Introdução
A honra e a consideração, são duas ferramentas imprescindíveis para fazer que as pessoas se acharem úteis dentro de uma instituição religiosa ou não. Sem a presença delas fica difícil criar um ambiente favorável e acolhedor onde todos passam dar sua parcela de contribuição coletiva e individual.
As diferenças entre a honra e consideração
A honra e a consideração, são dois substantivos femininos que as vezes nos deixa em dúvidas quais dos dois se destacam primeiro. A honra, é a ação de alguém em reconhecer as nossas virtudes. Enquanto a consideração, é o reconhecimento de nossos talentos e habilidades que temos para produzir em determinada área. Pela honra, a pessoa dar os primeiros passos em seu crescimento profissional dentro de uma empresa ou instituição. É por meio dela, que a pessoa ganha notoriedade no meio social, torna-se visto como uma pessoa que pode contribuir empaticamente em curto ou a longo prazo individualmente ou coletivamente. Pela consideração, abre-se uma ou mais portas de oportunidades para a pessoa produzir usando suas habilidades e talentos a serviço de alguém, ou do crescimento de uma instituição, ou ajuda no crescimento de uma sociedade coletiva.
Em que consiste a honra?
A honradez, é formada por várias características particulares da vida de uma pessoa, que o torna digno de ser honrada. Como por exemplo, ela é o resultado da humildade, da probidade e da honestidade de alguém que segue as normas que estão relacionadas à moral, à ética e pureza, que ao atende a plenitude da justiça divina e a dos homens, de forma que ninguém pode negar e nem esconder. Ela faz seu possuidor brilhar como uma lâmpada até no meio dos inimigos camuflados e declarados. A honra torna a pessoa respeitada e faz ela ganhar destaque ao olhos do público; mas não lhe estimula tornar produtiva.
Os efeitos e os resultados na vida de alguém quando é honrado
A honra que uma pessoa recebe de outrem, traz positivamente bons efeitos. Como por exemplo, eleva sua autoestima, faz ela se sentir feliz, animada e otimista para produzir e dar sua parcela de contribuição por meio de seus talentos e habilidades. A partir dessa honra, a pessoa passa alimentar a esperança de novas oportunidades, visto que ela sente que seus talentos e habilidades estão prestes a serem reconhecidos, e mau ele pode esperar para usá-las para produzir benefícios em favor de sua comunidade, ou da instituição da qual ele faz parte.
Em que consiste a consideração?
Já a consideração, é a consequência ou o resultado de alguém em expressar seu apreço e estima por reconhecer os talentos e habilidades que temos para desenvolver algum tipo de atividade dentro de uma instituição, ou em uma sociedade. Ela é a ação de terceiros por reconhecer os caracteres na vida de outrem de forma reverente; fazendo um julgamento justo da potencialidade do próximo.
A partir do reconhecimento de nossas habilidades, que cria-se um ambiente saudável para que possamos produzir, seguindo as regras da lei da semeadura fixada pelo criador, quando fez o universo.
Isto significa que para uma pessoa produzir amor e bons frutos, ela precisa ser considerada, que consequentemente receber oportunidade para produzir segundo a medida do crescimento ou do nível de temperatura de sua fé, que alcançou por meio da virtude divina (Rm 12:3). Uma coisa é certa, cada pessoa recebe de Deus um limite espiritual de acordo com o crescimento que alcançou sua fé. Além disso, não adianta tentar ultrapassar esse limite, pois que não vai conseguir ir além do que sua fé permite.
Quando nós somos vocacionados por Deus para exercer determinada função no Seu reino, Ele nos capacita com talentos e habilidades. E é por conta deles que as pessoas nos honram, enaltece nosso nome aos olhos do público com elogios. Mas reconhecer essas habilidades e talentos como maneira de nos considerar, é outra coisa. As vezes as pessoas veem que temos competência e capacidades para assumir um lugar de destaque dentro da instituição, podendo até ser um candidato a cargo de confiança, ou receber uma promoção dentro do ministério da casa de Deus. Mas por falta de consideração, ele não é estimulado desenvolver os talentos que Deus lhe dera.
Alguns são até fáceis de reconhecer nossas capacidades: no entanto, eles fazem de conta que não veem, porque não querem nos considerar. Pois a consideração, consiste em reconhecer nossa competência: abrindo espaço para que possamos exercer um tipo de atividade na casa de Deus. A desconsideração, pode ser entendida como a negação dos nossos direitos, e a violação do espaço que Deus nos deu quando nos vocacionou.
Os efeitos e os resultados na vida da pessoa que é considerada
Enquanto a honra eleva a alta estima e deixa a pessoa feliz, a consideração estimula a pessoa produzir amor e boas obras (Hb 10:24). Para você honrar alguém, obviamente precisa ver evidências de suas virtudes. E para considerar, é notório que precisa reconhecer as suas habilidades. A consideração ao lado da confiança, é o fundamento e a base de todos os relacionamentos para que sejamos eficazes e produtivos. Sejam eles quais forem. Quando existe consideração, significa que o relacionamento está saudável e franco.
Quando o líder reconhece que ao seu lado existem homens competentes e capazes de lhe ajudar, com certeza, ele vai liderar o povo sem obstáculos. Sem o cultivo da consideração e a cultura da confiabilidade, não existirá liderança forte o suficiente para implementar os projetos da organização e nem sustentar os que já foram estabelecidos.
A confiança que se adquire diante dos liderados não é o resultado da imposição de um programa ou projeto organizacional, ou de um expediente temporário. Ela é o fruto da honra e da consideração que a liderança têm pelos seus liderados.
A confiança não se adquire mais se conquista e se ganha com caráter moral social, ao considerarmos e honrarmos nossos companheiros de luta. Quando existe confiança na liderança para com seus liderados, a confiança opera com respeito mútuo.
A consideração é base de toda organização, sem ela as coisas não funcionam a contento, e o povo não realizam as tarefas com prazer por conta da falta de consideração, e a organização sai no prejuízo. Não podemos confundir a honra com a consideração. Ambas são diferentes. É interessante notar, que uma pessoa pode ser digna de ser considerada; mas em primeiro lugar, ela deve ser uma pessoa honrada. Muitas lideranças perdem boa parte da produtividade de seus liderados, porque eles sabem honrar, mas não sabem considerar. Isso só acontece, porque alguns não sabem fazer a diferença entre as duas, ou são omissos, ou são ignorantes ou agem de forma proposital e com má intensão.
Comentário enriquecedor
A honra e a consideração, podem serem reconhecidas como duas ferramentas de tratamentos empáticos. É por esse motivo, que não podemos cobrar produtividade de alguém, quando não lhe tratamos por sua honradez e pela consideração, que é o reconhecermos de suas habilidades. Quando essas ferramentas são usadas de forma correta, cria-se condições favoráveis para o indivíduo produzir dentro do ambiente sagrado, ou fora dele. A honra e a consideração são ferramentas uníssonas na tratativa quando se refere a produtividade. Elas são dois tipos de tratamentos considerados infalíveis na lei da semeadura, baseados na seguinte frase: semear quando temos oportunidade, cuidar de plantio, para colher bons resultados.
Conclusão
Diante do exposto vimos que ser uma pessoa poder ser honrada, não é suficiente para fazer com que ela seja produtiva. Para que ela seja produtiva, vai depender da consideração, como forma de reconhecer seus talentos e habilidades. Autor: Pbsena