A Prova Eletrônica De Estatística Aplicada » Tifsa Brasil

A Prova Eletrônica de Estatística Aplicada

A prova eletrônica de Estatística Aplicada da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Em uma indústria de automóveis, três pilotos de teste estavam realizando um teste de frenagem em um mesmo modelo de carro em que deveriam frear e parar o carro totalmente, de maneira segura e uniforme, após atingir exatamente 150 Km por hora. O controlador dos testes anotava a distância percorrida por cada um deles ao realizar 5 voltas/tentativas individualmente para chegar de 150 até 0 km/h com uma frenagem uniforme e segura.

Confira o resultado de cada piloto na tabela a seguir:

Qual ou quais pilotos têm o desempenho mais regular no processo de frenagem, ou seja, que têm os resultados com menor dispersão da execução das 5 voltas? Lembre-se que para comparar os resultados de cada piloto deverá calcular a dispersão para cada um deles e depois verificar qual ou quais obtiveram resultado mais uniforme.

Carlos e Pedro tiveram resultado equivalente (com desvio-padrão igual).
João e Carlos tiveram resultado equivalente (com desvio-padrão igual).
Pedro teve o resultado mais regular (com menor desvio-padrão).
João teve o resultado mais regular (com menor desvio-padrão).
Resposta correta!
Carlos teve o resultado mais regular (com menor desvio-padrão).

1º passo: calcular a média aritmética de cada atleta. Para isso, somamos as distâncias percorridas e dividimos pelo número de voltas.


2º passo: Calcular variância do desempenho de cada piloto para depois compará-las.

João

Carlos

Pedro


3º passo: Calcular o desvio padrão

Pergunta 2
O quadro a seguir apresenta a definição, vantagens e desvantagens a respeito de medidas de posição ou medidas de parametrizes.

Identifique os conceitos correspondentes e indique quais termos devem estar na primeira coluna para que o quadro esteja corretamente preenchido:

Resposta correta!
Mediana, Moda e Média
Moda, Mediana e Quartil
Moda, Mediana e Média
Mediana, Moda e Quartil
Quartil, Mediana e Moda

Feedback da questão
item 2, 3 e 4 da unidade 3 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 3
Estudamos as medidas de posição e separatrizes, e para o cálculo de cada uma delas aprendemos fórmulas básicas para cálculo.

Analise as fórmulas a seguir: Qual alternativa apresenta a correta correspondência entre as fórmulas acima e as medidas de posição correspondentes?

Resposta correta!
I. Moda; II. Quartil; III. Média
I. Quartil; II. Moda; III. Mediana
I. Moda; II. Mediana; III. Média
I. Moda; II. Média; III. Mediana
I. Mediana; II. Quartil; III. Média

Feedback da questão
Itens 2 a 5 da unidade 3, do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 4
Os estudos no campo da Estatística, enquanto ciência que se integra com variados processos de construção de conhecimentos e pesquisa, apoia, viabiliza e organiza dados e índices extraídos de
investigações de uma população enquanto ciência aplicada.

Assinale a alternativa correspondente ao conceito de Estatística em estudo nesta disciplina:

Ciência baseada em métodos e processos qualitativos que servem para medir e entender fenômenos específicos de um contexto.
Resposta correta!
Conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para medir e entender fenômenos coletivos.
Ciência baseada em evidência que se aplica para qualificar dados e fenômenos coletivos, em que um conjunto de narrativas é submetido a uma análise matemática.
Área de estudos aplicada para distinguir fenômenos coletivos por meio de métodos e processos quantitativos em cenários específicos.
Conjunto de métodos e processos para coletar e compreender fenômenos naturais, sociais ou matemáticos, com análise de dados qualitativa.

Feedback da questão
A Estatística corresponde a uma abordagem matemática que organiza, evidencia e trata dados quantitativos por meio de métodos e processos que se aplicam para aferir, medir e analisar
fenômenos coletivos.

Pergunta 5
Ao se analisar um conjunto de dados de maneira estatística, para dali tomar decisões de gestão, é extremamente importante considerar suas diferentes aplicações. Sendo assim, é preciso evidenciar uma frequência, organizando uma distribuição, o que pode ser feito por meio de uma Tabela de Frequência.

Sobre as Distribuições de Frequência, analise as frases a seguir classificando em V para verdadeiras e F para falsas:

(V) Ao distribuir os valores e suas respectivas categorias dentro de uma tabela de distribuição, torna-se muito mais simples encontrar as informações para análise estatística.
(F) As distribuições de frequência são uma das formas de organizar os dados coletados de forma simples, mesmo não sendo muito efetiva para análise globais de dados.
(V) Para que a tabela possua uma coerência, é necessário que os seus elementos sejam organizados em linhas e colunas.
(V ) A frequência de um determinado dado representa o número de ocorrências ou repetições.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta:

V – V – F – F
F – F – V – V
F – V – F – V
Resposta correta!
V – F – V – V
V – F – V – F

Feedback da questão
Pode-se definir que a frequência de um determinado dado representa o número de ocorrências ou repetições. A respeito das distribuições de frequência pode-se afirmar que ao distribuir os valores e suas respectivas categorias dentro de uma tabela de distribuição, fica mais simples encontrar as informações para análise estatística. Além disso, as distribuições de frequência são uma das formas de organizar os dados coletados de forma simples, sendo sim é realmente efetiva para análises globais de dados, e para análise específica usa-se outros cálculos vinculados. Para que a tabela possua coerência, os elementos devem ser organizados em linhas e colunas.

Pergunta 6
O coeficiente de variação é uma medida de dispersão amplamente utilizada, que transforma o desvio/padrão em uma porcentagem independente da unidade de medida original dos dados em estudo. Calcule o coeficiente de variação (CV) para uma verificação de qualidade que analisou o padrão de dispersão das dimensões de um produto artesanal vendido em uma feira étnica. Os dados para o seu cálculo são: desvio/padrão = 1,29 cm e = 8,5 cm.

Calcule o CV e marque a alternativa correta:

13,22%
22,47%
Resposta correta!
15,17%
12,35%
19,08%

Feedback da questão
Aplica-se a fórmula de cálculo do Coeficiente de Variação: O coeficiente de variação entre os produtos artesanais é de 15,17%

Pergunta 7
Em uma empresa, para confecção de uniformes para equipe de atendimento ao cliente em lojas de todo o Brasil, foram medidas a estatura de 1.017 pessoas, obtendo como média = 162,2 cm e coeficiente de variação CV = 4,94%. Com base nesses dados, calcule o valor do desvio padrão por meio do qual se chegou nesse coeficiente de variação.

Assinale a opção que apresenta o desvio/-padrão (DP) do conjunto de dados:

Resposta correta!
8,01 cm
9,13 cm
12,85 cm
10,15 cm
7,11 cm

Feedback da questão
Item 4 da unidade 4 do e-book de Estatística Aplicada.

Pergunta 8
Uma amostra é uma parte da população total, um extrato selecionado conforme certas características com base em objetivos de análise estatística. Pelas leis estatísticas, a Amostragem diz respeito a “um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população” (OLIVA, 2022, p.11).

A seleção da Amostragem é realizada por meio de diversos métodos, sendo os principais os 2 tipos indicados a seguir:

Amostragem probabilística, amostragem variada.
Amostragem não probabilística, amostragem estatística variada.
Amostragem comparada, amostragem quantitativa.
Amostragem estatística, amostragem não estatística.
Resposta correta!
Amostragem probabilística, amostragem não probabilística.

Pergunta 9
Eventos independentes é um conceito importante em Probabilidade, dizemos que dois ou mais eventos são independentes quando a ocorrência de um não depende (ou não é condicionada) da ocorrência do outro, isto é, a informação de que um dos eventos ocorreu em nada altera a probabilidade de ocorrência do outro.
Num grupo de jovens estudantes, a probabilidade de que um jovem, escolhido ao acaso, tenha média acima de 7,0  é ____. Nesse mesmo grupo, probabilidade de que um jovem saiba jogar futebol é ____. Qual a probabilidade de escolhermos um jovem (ao acaso) que tenha média maior que 7,0 e saiba jogar futebol?

I. O fato de ter média maior que 7,0 não depende do fato de saber jogar futebol, e vice-versa. Quando isso ocorre, dizemos que os eventos são independentes. A: ter média acima de 7,0. B: saber jogar futebol. A e B: ter média acima de 7,0 e saber jogar futebol.
II. Num grupo de jovens estudantes, a probabilidade de que um jovem, escolhido ao acaso, tenha média acima de 7,0 é 15.
III. Num grupo de jovens estudantes, a probabilidade de que um jovem, escolhido ao acaso, tenha média acima de 7,0 é 15.6.

II e III estão corretas
Somente II está correta
Resposta correta!
Todas estão corretas
I e II estão corretas
I e III estão corretas

Feedback da questão
Como exemplo de correlação pontuamos que uma relação estatística tem duas ou mais variáveis coletadas em uma pesquisa. Duas ou mais variáveis estão relacionadas quando as mudanças sofridas em uma variável são acompanhadas por alterações proporcionais nas outras. Na relação estatística realizamos uma representação gráfica de pontos da distribuição na coleta dos dados.
Diagrama de dispersão é um gráfico cartesiano no qual cada eixo estabelece correspondência com variáveis correlacionadas, a variável dependente (y) está disposta no eixo vertical, e no eixo x ficam as variáveis independentes. Linha de tendência ou curva média é a linha que se ajusta melhor para demonstrar a distribuição dos pontos no gráfico. Essas linhas de tendência da distribuição também correspondem a uma linha média, deixando a uma quantidade equivalente de pontos abaixo e acima.

Pergunta 10
Dentre as medidas de posição, estudamos a média, moda e mediana. As medidas de posição constituem uma forma mais sintética de apresentar os resultados contidos nos dados observados, pois representam valores em torno dos quais os dados se concentram.

Assinale a alternativa que apresenta a outra denominação para as medidas de posição:

Medidas posicionais
Resposta correta!
Medidas de tendência central
Medidas centralizadoras da distribuição
Medidas estatísticas centrais
Medidas centralizadoras de posição

Feedback da questão
As medidas de posição são medidas de tendência central, que recebem essa denominação devido aos elementos da distribuição tenderem, de forma geral, a se agruparem em torno dos valores centrais.

Notação importante
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