Em breve
- Docente: Manoel Sena
VISÃO DE EDUCOMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
É evidente que a Educomunicação é uma ferramenta imprescindível e norteadora dentro do contexto escolar. Existem atualmente inúmeras teorias que objetivam explicar seu campo de ação, e os tipos de ambientes mais férteis que ela pode ser trabalhada para melhorar aprendizagem do aluno e enriquecer o professor em seu campo de ação pedagógico. Todavia, no recorte desta disciplina, destacam-se: a Dialógica de Paulo Freire, e as Mediações de Jesús Martín-Barbero.
Aprende-se que na teoria comunicacional dialógica de Paulo Freire, existe a união de inúmeros sujeitos, que procuram instaurar na Educomunicação laços dialogais para aquisição do conhecimento. Por um lado, estar o professor que conta com suas técnicas científicas, e o aparato burocrático oferecido pela instituição pública ou privada. E por outro lado, o aluno que aguarda com ansiedade autonomia, e a oportunidade para ser protagonista de seu próprio conhecimento científico. Assim sendo, ambos agiram de forma organizada, sem manipulação e amarras em um ato histórico, transformando o ambiente escolar em terreno fértil para discussão democrática igualitária.
Além do mais é preciso frisar, que na teoria das mediações de Jesús Martín-Barbero, ele deixa entendido, que o professor ao ocupar a posição de mediador entre o aluno e o conhecimento; ele pode melhorar de forma significativa o ambiente escolar para futuras relações colaborativas e participativas no contexto Educomunicação. Deste modo, isto incidirá em mudanças na percepção de como o aluno irá identificar de forma técnica e científica, os conteúdos que chegam até ele, como: vídeos, imagens, textos e podcast, como fazendo parte transformadora de seu aprendizado cientifico social.
Diante do que foi exposto, percebe-se que a somatória da metodologia dialógica e das mediações constituirão partes integrantes e determinantes para o aprendizado do novo cientista no contexto de Educomunicação escolar. Elas ajudam os professores e alunos criar um ambiente onde todos possam interagir sincronicamente de forma proporcional nas resoluções de problemas científicos, como também por meio delas, eles conseguirão identificar e separar os melhores conteúdos que podem oferecer as respostas necessárias em cada conceito do contexto de Educomunicação
- Docente: Manoel Sena
Neste curso falaremos da importância da comunicação acadêmica no ambiente escolar, para que por meio dela, haja possibilidade de melhoria na troca e no compartilhamento do conhecimento científico nas áreas de cada profissional.
- Docente: Manoel Sena