A Normatização Da Corrupção No Meio Evangélico » Tifsa Brasil

A normatização da corrupção no meio evangélico

Introdução
É motivo de gratidão e de felicidade saber que as santas profecias não ficam sem seu fiel cumprimento. Elas estão serenamente mostrando seu real valor na formação do caráter espiritual do homem, especialmente na vida do cristão. Ainda é animador saber que elas vêm atravessando séculos, e continuam cumprindo e fazendo seu papel no contexto teológico. Todavia, o tempo que vemos ela campear e se alastrar entre os homens, é durante os pleitos eleitorais que acontecem pelo mundo afora, e no Brasil não é diferente.

Texto explícito
Miqueias 2:10 – Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundície que traz destruição, sim, destruição enorme.Cumpre ressaltar, que elas estão serenamente mostrando seu real valor para formação do caráter espiritual do homem, especialmente do cristão.

Cometendo corrupção por uma boa causa é vergonhoso
Infelizmente a corrupção vem sendo normatizada até pelas pessoas que se dizem serem cristãos, os seguidores de Cristo, por estarem violando as cláusulas pétreas da Constituição Federal. O mais agravante, é que esta violação, está mais acentuada entre as lideranças, que deveriam servir de exemplo aos demais santos e para o resto do mundo.

1.1. Conquistando o mundo e perdendo sua alma
É óbvio, que é o sonho de todo ser humano, conquistar bens terrestres. Mas se eles forem adquiridos por meios ilícitos ou por procedência duvidosa, eles podem causar estragos irreversíveis. Este tema, sempre foi uma das grandes preocupações de Deus. O que significa ganhar o mundo e perder a alma no pensamento de Jesus e nos dizeres dos apóstolos? É o resultado de alianças comerciais e políticas com viés do conluio, que objetiva ganhar ou alargar seu espaço político e juntar bens materiais, nem que sejam por meios ilícitos.

1.1.1 Pergunta provocativa
O que Jesus quis dizer com a frase: pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que significa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Explicando as duas facetas desta pergunta feita por Jesus. (Marcos 8:36).

1.2 O que significa ganhar o mundo inteiro?
Entende-se que ganhar o mundo inteiro, pode ser interpretado como possuir, conquistar, dominar e usufruir de tudo o que o mundo tem para nos oferecer, como: dinheiro, patrimônio, fama, prazer, poder, poder para governar, liderar, etc.

1.3. O que significa perder a sua alma?
Significa perder o total domínio e o equilíbrio dos desejos e dos sentimentos dela, e subsequentemente permitir que os desejos nocivos e impuros assumam o lugar dos desejos bons e puros das coisas espirituais. Em segundo momento, é entendido como perder a posse do domínio próprio, da temperança e do temperamento pessoal, se entregando-a escravidão da concupiscência da soberba da vida, o que tona difícil de recuperá-la. Aqui se encaixa a vil concupiscência ou o desejo inacessível pelo poder e bens financeiros.

Texto 1
Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos. (Pv 1:13).

Texto 2
Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! (Pv 1:14).

Texto 3
São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem. (Pv 1:19).

Violando as leis de cláusulas pétreas
E o que são leis de cláusulas pétreas? São artigos, ou dispositivos constitucionais imutáveis, que não podem ser mudados ou alterados nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir que aconteçam inovações em assuntos cruciais no que diz respeito à cidadania ou existência do próprio Estado normativo.

As leis brasileiras de cláusulas pétreas
As regras contidas na Constituição Federal, só podem ser alteradas por 3/5 dos senadores e 3/5 dos deputados, devendo ser votada por duas vezes em cada casa.
Contudo, isso não se aplica a algumas leis de cláusulas pétreas, que não podem jamais serem modificadas/revogadas enquanto a atual Constituição estiver imperando. Essas são as Cláusulas Pétreas. Vejamos de forma resumida, as Cláusulas Pétreas, que não podem ser alteradas na Constituição Federal.

Atualmente, o conjunto das principais leis do nosso país está na Constituição Federal, vigente desde 1988, estão os principais dispositivos dos princípios do direito brasileiro, como deve ser a organização administrativa e a política, e o funcionamento dos poderes, dentre outros assuntos; podem ser reformulados pelo Congresso Nacional. Mas a Constituição não permite que sejam elaborados projetos de lei, para mudar as chamadas leis de Cláusulas Pétreas.

Veja as leis de Cláusulas Pétreas
As leis de cláusulas pétreas foram inseridas na Constituição do Brasil de 1988, e são quatro. Elas estão dispostas em seu artigo 60, § 4º.
t§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I – a forma federativa do Estado;
II – o voto direto, secreto, universal e periódico;
III – a separação dos poderes;
Iv – os direitos e garantias individuais.

Elas dizem respeito a violação à liberdade de expressão (Art. 5º, IV e IX): A ordem de censura imediata sem justificativas claras e concretas é uma violação direta do direito constitucional à livre manifestação do pensamento e à liberdade de expressão. A Constituição assegura que “é livre a manifestação do pensamento” e “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Inspirado na Constituição Federal.

Sem-vergonha que envergonha
Negociar o voto é uma das formas de corrupção mais vergonhosas que existe. Um cristão em sã consciência não negocia seu voto para obter vantagens financeiras, emprego ou posição. A prática da corrupção no meio evangélico é um dos motivos que nos deixa muito envergonhados, principalmente quando o cristão luta continuar contribuindo com seus dízimos e ofertas, visando manter a casa de Deus, sustentar seus obreiros, e vendo a possibilidade de investimento com estes proventos. Mas o sentimento que mais incomoda, ao ver que na casa de Deus, seus móveis, tijolos, telhas, piso, etc, tem a cor e cheiro da corrupção. Além disso, é vergonhoso saber que o som e os pneus dos carros dos santos são produtos de corrupção.

Conclusão
Infelizmente a pessoa que decide fazer parte do processo eleitoral e começa seu projeto político seguindo o viés da corrupção, já começou a violar as leis básicas do processo eleitoral. Se ele for um cristão, como sabedor de discurso profético, ela está cometendo crime consciente. Cumpre ressaltar, que existem algumas modalidades de corrupção no contexto do processo eleitoral. Exemplos: 1. Aliança com promessa de empregos depois de eleito; 2. Compra de votos em troca de dinheiro vivo, ou então em troca de objetos materiais. Nas duas modalidades últimas, os políticos ou os cabos eleitorais costumam pegar os dados do eleitor, como número de título de eleitor e seção ou urna onde ele vota, para saber se ele pagou por meio de seu voto, os benefícios que recebeu. Isto é muito vergonhoso, porque o candidato está cometendo crime eleitoral.

Autor Manoel Sena. Editado no dia 29 de setembro de 2022.

Redes sociais
11 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *