ABIBE – 1. Espigas novas de cevada (do hebraico, Ex 9.31; Lv 2.14) maduras, mas ainda macias, comidas raladas ou assadas (KB).
2. Esse nome cananita foi dado ao mês (março-abril) em que a cevada amadurecia. Também era chamado de “princípio dos meses” (Ex 12.2) e “mês primeiro1’ (Lv 23.5) da vida nacional de Israel. Ano após ano, Abibe simbolizava a presença do Senhor nos eventos do Êxodo lembrados com os rituais da Festa dos Pães Asmos (Ex 13.4; 23.25; 34.18) e da Páscoa (Dt 16.1) e que ocorriam durante esse mês. Abibe equivale ao Nisan babilônico, nome pelo qual o mês era chamado depois do Cativeiro (Ne 2.1; Et 3.7).
Não está claro se a distinção feita por Josefo entre os anos rituais e civis, começando respectivamente na primavera (Nisan) e outono (Tisri), têm uma origem anterior ou posterior.
Obrigado por compartilhar todas essas informações, das bíblias e dicionários.
Também perdi um filho, faz 18 anos, e com ele foi a minha felicidade. Para continuar dando sentido ao dia, depois de anos de isolamento e sofrimento solitário, dedico meu tempo à produção de textos sacros e clássicos, em hebraico, grego e latim. Fique bem.
Os membros do Tifsa agradece sua presença aqui. volte sempre que possível.