Sobre Os Dilemas ético-profissionais Dos Profissionais De Saúde, Que Envolvem Decisão De Vida Ou Morte Responda » Tifsa Brasil

Sobre os dilemas ético-profissionais dos profissionais de saúde, que envolvem decisão de vida ou morte responda

As diretivas antecipadas de vontade expõe dilemas ético-profissionais aos profissionais de saúde, pois envolvem vida e morte. Por esse motivo, há a importância da relação profissional-paciente, que acaba por ser a base fundamental de toda a bioética. Para alguns autores existem dois tipos de diretivas antecipadas, o mandato duradouro e o testamento vital.Considerando os dois tipos de diretivas antecipadas, analise as afirmativas a seguir:

I. O mandato duradouro é um documento de caráter jurídico, em que o paciente expressa quais são suas vontades terapêuticas em casos onde sua condição clínica o deixará incapacitado de tomar decisões.
II. O testamento vital é um conjunto de instruções e vontades expressas em documento de caráter jurídico que expõe a vontade do paciente sobre suas vontades de tratamentos quando o mesmo se tornar incapaz de se expressar.
III. Conforme as diretrizes do Conselho de Medicina, o médico é responsável em elaborar as diretivas antecipadas de vontade quando estas são comunicadas diretamente pelo paciente.
IV. O paciente, ao comunicar as diretivas antecipadas de vontade ao seu médico, leva à responsabilidade do profissional em fazer o documento, no entanto, esse documento é ditado por um paciente que se encontra vulnerável.

Está correto o que se afirma em:

A. II, III e IV, apenas.
B. I, II, III e IV.
C II e IV, apenas.
D. I, II e III, apenas.
E. I e III, apenas.s

Resposta:
II, III e IV, apenas.

Feedback da questão
A alternativa está correta, pois o testamento vital é um documento jurídico, no qual o paciente expressa a qual tipo de intervenção terapêutica, tratamento ou procedimento médico deseja ser submetido quando não existir a possibilidade de reverter seu quadro clínico, ficando incapacitado de tomar decisões. As diretrizes do Conselho de Medicina para a equipe médica geram grandes divergências. De acordo com o órgão, cabe ao médico, na elaboração do documento, registrar no prontuário as diretivas antecipadas de vontade quando estas são comunicadas diretamente pelo paciente. No entanto, entende-se que tal documento é, em grande parte das vezes, ditado por um indivíduo tecnicamente vulnerável para fazê-lo.

Redes sociais
16 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *