Domingo próximo dia (28), a partir das 8h, os brasileiros voltarão às sessões de votação para eleger seu oitavo presidente da República eleito democraticamente, e mais governadores de 13 estados e do Distrito Federal no segundo turno de 2018.
As eleições brasileiras vem ganhando notoriedade e respeito no mundo, por ter se amadurecido, depois de anos turbulentos e violentos dos tempos da Ditadura Militar.
As instituições políticas do Brasil estão se amadurecendo, e ganhando ritmo específico, e melhorando seus princípios democráticos a cada ano: se tornando um exemplo para o mundo.
Em todas eleições do Brasil, só houve segundo turno nas eleições para Presidente da República, em 1989, 2002, 2006, 2010 e 2014. E nas disputas de 1994 e 1998 a decisão ocorreu no primeiro turno.
Essa eleição do próximo domingo, será a oitava vez que o Brasil elegerá pelo voto direto e universal o chefe do Executivo Federal depois da ditadura militar. Essa é uma conquista democrática de todos brasileiros, que começou ser desenhada no ano de 1983, com o chamado “Movimento Diretas Já”.