As Obras De Jacó Armínio - Teologia Cristã » Tifsa Brasil

As obras de Jacó Armínio – Teologia Cristã

As obras de Armínio – Volume 03
As obras de Armínio – Volume 02
As obras de Armínio – Volume 01

As obras de Armínio, são baseadas em várias colunas, como: o Livre Arbítrio, a Predestinação, a Graça Irresistível, a justificação pela fé e na Vontade Permissiva de Deus. Elas são verdeiras relíquias para todos os que se interessam em se aprofundar no conhecimento teológico. O escritor Armínio se esmerou em coletar dados teológicos para incorporar em um único sistema, diversas observações dos patriarcas cristãos e dos primeiros clérigos protestantes, como também explicou e defendeu um esquema definitivo na maneira de pensar e encarar o pensamento teológico que temos atualmente.

Jacó Armínio, foi um teólogo holandês que viveu entre os anos de 1560 a 1609. Ele discordou das doutrinas do calvinismo, que deve esse nome ao teólogo e reformador francês João Calvino (1509-64). A doutrina central do calvinismo é que Deus é soberano de toda a Sua criação. Armínio argumentou que os calvinistas tendiam a fazer de Deus o autor do pecado, quando Ele escolheu, na eternidade passada, quem seria ou não seria salvo e negavam o livre arbítrio das pessoas, porque declaravam que ninguém poderia resistir à graça de Deus.

Os ensinos de Jacó Armínio e dos seus seguidores foram codificados nas cinco teses dos Artigos de Protesto (1610): (1) A predestinação depende da maneira de a pessoa corresponder, e é fundamentada na presciência de Deus; (2) Cristo morreu em prol de toda e qualquer pessoa, mas somente os que creem são salvos; (3) a pessoa não tem a capacidade de crer, e precisa da graça de Deus; mas (4) essa graça pode ser resistida; (5) se todos os regenerados perseverarão é questão que exige mais investigação.

Segundo os arminianos, Deus sabe de antemão quais pessoas corresponderão à Sua oferta da graça, e são aquelas que Ele predestina para compartilhar das Suas promessas. Essa oferta pode ser recusada. Para ele, a perseverança depende de viver continuamente a fé cristã, e há a possibilidade de desvia-se daquela fé, embora Deus não deixe que ninguém caia facilmente.

Faça seu comentário via Facebook

Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *