A Disciplina De Competências Comunicativas No Contexto Escolar » Tifsa Brasil

A Disciplina de Competências Comunicativas no Contexto Escolar

O que é ou que são competências?
Apreende-se que o conceito ou modo de pensar do que vem ser uma ou mais competências, entende-se de tratar de um conjunto de habilidades de alguém para exercer autoridade ou uma profissão em determinada área do setor público, privado ou no âmbito doméstico. Mas em si falando de “Competência Comunicativa no Contexto Escolar”, estamos nos referindo em uma disciplina aplicada no contexto educacional aos discentes da idade infantil a idade adulta. Mas para que esta disciplina seja aplicada a todos os sujeitos enquanto indivíduos no contexto educacional, é preciso de um profissional especializado na área de educação. Este profissional precisa desenvolver diversas habilidades intelectuais do conhecimento científico e cognitivas do pensamento humano, ter sua percepção e visão de mundo voltada para formação para que ele seja capaz de atender a demanda do sistema escolar público e privado, bem com ser eficiente aprendizados para solucionar um problema.

As principais competências de um profissional em Educação
Entre as diferentes competências que ele deve utilizar, estão: linguagem escrita, libras, matemática e científica, artística, verbal, oral, corporal, visual, sonora, digital, visual-motora. Além disso, é necessário que ele saiba se expressar bem, partilhar informações e experiências, ter boas ideias, saber moderar seus sentimentos, saber produzir sentidos do que está ensinando, para que haja um aprendizado mútuo. Vale ressaltar, que ele necessita saber respeitar e analisar criticamente o pensamento dos alunos que pensam diferente dele.

Quais são os principais objetivos que o professor deve alcançar em sala de aula?
O profissional em Educação, deve ser consciente, que sua responsabilidade em sala de aula, é ensinar aos seus alunos o conhecimento científico, formar cidadãos críticos seguindo os moldes dos princípios democráticos e de sua importância na sociedade. Deste modo, seus alunos estarão cientes de seus deveres e de seus direitos diante do Estado, e que tipo de posição ele se encaixa no meio social.

O que um profissional em educação não deve fazer em sala de aula?
Em primeiro lugar, é imprescindível que o profissional em educação, não desobedeça as diretrizes e as regras das leis educacionais que foram traçadas para dentro do contexto educacional, para ele tenha melhor aproveitamento no aprendizado de seus alunos. Deste modo, ele terá autoridade ética e moral as dentro da sala de aula. Em segundo lugar, ele não deve corromper e camuflar as competências objetivas das matérias, submetendo-as, aos ensinos de uma ideologia política ou religiosa. Pois seria a desvirtuação dos conteúdos e desvio de suas finalidades que reitera e dignifica o conhecimento científico. Se assim fora, ele se transformaria em um militante a serviço de uma ideologia, perdendo sua moral e se desviando dos conceitos éticos educacionais, que o dignificam profissionalmente.
Resumindo: um professor em educação, não deve ensinar uma ideologia política ou religiosa dentro de sala de aula, com o objetivo de transformá-lo em um adepto ou militante, e sim formar cidadão patriotas baseados nos princípios democráticos.

Redes sociais
77 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *