Blog entry by Manoel Sena

Anyone in the world

Desafios no uso correto da Sociologia no contexto de Estado e da educação
1. É notório que apesar da Sociologia já ter dado sua parcela de contribuição de forma significativa no que diz respeito a compreensão e o entendimento de como funciona o sistema de Governo brasileiro e suas instituições, bem ajudar a traçar o tipo de comportamento dos seus agentes quanto a causa do Estado, ainda vem enfrentado resistência e enormes desafios que precisam serem superados. Dentre tantos desafios que ela tem que superar, destacam-se: o uso correto dela no sistema de Governo e contexto educacional, visando formar cidadãos conscientes de deveres e direitos no contexto democrático.

1.1 Sabe-se que a Lei de Nº. 11.684, de 2 junho de 2008, junto com a Lei de Nº 9.394, acrescido da Nº. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foram passos importantes que ajudaram a inserção da Sociologia. Tal desafio já foi superado. Mas o uso dela como ciência, que pode contribuir na formação de um Estado, e um sistema de Governo baseado nos moldes da democracia, ela tem encontrado muitos desafios. Pois a utilização dela como ferramenta científica dentro de muitas repartições do Governo Brasileiro, tem sido a manipulação para levar o Estado na direção do sistema de governo progressista. E qual é a consequência deste tipo de uso da Sociologia neste sentido? Ela tem levado o país ao estado de polarização generalizada no campo político, ideológico e religioso trazendo desarmonia sem precedente em todas as camadas sociais da sociedade brasileira.

1.2 Além disso, a Sociologia como ciência, tem sido usada como ferramenta de manipulação visando induzir e conduzir os cidadãos a vários tipos de ideologias políticas, que em vez de libertá-los e transformá-los, torna-os em meros objetos de manobra política, para atender projetos ambiciosos, que no final das contas escraviza-os sobre o poder de um regime político. Este! Pode ser considerado, um megadesafio, que os sociólogos vem enfrentando, e ainda terão que enfrentar daqui pela gente. É inegável que existe de forma descarregada, subliminar, velada e camuflada, a aplicação dos conceitos epistemológicos dentro do contexto das ciências sociais, visando transmitir ao interlocutor uma mensagem às escondidas na tentativa de influenciá-lo a tomar decisões e fazer escolhas sem que tenha ciência do que está fazendo.

1.3 Como todos podem ver, tratamos em dois argumentos os desafiadores usos da Sociologia no contexto do Estado e na educação, sendo dois desafios os cientistas sociólogos vêm enfrentando desde que ela foi citada pela primeira vez como disciplina pelo deputado Rui Barbosa (Freitas; França, 2016, p. 42). De lá para cá, muitas coisas já mudaram, e ainda sobre ela prometem acontecerem drásticas mudanças nos usos de seus conceitos à medida que vão surgindo mentes brilhantes e de cabeça feita que não aceitam serem manipulados, e nem permite que alguém defraude o brilho de seu caráter que foi forçado na temperatura do sentimento de liberdade, como se nascesse dentro do fogo que sai fole do ferreira democrático. Vale ressaltar, que ainda temos muito o que fazer, pois na maioria dos municípios do Brasil, ainda não são trabalhados os conceitos da Sociologia no ensino fundamental, que o uso deles poderiam ajudar na formação dos alunos serem cidadãos cientes de que precisam ser libertos democraticamente.

[ Modified: Friday, 4 April 2025, 5:29 AM ]