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A mudança do paradigma do ensino tradicional para o relacional

A mudança do paradigma do ensino tradicional para o relacional
Percebe-se que o filme – A escola da vida – revela dois métodos problematizados dentro do contexto escolar. O primeiro, trata-se do ensino baseado no modelo antigo, quando o professor segue um sistema de ensino despadronizado sem possibilidades de mudanças caso seja adotado em sala de aula. E o segundo é mais contemporâneo, que trata de aplicar experiências de vida aos discentes, oferecendo circunstâncias favoráveis para grandes transformações; os quais são: os métodos tradicionais e o relacional.

Sabe-se que o método tradicional, é considerado atualmente como retrógrado ou defasado. Ele foi relevante para os professores e alunos no passado. Mas ele não atende mais as demandas e as necessidades destes atores educacionais dentro do contexto escolar na contemporaneidade. Isso porque com o surgimento da tecnologia, houve uma brusca ruptura no modelo de ensino tradicional, quando professor era transferidor de conteúdos, e o alunos apenas um agente passivo acumulador destes. A compreensão deste primeiro, é que embora ele não atenda mais os anseios dos discentes de nossa contemporaneidade, que estão cada vez mais exigentes e de bom gosto pela construção de seu próprio conhecimento; no entanto ele teve seu papel no passado. Deste modo, este tipo de método não deve ser mais recomendado, mas substituído por um relacional que seja permanente e mais interativo.

Além disso, o método relacional é considerado interativo e pode se tornar permanente, porque nele é usado o lado sensível da pessoa humana, tornando-se mais cativante na aprendizagem na aquisição do conhecimento dentro do ambiente escolar. Pois o ser humano, só consegue assimilar algo que pode ser tocado, vivido, provocado e experimentado afetivamente, por fazerem parte de sua vida empática. A compreensão deste segundo, é empírico; porque o professor no drama tenta aplicar o método de aprendizagem relacional, para tornar o ambiente educacional mais interessante e empolgante. Vale ressaltar, que o professor retratado no filme luta para fazer da escola uma extensão que tem relação direta com a vida dos discentes e docentes. Diante deste modelo, tanto instituições de ensino, como os profissionais devem medir esforços por sua implantação em sala de aula.

Como se pode ver, no filme detectamos dois paradigmas educacionais no seu fundo, que estão subentendidos, mas que não conseguimos observar a olho nu. Vimos que no filme, o professor Matt Warner tenta manter o paradigma tradicional, para que o Sr. D, não implante o relacional, que é mais abrangente, interativo, exigente e absoluto em relação aos sujeitos que estão inseridos dentro do contexto escolar. Todavia se rende depois. Embora ambos os métodos sejam difíceis de serem detectados, eles estão embutidos no conjunto da obra. Enquanto o personagem Matt Warner questiona a implantação do método relacional, por preferir o tradicional, por outro lado está o Sr. D, está tentando fazer valer seu método de ensino dentro da instituição educacional. Vale ressaltar que, ao fazermos uma análise do filme proposto, vimos que ele revela o quanto custou caro ao professor Sr. D, para implantar sua metodologia de ensino relacional dentro do contexto escolar, para melhorar o ambiente de aprendizagem de seus alunos.

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