Mensagens do blog por Manoel Sena
O significa que o Estado não adota oficialmente nenhum tipo credo ou uma profissão de fé, ou uma determinada religião específica. Em outras palavras, o Estado laico, se coloca em uma posição neutra em relação à religião e aos credos, mas assegura e defende a liberdade de opinião religiosa ou a profissão de fé de todos seus cidadãos independentemente como ele que manifestar sua fé em Deus.
A pessoa, a instituição ou Estado que se coloca na posição de laico, quer dizer que não adota e nem pertence a nenhum clero religioso, e não faz alianças ou recebe ordem religiosa, etc. Mas também não entra no mérito da questão religiosa. Em outras palavras, eles deixam que as pessoas se acomodem e procurem viver religiosamente com quiserem. Se houver interferência destes, já não são mais laicos. Mais laicista.
O Estado que luta para marginalizar e criminalizar a religião, não é um estado laico. Mais um estado ditatorial contra a religião. Pois o papel do Estado laico é amparar a todos independentemente de sua posição religiosa. Este é o verdadeiro sentido do estado laico. A pessoa, instituição ou o Estado que criam leis para combater, banir ou extinguir à influência da religião sobre a vida das pessoas, já não são mais laicos. Quem é laico nem se quer discute sobre religião. Pois o princípio de laicidade não lhes permite. Agora se eles entram em constantes embates, já não podem serem considerados laicos. Mais inimigos da religião, da cultura, da liberdade de expressão e da profissão de fé.
Se o Estado laico existe ou não, ele deve cuidar de seus cidadãos, e não usar a magna governamental para persegui-los porque faz parte de uma religião.
Não devemos confundir as pessoas, instituições, e o Estado laico; com quem estão embebedados e engodados pelos desejos da lascívia e da prostituição que tenta a todo custo banir os religiosos, só porque não aceitam seus comportamentos reprováveis. Pessoas ou Estado que adotam o laico como princípio de neutralidade religiosa, são considerados 100%% neutros.
O Estado laico, é neutro em relação à religião e suas normas. Já o Estado que adota o laicismo, ele se torna preso a uma espécie de ideologia que prega o racionalismo, ou seja, tudo o que existe é um objeto racional. Significa que essa filosofia laicista; é materialista, anticristã e 100% diabólica. A primeira prova de que a pessoa é 100% laica, ela não quer contrariar os dogmas que são considerados canônicos.
Observações complementares
1. Sobre o conceito de laiticismo
É uma doutrina ideológica que enquadra seus adeptos na laicização. Ou seja, os adeptos do laicismo opõe-se contra a influência e a interferência do seguimento religioso dentro das repartições políticas e sociais. Estas as características do laiticismo. A base da doutrina do laicismo, é cultivar a vida social em escala mundial. Seus adeptos prezam a ordem mundial pelas pelas leis civis, que podem ser no sistema político democrática ou socialista.
2. Sobre o conceito de laico
É uma característica, de quem não aceita o governo e a influência dos dogmas canônicos e nem quer faz parte de uma ordem religiosa.