A partir do final dos anos 1980, a avaliação (externa, em larga escala) passou a integrar as políticas e práticas governamentais voltadas para a educação básica. A justificativa para a implementação das avaliações externas é conhecer a qualidade do ensino a fim de formular políticas públicas mais adequadas para cada nível de ensino.
Em relação ao papel das avaliações externas na educação, assinale a alternativa correta.
a. As avaliações externas se vinculam à proposta de gestão democrática da educação, com intuito de fomentar a participação da sociedade no interior da escola, desresponsabilizando professores e diretores pela qualidade do ensino.
Resposta correta!
b. As avaliações externas contribuem na implementação de políticas de responsabilização dos diretores e professores no que se refere à qualidade da educação.
c. As avaliações externas possibilitam que ocorram melhorias de políticas públicas educacionais, reduzindo a qualidade de ensino e piorando o desempenho dos estudantes.
d. Divulgar resultados das avaliações externas é um pressuposto para diminuir a competição entre as escolas, diminuindo também o índice de aprovação dos alunos.
e. As avaliações externas auxiliam os diretores a nortear os processos de ensino, contribuindo para que os alunos sejam aprovados em todas as disciplinas.
Feedback da questão
As avaliações externas são instrumentos que permitem que os governos e a sociedade civil fazer um panorama da qualidade do ensino em um determinado país ou região e a partir desse panorama, formular políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino. Letra B.
As avaliações externas têm sido implementadas como um tipo de ferramenta para avaliar a qualidade do ensino na educação básica e são realizadas por entidades externas às escolas, dentre elas, os institutos de pesquisa ou também órgãos governamentais.