As Talhas: os recipientes usados para o primeiro milagre de Jesus » Tifsa Brasil

As Talhas: os recipientes usados para o primeiro milagre de Jesus

Introdução
Quem ler o capítulo 2, do evangelho de João, que narra o primeiro fenômeno sobrenatural de Jesus em Seu ministério, perceberá que escritor cita duas medidas capacidade usada para líquidos. Elas tratam-se das Talhas e das Metretas, conhecidas também como Almudes. Mas apenas as (Talhas) foram usadas durante o palco do milagre d’água transformada em vinho.

As Talhas como medidas de capacidades
Esses vasilhames, citadas por João em seu evangelho, era uma medida de capacidade para líquidos, eram usadas na antiga Grécia. Elas só se tornaram famosas, porque são mencionadas por João capítulo 2, verso 6. Ela é originalmente da Ática, que significa desambiguação. Esta era uma região administrativa e histórica que englobava toda região metropolitana da cidade de Atenas, a capital da Grécia.

Elas eram confeccionadas em pedra calcária, para caber cerca de 34 litros. Eram destinadas para inúmeras utilidades, e uma delas eram para colocar água para os judeus lavarem às mãos quando iam realizar seus cerimoniais. E no dia da festa de Bodas em Caná, da Galileia, elas estavam sendo usadas para uso cerimonial, e outras afinidades naquela festa de casamento. Como essas talhas eram seis, ao todo, elas podiam encher três Metretas ou Almudes, que comportavam cada uma 32 litros de água.

Então isto significa, que essas seis Talhas, podiam comportar, 96 litros de água, sendo essa a quantidade de água que o Senhor Jesus transformou em vinho, para alegria dos noivos e de suas famílias.

Notação importante
Se fosse em solo brasileiro, essas seis Talhas podiam encher mais de 68 canadas, que eram uma medida de capacidade para líquidos conhecida antigamente no Brasil, como garrafa, equivalente a 1,4 litro, para líquidos. A garrafa ainda hoje, é usada para engarrafar cajuína. Ela era e é, um recipiente para líquidos, geralmente de forma cilíndrica, bojuda e alongada com uma pequena abertura estreita na parte de cima.

Conclusão
O evangelista João, só não nos informa, como estava a situação higiênica daquelas Talhas. Mas uma coisa temos certeza, é que este foi um fenômeno sobrenatural, pelo qual Deus mostra Seu zelo ao cuidar do homem de forma integral; ao cumprir de forma única, os dispositivos da Justiça Social como recomendava a lei de Moisés, na pessoa do Messias. A água que foi transformada em vinho, está na classificação de milagre ou maravilha. Autor: Pbsena

Redes sociais
55 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *