Introdução
Segundo as Sagradas Escrituras as duas testemunhas se levantarão no período da grande tribulação com o objetivo de trazer as últimas pregações do Evangelho no mundo. E eles virão operando na semelhança das características que operaram Moisés e Elias. São elas:
1. Elias e Moisés eram profetas. As duas testemunhas também serão (Ap 11:3)
2. Moisés e Elias eram verdadeiras oliveiras divina, que vertiam o óleo do poder de Deus. As duas testemunhas também serão capazes de operar no meio dos homens como nunca se viu (Ap 11:4)
3. Moisés e Elias faziam descer fogo do céu pelo poder de Deus. As duas testemunhas farão o mesmo durante seu ministério profético (Ap 11:5)
4. Moisés morreu e ressuscitou e as duas testemunhas também ressuscitarão a vista de todos (Ap 11:11)
5. Elias foi arrebatado, e também Moisés na primeira ressurreição. As duas testemunhas também serão arrebatados à vista dos inimigos (Ap 11:12)
6. Elias pelo poder de Deus cerrou o céu para que não chovesse, para disciplinar a desobediência, a rebeldia a idolatria e a falta de temor a Deus e desrespeito ao Criador. As duas testemunhas também farão o mesmo para mostrar a besta, o falso profeta, o anticristo e o mundo que o Universo que tudo está sobre seu completo controle (Ap 11:6d)
7. Moisés pelo poder de Deus providenciou água para o povo beber, e Elias fez o céu se abrir e veio chuva com abundância. As duas testemunhas também pelo poder de Deus chover (Ap 11:6a)
8. Moisés por ordem de Deus enviou pragas, flagelos morte aos egípcios. As duas testemunhas farão o mesmo, segundo a ordem de Deus para castigar a todos os seguidores da besta, do falso profeta e do anticristo (Ap 11:6d).
9. Elias e Moisés ouviam pessoalmente a voz de Deus. As duas testemunhas também o ouvirão (Ap 11:12b).
10. Moisés fazia que as águas se tornassem em sangue. As duas testemunhas farão o mesmo para castigar os seguidores da besta (Ap 11:6b).
11. Moisés e Elias eram servos de Deus que tinham bons testemunhos e falavam com ousadia a palavra de Deus as duas testemunhas também terão a mesma ousadia (Ap 11:7a).
12. Assim como no tempo de Moisés e Elias houve terremotos, também no tempo das duas testemunhas acontecerão o mesmo (Ap 11:13.
13. Moisés e Elias viram a manifestação da glória de Deus as duas testemunhas também o verão
Conclusão
As duas testemunhas são os penúltimos pregadores que estarão dando os últimos brados escatológicos da mensagem evangelística na terra, no período da grande tribulação.