seja, relaciona-se com a população e a área.
Resposta correta!
Um conjunto de medidas, atributos e observações quantitativas para o estudo de um fenômeno específico.
Indivíduos em grande quantidade, em uma localidade, e a estratificação desse grupo maior em subgrupos conforme critérios estatísticos.
Uma designação que diz respeito à quantidade de pessoas de uma certa região ou território administrativo.

Feedback da questão
O conceito de população na Estatística diverge do entendimento dessa palavra no dicionário, sendo focado nas métricas, técnicas e atributos quantitativos para o estudo de um fenômeno.

Pergunta 7
O coeficiente de variação é uma medida de dispersão amplamente utilizada, que transforma o desvio-padrão em uma porcentagem independente da unidade de medida original dos dados em estudo. Calcule o coeficiente de variação (CV) para uma verificação de qualidade que analisou o padrão de dispersão das dimensões de um produto artesanal vendido em uma feira étnica. Os dados para o seu cálculo são: desvio-padrão = 1,29 cm e = 8,5 cm.

Calcule o CV e marque a alternativa correta:

13,22%
22,47%
12,35%
19,08%
Resposta correta!
15,17%

Aplica-se a fórmula de cálculo do Coeficiente de Variação:

Feedback da questão
O coeficiente de variação entre os produtos artesanais é de 15,17%

Pergunta 8
Em um estudo da área de Recursos Humanos de uma grande indústria multinacional que conta com mais de 1.830 colaboradores, foi realizado um levantamento a respeito dos colaboradores afastados do trabalho devido a episódios de ansiedade e depressão. Os pesquisadores do RH classificaram um grupo de 27 funcionários que tiveram afastamento nos últimos 6 meses em dois grupos: 1º) aqueles que ficaram mais de 10 dias afastados. 2º) Os colaboradores que voltaram ao trabalho com 10 ou menos dias. Encontre a variância e o desvio-padrão amostrais dos tempos de recuperação dos funcionários do grupo 2: 4 7 6 7 9 5 8 10 9 8 7 10

Assinale a alternativa que apresenta os valores da variância e do desvio-padrão para os elementos do grupo 2, respectivamente:

Variância 9,9 e Desvio-padrão 3,3.
Variância 2,9 e Desvio-padrão 1,3.
Variância 4,6 e Desvio-padrão 2,2.
Resposta correta!
Variância 3,5 e Desvio-padrão 1,9.
Variância 5,6 e Desvio-padrão 2,4.

Feedback da questão
A justificativa para a compreensão das alternativas, está no 2º e 3º itens da unidade 4 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 9
O gráfico a seguir apresenta o resultado de um experimento aleatório probabilístico para inúmeras jogadas de uma moeda. Marque a alternativa que apresenta a correta interpretação do gráfico.

O gráfico registra a aleatoriedade de cada jogada da moeda, demonstrando os resultados obtidos pelo cálculo estatístico localizando os resultados entre 0,2 e 0,5, mostrando as chances de resultados por se tratar de um fenômeno probabilístico determinístico.
Representa-se pelo gráfico a distribuição de frequência de resultado possíveis em cada jogada da moeda, demonstrando que quanto mais jogadas, mais afastado da linha média a distribuição fica.
Demonstra as jogadas possíveis e os resultados determinados de cara e coroa, mediante cada jogada registrada e incluída na distribuição de frequência.
Resposta correta
Representa a frequência relativa para inúmeras jogadas, em que no início não é tão próxima de 0,5, mas ao longo das repetições é alcançada a estabilidade de resultados em cerca de 0,5 perto da jogada 1.000.
O gráfico apresenta jogadas aleatórias da moeda e os resultados obtidos, marcando a probabilidade de cara ou coroa, em que as jogadas iniciais têm menor dispersão e conforme se aproximam de 1.000 ficam com maior dispersão.

Feedback da questão
Item 2 do capítulo 6 do e-book.

Pergunta 10
Os fenômenos aleatórios são a base para a Teoria das Probabilidades, vimos como exemplo o lançamento de uma moeda. Se essa moeda for lançada 1.000 vezes, ocorrerá a estabilização da frequência relativa em cada resultado possível, assim teremos uma probabilidade de 0,5 em 1 para cada resultado.

Analise as alternativas a seguir a respeito desse fenômeno estatístico:

I. No lançamento de uma moeda não viciada, há chances iguais de resultar cara ou coroa quando a moeda é jogada inúmeras vezes.
II. Trata-se de um fenômeno aleatório determinístico, em que o cálculo de probabilidade irá determinar os resultados possíveis e a chance de que eles ocorram.
III. Não há como saber o resultado de cada lançamento, mas certamente sabemos os possíveis resultados (cara ou coroa).

Estão corretas as seguintes alternativas:

Resposta correta
I e III estão corretas.
II e III estão corretas.
Somente I está correta.
Todas estão corretas.
I e II estão corretas.

Feedback da questão
A justificativa para a compreensão das alternativas, está no 2º item da unidade 6 do e-book de Estatística Aplicada.

Notação importante
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