Por que estudar esse livro?
A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor. A libertação de Israel do cativeiro e sua jornada através do deserto podem simbolizar nossa jornada em um mundo decaído e nossa volta à presença de Deus (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Pauline Epistles”, “Analysis of Hebrews”, 6b). Ao estudarem esse livro, os alunos aprenderão mais sobre o poder que o Senhor tem para livrá-los do pecado. Também aprenderão que os mandamentos, as ordenanças e os convênios podem ajudá-los a se preparar para receber as bênçãos da vida eterna.
Quem escreveu esse livro?
Moisés é o autor do livro de Êxodo. Ele foi criado na corte real do Egito pela filha do faraó, mas abandonou esse lugar de privilégio para “ser maltratado com o povo de Deus” (Hebreus 11:25). Após fugir do Egito, Moisés viajou para a terra de Midiã, onde recebeu o Sacerdócio de Melquisedeque de seu sogro, Jetro (ver D&C 84:6). Em algum momento, Moisés também recebeu as chaves da coligação de Israel (ver D&C 110:11). Moisés marcou o início de uma dispensação do evangelho de Jesus Cristo e serviu como profeta e revelador das palavras de Deus (ver Êxodo 3–4; Moisés 1).
Quando e onde foi escrito?
Existem opiniões diversas sobre quando o Êxodo e outros livros de Moisés foram escritos, e não se sabe exatamente onde Moisés estava quando escreveu esse livro.
Quais são algumas características marcantes desse livro?
O livro de Êxodo oferece detalhes da infância de Moisés e de seu chamado como profeta (ver Êxodo 1–4), a instituição da Páscoa (ver Êxodo 11–12) e os convênios do Senhor com Israel no Sinai — inclusive Sua proclamação dos Dez Mandamentos (ver Êxodo 19–20). Os acontecimentos registrados em Êxodo tornaram-se uma parte essencial da identidade histórica de Israel e foram citados por Jesus Cristo e por Seus profetas ao ensinar uma variedade de princípios do evangelho (ver D&C 8:2–3; João 6:48–51; I Coríntios 10:1–7; Hebreus 11:23–29; 1 Néfi 4:1–3; 17:23–31; Helamã 8:11–13).