A espiritualidade do homem é parte inerente do criador. Em outras palavras, ela se encontra ligado de modo íntimo, que se torna inseparável. A sua essência tem a função de alimentar o sentimento espiritual pelo contato com o sagrado. Mesmo sendo uma natureza incorpóreo, ela sente desejo de se comunicar com outros seres espirituais da mesma espécie.
A resistência do espírito é se opor ao lado canal, que é o antônimo do espiritual. Em sua espiritualidade, o homem vai ter que escolher de que lado espiritual quer servir. Se a Deus ou ao Satanás.
É notório que a situação do homem agrava-se sentimentalmente e materialmente, quando ele se isola do lado espiritual sagrado. Esse agravamento é visto na dependência do corpo na satisfazer do prazer pelos membros, que por sua vez traz uma intensa disputa interior para ocupar o espaço um do outro. Quando nesta disputa, o Espírito do homem interior é vencido, o corpo não suporta a sobrecarga sozinho. Ai vem depressão, stress (Sl 103:5), ódio, atos impensados, muitas lágrimas derramadas por conta da concentrada carga sentimental (Sl 6:6). Essa é hora que o homem pode ser capturado como uma presa fácil pelo diabo, para servir no lado carnal, que é a segunda opção de sua vida espiritual. Autor: Pbsena