Autonomia Didática Pedagógica - Aluno/Professor » Tifsa Brasil

Autonomia didática pedagógica – Aluno/Professor

Entende-se que na perspectiva da autonomia da didática pedagógica do ensino, o professor como facilitador das disciplinas dos aluno ao conhecimento cientifico, ele ao está aberto às suas dúvidas, retirar sua timidez, preencher suas perspectivas e apreensões, ele está colocando em prática: o método de ensinar de criar possibilidade para construção e produção do conhecimento, fazendo dele um sujeito competente no contexto educacional pedagógico.

Entende-se que segundo Paulo Freire, que ensinar, não é a transferência ou o acúmulo de informações científicas, mas saber criar e construir alternativas que leve ao aluno ser autônomo e autor de seu próprio conhecimento, fazendo dele um aluno/cientista crítico e questionador de tudo que lhe é repassado. Além disso, é imprescindível que o relacional e autônomo do aluno seja trabalhado, para fazer com que dele seja um indivíduo mais atuante, prático e teórico em suas ações ao adequar as novas metodologias didáticas pedagógicas de ensino. Fazendo ele superar o lado da verossimilhança, que apresenta apenas uma verdade aparente. Assim sendo, o professor está formando cidadão consciente e sabedor de seu papel dentro da sociedade.

No pensamento de Paulo Freire, não deve existir linguagem neutra dentro do contexto educacional. Dizendo em outras palavras: todos são iguais em deveres e direitos diante das eleis democráticas. Deste modo, entende-se que tanto morenos, pardos, amarelos, brancos ou que adote um credo religioso, ou mesmo se denomine com um tipo de orientação sexual, não devem deter benefícios ou privilégios acima dos outros. E o que Paulo Freire quer dizer com isto? Freire que dizer, que: todos são iguais perante as leis de diretrizes democráticas educacionais. Neste caso, interpreta-se que criar leis que vigore em torno de cores, etnias e ideologias politicas ou sexuais, aumenta-se a discriminação na sociedade. Resumindo: todos alunos devem serem tratados pelo Estado pelo seu desempenho meritocrático cientifico, não por pertencer a uma agremiação religiosa, política partidária, etnia ou orientação sexual.

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One thought on “Autonomia didática pedagógica – Aluno/Professor

  1. Então segundo baseado no pensamento de Paulo Freire. O sistema educacional brasileiro está contaminado por ideologias que não diz respeito ao contexto didático pedagógico.

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