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Manoel Sena
por Manoel Sena - domingo, 9 mar. 2025, 20:52
Todo o mundo

O orgulho, é um sentimento vaidoso que o indivíduo a ter satisfação pela realização de ses próprio feitos. Esse sentimento de prazeroso, leva o indivíduo cultivar seus valores, e defender sua própria honra. Esse sentimento está incrustado na alma humana de tal forma que ninguém pode se livrar dele. Mas pode controlá-lo, e administrar com prudência, evitando danos individual e a quem estar ao seu derredor.

As ramificações do orgulho
O orgulho só causa danos a vida do indivíduo, ou a uma sociedade, se ele estender para altivez, para a soberba, para a arrogância e para o desdém, que são suas raízes periféricas. O orgulho podem comparar, como a uma planta que busca estender suas raízes em busca de nutrientes e ramificar-se.

O orgulho mescla suas raízes sentimentais, assim como uma árvore que mescla suas raízes a procura de solo humo, que contenha água, e seja caracterizado pela presença de matérias de origem orgânica, predominantemente vegetais, decompostas ou em decomposição sobre o solo para estender sua ramagem, criar sombra, aumentando sua produtividade e fortalecer seu caule para sobreviver e perpetuar sua espécie.

O orgulho é como uma espécie de brilho proveniente de uma estrela, ou apresenta-se como o verde de uma bela paisagem, como o ar fresco que bate sobre a pele, e manifesta-se como sentimento de bem-estar, e que faz a pessoa respirar o ar da felicidade. Mas nunca se engane: essa bela aparência que revelam boas qualidades, e inspira um ambiente saudável; se não bem administrado, pode enganar, e levar o indivíduo a queda fatal.

A altivez
Ela A altivez é uma das ramificações que dá oportunidade ao orgulhoso de olhar para se mesmo como uma personagem com características acima de todos. A mesmo tempo, ela leva o indivíduo olhar para as pessoa com um olhar diminutivo. Ou seja, olhar para as pessoas por cima dos ombros. E manifestar-se com apesar da altivez ser uma das filhotas do orgulho, quem desenvolve esse tipo de sentimento, tende olhar para ou outros com olhar de desprezo

A soberba
É o elevado conceito de demonstrar elevado conhecimento de si mesmo. A soberba como uma ramificação do orgulho, leva o indivíduo a rejeitar as virtudes, o conselho e as ideias dos outros.

A arrogância
A arrogância ou a petulância, além de alimentar admiração do indivíduo por suas características e habilidades, ela tende rejeitar a sabedoria dos demais indivíduos. Ela também pode ser entendida como elevado sentimento do saber próprio. Em outras palavras, o arrogante, não respeita e nem aceita alguém que tenha conhecimento acima dele.

2 Crônicas - 23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti?
24  E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia, quando andares de câmara em câmara, para te esconderes.

O desdém
Já o desdém, são as manifestações, ou os atos que revelam os tipos de tratamentos que o orgulho aos outros. Esse tipo de tratamento é conhecido pela zombaria e pela critica destrutiva.

O orgulho se mal administrado joga o indivíduo em situações difíceis. que ele apresenta se deve deixar ele estender suas raízes sobre nossa vida.

Uma das situações que o orgulho pode jogar a pessoa, é no egoísmo, na vaidade, insolência e tomar atitudes que prejudicam o semelhante.
O orgulho como sentimento de bem-estar, poder ser benéfico se usado com cuidado.

 
Manoel Sena
por Manoel Sena - domingo, 9 mar. 2025, 20:50
Todo o mundo

O orgulho, é um sentimento vaidoso que o indivíduo a ter satisfação pela realização de ses próprio feitos. Esse sentimento de prazeroso, leva o indivíduo cultivar seus valores, e defender sua própria honra. Esse sentimento está incrustado na alma humana de tal forma que ninguém pode se livrar dele. Mas pode controlá-lo, e administrar com prudência, evitando danos individual e a quem estar ao seu derredor.

As ramificações do orgulho
O orgulho só causa danos a vida do indivíduo, ou a uma sociedade, se ele estender para altivez, para a soberba, para a arrogância e para o desdém, que são suas raízes periféricas. O orgulho podem comparar, como a uma planta que busca estender suas raízes em busca de nutrientes e ramificar-se.

O orgulho mescla suas raízes sentimentais, assim como uma árvore que mescla suas raízes a procura de solo humo, que contenha água, e seja caracterizado pela presença de matérias de origem orgânica, predominantemente vegetais, decompostas ou em decomposição sobre o solo para estender sua ramagem, criar sombra, aumentando sua produtividade e fortalecer seu caule para sobreviver e perpetuar sua espécie.

O orgulho é como uma espécie de brilho proveniente de uma estrela, ou apresenta-se como o verde de uma bela paisagem, como o ar fresco que bate sobre a pele, e manifesta-se como sentimento de bem-estar, e que faz a pessoa respirar o ar da felicidade. Mas nunca se engane: essa bela aparência que revelam boas qualidades, e inspira um ambiente saudável; se não bem administrado, pode enganar, e levar o indivíduo a queda fatal.

A altivez
Ela A altivez é uma das ramificações que dá oportunidade ao orgulhoso de olhar para se mesmo como uma personagem com características acima de todos. A mesmo tempo, ela leva o indivíduo olhar para as pessoa com um olhar diminutivo. Ou seja, olhar para as pessoas por cima dos ombros. E manifestar-se com apesar da altivez ser uma das filhotas do orgulho, quem desenvolve esse tipo de sentimento, tende olhar para ou outros com olhar de desprezo

A soberba
É o elevado conceito de demonstrar elevado conhecimento de si mesmo. A soberba como uma ramificação do orgulho, leva o indivíduo a rejeitar as virtudes, o conselho e as ideias dos outros.

A arrogância
A arrogância ou a petulância, além de alimentar admiração do indivíduo por suas características e habilidades, ela tende rejeitar a sabedoria dos demais indivíduos. Ela também pode ser entendida como elevado sentimento do saber próprio. Em outras palavras, o arrogante, não respeita e nem aceita alguém que tenha conhecimento acima dele.

2 Crônicas - 23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti?
24  E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia, quando andares de câmara em câmara, para te esconderes.

O desdém
Já o desdém, são as manifestações, ou os atos que revelam os tipos de tratamentos que o orgulho aos outros. Esse tipo de tratamento é conhecido pela zombaria e pela critica destrutiva.

O orgulho se mal administrado joga o indivíduo em situações difíceis. que ele apresenta se deve deixar ele estender suas raízes sobre nossa vida.

Uma das situações que o orgulho pode jogar a pessoa, é no egoísmo, na vaidade, insolência e tomar atitudes que prejudicam o semelhante.
O orgulho como sentimento de bem-estar, poder ser benéfico se usado com cuidado.

 
Todo o mundo

Introdução
É notório que toda liderança paga um preço alto para manter suas atividades administrativas sadia em um espaço limitado de tempo de sua liberdade, de sua vida moral, ética e social diante de seus liderados e da sociedade em geral. Dentre tantos valores relevantes que engrandece suas atividades, estão: o cultivo da cultura da confiabilidade, da equidade, da integridade e da consideração que são as paredes do cubículo, onde ela deve fundamentar e nortear todo seu relacionamento com qualidade, eficácia e eficiência, para que seus liderados possam acreditar na seriedade de sua conduta e se é digno de sua confiança. Seja no campo eclesiástico, político, social, ou familiar. É evidente que, quando existem estas quatro características na vida de uma liderança, por certo existirá um bom relacionamento franco. Sendo assim, o líder conseguirá liderar seus liderados com facilidade e obstruir os obstáculos à frente.

Sabe-se que, a cultura da confiabilidade é uma das paredes que ajuda formar o pequeno espaço ou cubículo onde a liderança precisa pagar o preço administrativo diante de seus liderados, para poder se manter forte, e construir um ambiente favorável para controlar seus liderados unidos, sem formação de grupos entre eles. Portanto, o líder que não deposita confiança nos que lidera, por certo, em pouco tempo também perderá a simpatia e o apreço deles. E se os deposita, eles se submeterão resignadamente de forma espontânea a seu serviço, obedecerão, honrarão, retribuirão ao seu líder o que ele os devotou, e estão prontos para participar dos projetos, e das demais atividades da instituição ao seu lado. Depositou confiança? Terá o reconhecimento, a simpatia, e o respeito de seus liderados, e será correspondido reciprocamente pela confiança que depositou em seus subordinados. Não podemos esquecer que, sem o cultivo da alta confiabilidade, nenhum líder será capaz de atrair após si seguidores fiéis e produtivos.

É indiscutível que, a equidade é imprescindível para dar a pessoa da liderança condição para reconhecer igualmente os direitos e a capacidade de cada indivíduo independentemente de nível cultural ou político, ou se ele é pobre ou rico. A liderança que administra suas atividades baseada na equidade, será sempre uma liderança forte e confiável. Por outro lado, a liderança que não valoriza e nem reconhece o valor de seus liderados e de seus colegas de trabalho, cedo estará sozinho, e sem o apoio de seus colaboradores, de seus amigos e colegas de trabalho. O líder que tem a equidade, se ele souber cativar as pessoas ao seu derredor, dando o verdadeiro valor que cada um tem, não tardará receber de seus liderados honras e elogios. Foi assim que Jesus adquiriu companheiros, amigos, e muitos seguidores porque Ele soube e sabe valorizar as pessoas e dar o direito de quem tem.
A ausência da equidade na vida de uma liderança, torna seu coração em um terreno fértil para nascer sobre ele um caráter ambicioso por projeto de poder e de riqueza material, tende excluí seus liderados das suas atividades administrativas. Já por outro lado, o líder que tem a equidade, faz questão de ver seus liderados crescendo e participando de suas atividades administrativas, para mostrar com notoriedade sua equidade. É altamente recomendado, que a liderança tenha ciência de que há uma necessidade dela cultivar a equidade aos olhos de seus liderados e do público em geral, porque é por meio dela, que ele vai dá o devido valor aos seus seguidores, para que ele se sintam honrados e bem-vistos.

O que é equidade?
Ela é um substantivo feminino que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade em conformidade com a verdade. A Equidade é um conceito que revela imparcialidade no julgamento; ao reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para tornar os direitos igualitários para todas as pessoas. A Grécia antiga é considerada o berço do conceito moderno da equidade, porque ela não excluía o direito escrito ou verbal, apenas o tornava mais democrático. Ela é o resultado da disposição de alguém reconhecer igualmente o direito de cada um.

Equidade: o direito equitativo
A equidade é a expressão mais correta da justa na aplicação do direito. Suas regras existentes são observados com critérios de igualdade e de justiça. A equidade é interpretada como sendo a lei da moral. A pessoa ou líder que tem essa qualidade na vida, não prática a injustiça e nem aceita que alguém prejudique outros indivíduos. O uso da equidade na igreja deve seguir as normas bíblicas, levando em conta a moral social, o regime político vigente, e os princípios gerais do direito constitucional. Em síntese: o objetivo da equidade é a aplicação das leis de forma maleáveis, ou não demasiadamente rígidas, para não prejudicar casos específicos na vida dos indivíduos.

Além disso detectamos em nosso radar espiritual, que, a integridade é a principal prova da probidade e da lisura administrativa de uma liderança. Pois é no cultivo dela, que a liderança se tornará forte o suficiente para estabelecer a verdadeira capacitação, e fazer a implementação dos projetos da organização e sustentar os que já foram estabelecidos. O comportamento íntegro da liderança diante dos liderados, não é fruto ou resultado de imposição de um programa ou projeto organizacional, ou de um expediente temporário sobre regras rígidas. Ele é o fruto proveniente da cultura da confiabilidade e da equidade de caráter pessoal do líder para com seus subordinados. Este é o mais ponto forte e atrativo de quem lidera; fazendo com que seus liderados sejam atraídos, e o deposite confiança na autoridade de seu guia. A integridade não se adquire. Constrói-se, por meio de princípios imutáveis de justiça, por demostrar caráter moral e social em tudo falamos ou fazemos a vista de nossos liderados. Quando existe integridade administrativa nas atividades da liderança, os liderados passam confiar piamente nela, e a corresponder mutuamente. Ou seja, pela sua integridade, ela será admirada e considerada, e vice-versa. Se a liderança quiser ganhar a simpatia de seus liderados, ela deve confiá-los, valorizá-los e ser íntegro em suas atividades administrativas diante deles. Sem essas três qualidades, sua liderança nunca será atrativa ao seu público-alvo.

Notação importante
A equidade podem considerar como uma carta que leva em sua subscrição, boas notícias: aos seus destinatários e revela as boas intenções de seu remetente. A equidade honra e enaltece a vida do próximo, e levará felicidade, reconhecimento e brilho aos seus portadores.

É preciso frisar que, a consideração é uma das virtudes que ajuda a liderança construir em curto espaço de tempo de suas atividades operacional na obra de Deus, um público dentro da instituição que estão dispostos oferecer seu potencial, habilidades e energia para fazer os projetos andarem sem problemas e sem interrupções. Embora a consideração seja difícil de ser cultivada, mas ela ainda é a solução mais viável para evitar o atrofiamento das atividades da instituição, o afastamento de seus membros, e a perda de arrecadação na instituição, e o esfriamento do amor ao próximo dentro da casa de Deus. Desse modo, será possível estimular a formação de cooperadores e contribuintes fiéis que ame e faça às boas obras em favor do reino de Deus e do próximo (Hb 10:24). A consideração, é o ponto de equilíbrio entre a liderança, a instituição e seus membros. Vale dizer, que é altamente recomendado que a liderança tenha a consideração como base que pode incentivar o cultivo do amor e das boas obras (Hb 10:24). Ainda não podemos esquecer, que, a consideração é a principal virtude que dá condições a liderança de ter um relacionamento sadio e sempre dia com seus liderados. Ela é um componente que não faltar nas atividades de um administrador. Pois é com ela, que conseguirá fazer com que seus liderados sintam-se motivados e otimistas para realizar as tarefas com prazer dentro da organização. Consequentemente, haverá crescimento em amor por parte dos liderados para com a liderança e entre os membros da instituição. É com a consideração que as lideranças fazem com que seus seguidores lhe sejam subordinados espontaneamente. E se sintam bem tratados, respeitados, valorizados e amados pelos que estão na direção obra de Deus, fazendo com que eles se sentam bem onde estão. Com ela, o elevo espiritual dos membros da instituição melhora, e faz eles se sentirem felizes, e com liberdade diante de sua liderança. Toda organização só tem solidez e crescimento, se houver dentro dela a consideração mútua. Sem ela as coisas não funcionam a contento, e o povo não faz as suas tarefas com prazer por conta da falta de consideração. E a organização finda saindo no prejuízo.

Quem gostaria de ser maltratado o tempo todo? Menosprezado e desprezado pela sua liderança? Ninguém. A liderança que considera seus liderados, cedo estará colhendo os frutos que plantou como resultado de seu trabalho diante de seus liderados. Quer ver, a liderança começar perder a simpatia de seus liderados? Basta ele começar a desconsiderar pelos menos um das pessoas que faz parte da instituição da qual ele é o líder. A desconsideração de apenas uma pessoa será o suficiente para fazer com que os outros começarem a colocar as “barbas de molhos” ou ficarem com “a purga por detrás das orelhas” a respeito do líder. É como se você levantasse a vara para um dos membros do rebanho de ovelhas. Você levanta a vara pra uma; e as outras correm juntas com ela medo do açoite.

Notação importante
O grande segredo do cultivo das boas obras e o crescimento do amor e entre os cristãos, está na consideração de uns para com os outros. Se quisermos que os membros de uma instituição sejam bons colaborados dentro dela, precisamos aprender a considerar todos os componentes que fazem parte do círculo de setor pessoal dela. Exemplo: em uma instituição religiosa não haverá bons e fiéis contribuintes, se eles não forem bem tratados com a consideração pela pessoa do qual é o responsável.

Conclusão
Diante do que foi exposto, vimos que sem o cultivo da consideração, da confiabilidade, da integridade e da equidade, uma liderança não terá credibilidade em suas atividades administrativas. Sendo assim, vimos que, é com essas virtudes que a liderança mostra uma conduta ilibada em sua administração, e mostra também seu tratamento igualitário para com seus liderados. Vale lembrar que, se essas qualidades nortear a vida do líder, ele terá autoridade moral e ética para cobrar que os outros falam o mesmo em sua gestão; e jamais será contestado em sua conduta. Ainda podemos dizer que, seu trabalho servirá como lições de vida durante em seu ministério, para que os outros sigam o mesmo exemplo de vida.

 
Todo o mundo

Todo homem tem dentro de si um pedacinho de orgulho. Dele, ninguém pode se livrar, mas pode controlar. É por isso, que de alguma forma o homem é levado a ufanar-se. Uns ufanam-se mais e outros menos, e outros findam caindo nas garras do orgulho por falta de autodomínio.

O orgulho excessivo se transforma em soberba e em insolência, que vem do conceito de superioridade de si mesmo, ao se colocar em nível superior à de outro.
Esse sentimento deselegante, está ligado diretamente às nossas atitudes e ações, e compromete nosso relacionamento com Deus e com o semelhante. Segundo Jesus (Mc 7:22), o orgulho é uma das características más que contamina, por vir direto do interior do homem.

Quando Jesus disse, que o orgulho contamina, ele tem razão e sabe o que está dizendo. O orgulho está entre as treze qualidades más que podem fluir direto do interior do homem. São elas: maus pensamentos, adultérios, fornicações, homicídios, furtos, cobiça, impiedade, engano, devassidão, inveja, blasfêmia e a insensatez (Mt 15:18-21). Ao lado da inveja, o orgulho leva o homem entrar em disputas por dinheiro, fama poder e posição.

Somos favoráveis que as pessoas se auto-valorizem, mas que seja de forma coerente, sem sentimento exagerado de si mesmo; ou sem o cultivo do amor-próprio de forma demasiada que chegue ao nível de soberba. Se valorizar sempre é bom. Pois quem melhor valorizaria sua pessoa, senão você mesmo? Não podemos tomar de mão a valorização de si mesmo, e transformar em orgulho associado ao espírito altivo, ao ponto de prejudicar a si mesmo.

O orgulho tem sido a maior causa da queda de quem tem a oportunidade de ascender ao poder político, material e espiritual. Autor: Pbsena

 
Manoel Sena
por Manoel Sena - domingo, 9 mar. 2025, 20:43
Todo o mundo

Você concorda que o poder público deve investir em Educação mais na capacitação de professores?

1. É evidente que fazer investimentos públicos na capacitação de professores, remunerá-los e bonificá-los não é o suficiente. A melhoria da Educação vai além destes tipos de ações governamentais ou do setor privado que envolvem contexto educacional. Além destas três áreas de investimentos, destacam-se: o ambiente escolar, as matérias das disciplinas e os discentes.

1.1 É sabido que uma das áreas de investimentos que deveria ser pensado melhor, é a ampliação da estrutura predial (Escola), para ela ultrapasse as barreiras do ambiente escolar. Ou seja, é preciso contingenciar parte dos recursos da Educação, para transformar a escola em um local de encontro interativos e intuitivos, onde os sujeitos professores/alunos, passam a se relacionar, possibilitando-lhes a troca de conhecimento. Deste modo o ideal seria Park Halls ou auditórios para encontros, pois que muitas escolas não passam de um um ambiente fechado apenas para se assistir aulas. Feito isto a escola ou faculdade, poderá fornecer condições para difusão e o intercâmbio cultural que esteja dissociado de ideologias nocivas que promovam desarmonia na relação dos sujeitos educacionais.

1.2 Além disso, é imprescindível que os professores e as instituições públicas e privadas, forneçam o material escolar ou as disciplinas digitais de boa qualidade. Dizendo de outra forma: que estes recursos disciplinares devem ter sua temática sobre o encadeamento lógico do tema de cada disciplina, em vez de serem saturados de ideias confusas, complicando ainda mais o aprendizado do aluno. Vale ressaltar, que tais disciplinas, não devem carregar em seu fundo conceitos doutrinários subliminares, que objetive transformar estes futuros profissionais cativos a serviço de grupos financeiros e de políticos maus intencionados que violam os princípios morais da democracia e a ética moral dentro do contexto escolar, objetivando lançar seus projetos de poder político a longa prazo.

1.3 Por outro lado, parte destes recursos destinados para o setor educacional, devem ser contingenciados para alunos de baixa renda, que nem sequer conseguem ter condição financeira para comprar um celular ou um computador de última geração. Assim sendo, o setor educacional começará a dar bons resultados, que serão vistos pelo rendimento e desempenho dos alunos em sala de aula. Consequentemente, o Brasil terá futuros profissionais com alto índice de conhecimento dentro do ambiente escolar. Além do mais, cada um destes profissionais dêem de forma significativa sua parcela de contribuição dentro da Educação; seja ela no amadurecimento dos conceitos morais e éticos, como no amadurecimento da Democracia.

1.4 Deste modo vimos que a Educação pode melhorar quando existir investimentos na capacitação de professores, remuneração e bonificação por desempenho, contingenciamento dos recursos voltados também na estrutura da escola e a qualidade das disciplinas entregues aos alunos. Mas para isto é preciso responsabilizar o setor público e privado para que ambos invistam nestes áreas que são consideradas mais urgentes, que vem sendo ao longo de décadas relevadas em segundo plano, prejudicando o país em rankings internacionais, como foi recentemente quando o Brasil ficou entre os oito piores países no ranking do PISA de 2015, ficando na posição na 63ª, atrás de Trinidad e Tobago, Costa Rica, Qatar, Colômbia e Indonésia.

 
Todo o mundo

A equidade pode ser considerada como uma carta que leva em sua subscrição, boas notícias: aos seus destinatários e revela as boas intenções de seu remetente.

O que é equidade? Ela é um substantivo feminino que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade em conformidade com a verdade. A Equidade é um conceito que revela imparcialidade no julgamento, ao reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para tornar os direitos igualitários para todas as pessoas. A Grécia antiga é considerada o berço do conceito moderno da equidade, porque ela não excluía o direito escrito, apenas o tornava mais democrático, e teve um papel importante no direito romano. Ela é o resultado da disposição de alguém reconhecer igualmente o direito de cada um.

O direito equitativo A equidade é a expressão mais correta e justa na aplicação do Direito. Suas regras existentes são observados com critérios de igualdade e de justiça. A equidade é interpretada como a lei da moral. A pessoa que tem essa qualidade na vida não pratica a injustiça e nem aceita que alguém prejudique outros indivíduos. O uso da equidade na igreja deve seguir as normas bíblicas, levando em conta a moral social vigente e o regime político do Estado e os princípios gerais do Direito constitucional. Em síntese, o objetivo da equidade é a aplicação das leis de forma maleáveis, ou não demasiadamente rígidas, para não prejudicar casos específicos na vida dos indivíduos.

Notação importante: A equidade honra e enaltece a vida do próximo, levará felicidade, reconhecimento e brilho aos seus portadores.

 
Todo o mundo

Sobre o conceito de etnocentrismo
A palavra "Etnocentrismo", refere-se a um tipo de pensamento visionário de determinados indivíduos ou grupos que apresentam-se com qualidades e valores considerados como únicos. É deste tipo de visão que podem surgir em grupos que se consideram puros, superiores e capazes de superar as expectativas de qualquer tipo de grupos ou indivíduos.

O temor do indivíduo etnocêntrico
O maior temor do indivíduo etnocêntrico é ser superado por outrem. Nesta visão, há associação de elementos como o medo de ser superado por outros grupos ou indivíduos, sentimentos efetivos e emocionais, riqueza cultural, pensamento ideológico, tradições e costumes tradicionais, e até históricos de familiares e grupos que se consideram como detentores do saber e proprietários de privilégios.

A tendência do grupo ou indivíduo que desenvolve o pensamento etnocêntrico é se considerar uma pessoa de categoria superior, ou acima dos valores dos demais da sociedade, tendo uma capacidade cultura superior com parâmetros aplicáveis as demais sociedades.

Onde este pensamento é mais difundido
Esse tipo de pensamento é muito difundido entre grupos ideológicos, por carregar um sentimento de superioridade dos demais grupos. Em outras palavras, tais grupos se acham superiores e com variadas diferenças dentre outros grupos.

De onde vem a herança do etnocentrismo
O desenvolvimento evolutivo deste pensamento é expressar competências específica individual ou grupal.
Esse pensamento herdou características dos costumes, das crenças, de particularidades de grupos sociais e de indivíduos em particular.

Sua ligação é mais cultural
A designação do pensamento etnocêntrico é mais cultural, do que social e biológico, embora traga traços de ambas as ciências. O etnocentrismo tem mais relação com a antropologia cultural.

 
Manoel Sena
por Manoel Sena - domingo, 9 mar. 2025, 15:13
Todo o mundo

Introdução
O Comunismo, é um tipo de princípio doutrinário subliminar, e sua principal ferramenta do socialismo. É nela que estão concentradas todas as projeções do socialismo para a futura implantação do comunismo no mundo. É por meio dela que a ideologia socialista transforma-se, e é dentro do socialismo que acontece o metamorfoseamento do comunismo, para depois eclodir já com inúmeras ideias em formações, para serem aprimoradas até que alcance sua maturidade. Esses ideais, não estão explícitos ao interlocutor, porque estão sobre a égide da sublimidade. O objetivo disso, é esconder as ideologias marxistas que estão camufladas por detrás da doutrina subliminar. Deste modo, o socialismo oculta seus planos, projetos e as ações em direção ao comunistas dentro de sua doutrina de forma subtendida, ou não explicada.

Quem criou a doutrina socialista
O socialismo é uma doutrina econômica sociopolítica, de cunho revolucionário, foi elaborada pelos teóricos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Essa doutrina induz de forma sorrateira os indivíduos superarem o poder do capitalismo por meio da luta de classes. Mas o principal objetivo dela, é levar uma sociedade a se libertar das leis do Estado, da propriedade privada e da religião, para depois serem inseridos no Comunismo.

A doutrina subliminar: a roupagem do comunismo
A princípio, o comunismo vem com uma roupagem do socialismo, mas é um princípio doutrinário subliminar, que vem com mensagens sutis; que se diz: de um ensino que não está explícito, ou não está explicado, porque tem o objetivo de encobrir, ou deixar entrelinhas ou subentendido o que está por detrás dela. Ela é um casulo ou uma roupagem, uma espécie de transição do socialismo para o comunismo. O objetivo dela é jogar as sociedades no socialismo, e consequentemente conduzir todas elas a ideologia comunista no futuro.

Notação importante
É óbvio, que, quando uma doutrina é de cunho subliminar; ela objetiva transmitir ao interlocutor uma mensagem às escondidas na tentativa de influenciar o mesmo tomar decisões e fazer escolhas sem que tenha ciência do que está fazendo. A doutrina que vem com roupagem subliminar, penetra no subconsciente do indivíduo para fazer ele mudar de opinião, alterar seu estado emocional, induzindo o indivíduo obedecer inconscientemente uma ideologia sem saber para onde ele está indo. A doutrina subliminar do socialismo, é o lado oculto da comunicação ideológica do comunismo.

As características do comunismo
As características do comunismo, são: o fim da propriedade privada, para a propriedade socioeconômica organizada nos meios de produção coletiva, e a instauração de um regime político que esteja concentrado em uma única ideologia.

O último estágio do comunismo
O último estágio do socialismo, a caminho do comunismo, será a saída do poder capitalista e a destruíção do Estado soberano para o comunismo. Que consequentemente o Estado seria suprimido. Em outras palavras, o Estado e seus agentes desapareciam, vindo depois o estabelecimento de uma sociedade sem classes e sem regime governamental democrático. Mas centrado em um governo único sem partidos de oposição, e com poderes absolutos.

O comunismo em si
Uma vez que a doutrina socialista for implantada em uma sociedade, aí começa o processo de transição a caminho do comunismo. O processo de transição acontece ao meio de intensa disputas ideológicas, alianças e manobras políticas e com intensas discussões. Até que toda uma sociedade seja induzida a acreditar que o comunismo é um regime político ideal para a vida de uma sociedade. Mas não passa de uma farsa.
Depois da instauração do regime comunista dentro de um país ou de uma sociedade, começa-se a extinção do Estado e da religião, da propriedade privada, que agora pertence ao governo comunista.
Sequencialmente, o governo controla os meios de comunicação e as mídias sociais, e torna-os refém do sistema, que por sua vez dirá o que elas devem divulgar. Em outras palavras, será retirada toda liberdade política, de expressão e de religião, e o direito dos cidadãos de ir e vir, ou morar onde quiser.
No regime comunista, o governo controlará a procriação de filhos, que será responsabilidade do Estado, e a união conjugal tradicional será insignificante.
O governo também controlará o que você deve vestir ou comer, e que tipo de atividade ou posto público poder exercer, e por último controlará que tipo de turismo e intercâmbio cultural deve ser aceito dentro regime. Geralmente no regime comunista, o governo é ditatorial, ou parlamentarismo com leis socialistas radicais.
O comunismo opõe-se ao regime democrático, porque a democracia dá direitos de liberdade e igualdade de expressão, liberdade de propriedade privada, liberdade religiosa, direitos de tomar suas decisões e fazer suas escolhas com toda liberdade, procriar filhos e educá-los sem intervenção de terceiros. E por último prega uma sociedade igualitária, e aceita qualquer indivíduo ser inserido em qualquer classe social, mesmo sendo apátrida ou sem pátria.
A única vantagem do regime comunista, é que ele prega a igualdade social, no sentido de distribuição de proventos materiais. Mas nem sempre isso acontece. Porque em muitos países comunistas que existem hoje, a grande parte de seu povo vivem na pobreza. E apenas uma pequena parcela da população pertencem a elite rica, e continuam aumentando sua riqueza enquanto ficam mais escravos do regime comunista.

O símbolo do comunismo
O comunismo adotou como símbolo oficial, a foice, o martelo e uma estrela com cinco pontas. A foice, representa a massa camponesa e o martelo representa os trabalhadores das indústrias.
A estrela com cinco pontas representar os principais continentes do mundo, repassando uma ideia de governa universal. Já a foice e o martelo, representa a força de conquista dos trabalhosos da indústria e do campo. O fundo vermelho é o símbolo do pensamento comunista, que induz ao ideal de revolucionário marxista do comunista. Alguns países como China, Vietnã, Coreia do Norte e Angola, que adotam o comunismo como sistema de governo, adotaram estes símbolos em suas bandeiras oficiais.

Conclusão
Como se vê, a revolução socialismo, adotou o princípio doutrinário subliminar, que é considerado uma poderosa ferramenta de sua dialética. O socialismo como o casulo do regime comunista, adotou doutrinas camuflada. É dentro deste casulo o comunismo nascem, cresce e nutrem-se até completar seu tempo de metamorfoseamento para depois eclodir, e colocar seus ensinos doutrinários em atos e ações, para mudar a vida social das pessoas e o regime de governo democrático.

 
Manoel Sena
por Manoel Sena - domingo, 9 mar. 2025, 10:29
Todo o mundo

O abuso de autoridade, é o uso excessivo e desmedido das atribuições concedida a alguém que lidera ou uma instituição. Ela é entendida por ultrapassar os limites individuais ou da outorga que tem ou recebeu em nome de terceiro. Ela é caracterizada como abuso de poder, ou de autoridade.

É valer-se excessivamente da posição, para violar e invadir os espaços dos outros, bem como aproveitar-se e explorar os outros porque se encontra em uma confortável. É também não levar em consideração, ou fazer pouco-caso da outorga ou dos direitos dos outros; é subestimar e menosprezar a confiança de quem usa de boa-fé. A pessoa que usa de sua autoridade e poder de forma excessiva, corre sério de cair na prepotência, que é uma característica de muitos tiranos e déspotas de regimes absolutistas, que normalmente usam o seu poder para oprimir pessoas que estão sob a sua autoridade. Geralmente uma pessoa prepotente muitas vezes também é classificada como arrogante, porque se considera superior aos outros, tratando-as de forma desrespeitosa.

 
Todo o mundo

Competências Comunicativas no Contexto Escolar é um elemento currículo da área da Sociologia, ele é um material que está sendo disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Avalie as afirmações de Eni Orlandi (2016) e assinale a alternativa que indica as proposições corretas:

I. Em uma sociedade do conhecimento, do saber, sociedade da escrita aliada ao desenvolvimento e à divisão, como temos já dito em diferentes ocasiões, a existência da escola não só significa no seu interior, mas em toda a formação social, em sua natureza e estrutura;
II. O discurso pedagógico afeta também quem está fora da escola.
III. O sujeito de uma sociedade que tem a escola, mesmo não estando nela, é por ela significado, no caso, pela ausência, pela falta: na sua individuação pela escola, o sujeito é escolarizado ou não escolarizado e isso define as relações sociais em que se enreda, em que significa e é significado.

Apenas I está correta
Apenas II está correta
Você respondeu
I e II estão corretas
Resposta correta!
Todas estão corretas
Apenas III está correta

Pergunta 2
No contexto interacional entre escola e tecnologias, pode-se entender da realidade virtual as seguintes afirmações, exceto:

De acordo com Lévy, o virtual é o que existe em potência, e não em ato. Enquanto a realidade pressupõe uma efetivação material, uma presença tangível, o virtual é um “passe de mágica misterioso”.
Na continuidade da vida escolar são mais trabalhados textos formais, distantes das emoções, dos desejos e do conhecimento informal do cotidiano, afastando a realidade virtual, proporcionada por novas tecnologias digitais, da escola.
A realidade virtual prazerosa tem um pequeno lugar pedagógico, principalmente nos primeiros anos escolares, com a fantasia das histórias vividas/contadas.
Como o tempo virtual impõe-se ao espaço real, como a imagem impõe-se sobre o objeto e o virtual impõe-se ao atual, o indivíduo interage com a realidade das imagens, criando elementos próprios para entender a situação virtual, significá-la e interagir com ela.
Resposta correta!
Contudo, o virtual se opõe ao real, são, portanto, dois modos da mesma realidade.

Pergunta 3
A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação. Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TDIC, EXCETO:

utilização das redes sociais.
Resposta correta!
aulas tradicionais de exposição frontal.
gestão de espaços virtuais de aprendizagem.
metodologias midiáticas.
trabalhos colaborativos em redes.

Pergunta 4
Segundo VaniKenski (2008, p. 650), “a relação biunívoca em que se entrelaçam educação e comunicação engloba os mais diferenciados assuntos, concepções e linhas teóricas, práticas, sujeitos, tempos e processos formais e não-formais, conscientes e determinados, ou nem tanto assim”. Entretanto, grande parte da discussão se refere à relação polarizada entre os sujeitos e seus objetos.
É incorreto afirmar que:

Os processos de Comunicação e Educação são considerados resultados de uma recepção passiva, advinda da imposição de um polo (emissor/educador) sobre outro (receptor/educando).
As abordagens que tratam o processo da Comunicação e o da Educação de forma pragmática e transmissionista consideram que os sujeitos são de um lado emissores/educadores e de outros receptores/ educandos.
desconsidera-se a importância da inserção cultural do receptor como mediação fundamental entre a sociedade e a mídia de massa.
Resposta correta!
Os sujeitos serem autônomos e agirem como atores no processo dialógico comunicativo, sendo considerados ativos quando emitem estímulos e quando respondem a um estímulo.
Comunicar e educar seria produzir um movimento de transferência de um polo a outro.

Pergunta 5
Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”. Com o avanço das TICs, esta convergência é:

Prestigiada e permite, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Esquecida e possibilita, cada vez menos, algumas ocorrências de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais não dão conta das capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Resposta correta!
Reforçada e apresenta, cada vez mais, incontáveis possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais ampliam as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Dispensada e oculta, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais diminuem as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Reforçada e permite, cada vez menos, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, não sendo afetado pelos circuitos culturais.

Pergunta 6
O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa. FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003. p. 141.
Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional?

Educação, didática, comunicação e gestão
Resposta correta!
Educação, tecnologia, comunicação e gestão
Educação, didática, política e gestão
Educação, tecnologia, antropologia e gestão
Educação, comunicação, filosofia e gestão

Pergunta 7
No contexto interacional entre escola e tecnologias, não se pode depreender da interatividade e participação as seguintes afirmações, exceto:

A interação por meio das tecnologias digitais acontece com a máquina, mas as personagens e situações não são disponibilizados pelo meio tecnológico, mas sim pelo real.
A escola, na maioria das vezes, está próxima do universo dos jogos eletrônicos, mas não incentiva a autonomia e participação entre os jovens.
A escola, por meio da utilização de tecnologias digitais, não tem capacidade de possibilitar ensinamentos e experiências contextualizadas do universo das novas gerações de indivíduos que já nasceram na era da interação digital.
Os novos sistemas multimídias são quase humanos, pois possibilitam uma relação distante de diálogo e comunicação inclusiva dos indivíduos reais e virtuais.
Resposta correta!
Uma relação interativa com os meios permite ao usuário assumir o papel de sujeito.

Pergunta 8
Sobre a educomunicação, é INCORRETO afirmar:

Resposta correta!
A comunicação possui um fator de influência muito maior que o da escola, e por isso devem-se usar, na escola, as técnicas utilizadas na comunicação de massa, para torná-la tão efetiva quanto a mídia.
Procura colocar o praticante numa postura diferenciada do espectador, uma vez que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se informa, é produtor da própria informação que veicula.
É uma forma recente de abordagem pedagógica, mas que apresenta expectativas interessantes nos resultados que pretende alcançar.
Constitui uma nova abordagem pedagógica, um novo campo de saber, que procura atualizar a realidade da velocidade da veiculação e produção da informação com a aprendizagem dinâmica e eficaz.
Avalia o papel importante que os meios de comunicação exercem sobre o nosso cotidiano e busca aliar aspectos educacionais para tornar o processo de aprendizado mais participativo.

Pergunta 9
Na lógica capitalista, em que os instrumentos de produção interferem ou condicionam as relações sociais, não podemos esperar que a escola e o desenvolvimento sociotécnico se desenvolvam de modo isolado, portanto, não devem ser entendidos como espaços de vida independentes.

Dessa forma, é correto afirmar que:

O mundo contemporâneo impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo audiovisual não influencia a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
O mundo demiúrgico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
Resposta correta!
O mundo videotecnológico impregna a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
O mundo aristotélico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.

Pergunta 10
No mundo contemporâneo, o educomunicador seria o profissional preocupado com:

O uso de tecnologias móveis nos espaços interativos e lúdicos, assessorando e coordenando processos de gestão da educação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
O uso de tecnologias imóveis nos espaços familiares e profissionais, assessorando, mas não coordenando, os processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
O uso de tecnologias de educação a distância nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da escola, no sentido de viabilizar a manutenção de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos presenciais.
O uso da televisão e do rádio nos espaços comunicativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de não provocar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos, presenciais e a distância.
Resposta correta!
O uso de tecnologias nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.

Notação importante
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