A diferença entre um chefe e um líder » Tifsa Brasil

A diferença entre um chefe e um líder

A princípio olhando para esses dois tipos de cargos que já se tornou familiar no meio social, fazer a diferença entre um chefe e um líder parece complicado. Mais é possível fazer distinção entre chefe e líder. Chefe – é uma palavra que indica autoridade de uma pessoa sobre determinado setor social ou politico. O chefe cuida mais da coisa pública e outras outras áreas do tipo. Já o pastor doa parte de sua vida em favor de alguém.

A personalidade de líder

O líder por exemplo, não usa tratar seus cooperadores como seus subordinados, mas trata cada um como um membro de sua equipe, ou de seu time. Ele sempre está pronto para ouvir as pessoas que estão ao seu redor, e sempre tira parte de seu tempo retirar dúvidas de seus cooperadores. O tom de voz usado pelo líder é muito diferente do tom de voz de um chefe. A pessoa do líder quando autoriza ou requisita um de seus cooperados para fazer algo, mesmo que ele saiba que membros de sua equipe lhe deva obediência, ele pede por favor, pergunta se ele pode fazer, etc. A tendência da pessoa que desenvolve um espírito de liderança, naturalmente ele tem algumas características diferente de um chefe. Por exemplo, uma delas é a competência. A competência é a primeira qualidade é um dos aspectos mais importantes da qualificação de um líder. Dentre tantas outras temos, a visão, trabalho em equipe, confiança em seus liderados, exemplo, iniciativa, comunicação e resiliência que é a capacidade de se adaptar às intempéries, e às alterações ou aos infortúnios. O que se espera de um líder, é a capacidade de manter o foco e estar sempre concentrado nas decisões que ele deverá tomar. Um líder, para poder compartilhar a sua visão e ser um exemplo, deve possuir confiança em si próprio e em seu trabalho; transparência, integridade, inspiração, paixão, inovação, paciência.

A personalidade de chefe

Já o chefe, desenvolve uma posição com nível hierárquico superior aos demais profissionais de uma mesma organização. A tendência de um chefe, é comandar as pessoas, impor ordens e ser autoritário. O chefe não costuma ouvir seus subordinados, para saber o eles têm a dizer a respeito de determinado assunto. Esse é um dos maiores erros dos chefes, que normalmente acreditam estar sempre com o poder da razão. Arrogância, antipatia, sempre acha culpados, ser emotivo, desrespeito e cobranças. O chefe é mais conhecido por um indivíduo investido de poder para ocupar lugar de mando e o responsável pelo funcionamento de repartição ou serviço. Ele dirige, orienta ou conduz organização. Se um chefe, for bom, ele sempre se destaca pelas qualidades, competência, poder de decisão etc.  Autor: Pbsena

Redes sociais
20 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *