Depois da dinastia canaanita, a dinastia cuxita, foi a segunda maior dentre todos descendentes vindo do patriarca Noé, por meio seu filho Cão depois do dilúvio (Gn 10:6). Os príncipes dos filhos de Cuxe, foram eles: Sebá, Havilá, Sabá, Raama, Sabtecá, e Ninrode, E mais os filhos de Raama: Sabá e Dedã (Gn 10:6-8).
Suas cidades foram: Babilônia, Ereque, Acade, Calné, Assíria, Nínive, Reobote-Ir, Calá, Résem, Mizraim, Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, Patrusim, Casluim, Caftorim e toda terra de Sinar (Gn 10:10-14).
Observação: foi de Patrusim, Casluim e Caftorim filhos de Mizraim: que vieram os filisteus (Gn 10:14). Enquanto os cananeus gostavam de uma vida pastoril, os cuxitas gostavam mais da área politica, da arquitetura e da engenharia civil. Os líderes da dinastia cuxita que veio de Cuxe, filho de Cão, filho de Noé, pela sua inteligência e poder de persuasão; foram capazes de convencer todos os seus irmãos descendentes de Noé, a se unirem a eles para realizarem vários feitos, como construções de várias cidades, e a histórica construção da torre de Babel, que marcou o mundo depois do dilúvio até hoje. Depois do dilúvio, a cuxita foi a que mais se destacaram na área social, politica, arquitetônica e na engenharia civil. Autor: Pbsena Ir para o início.