VISÃO DE EDUCOMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

É evidente que a Educomunicação é uma ferramenta imprescindível e norteadora dentro do contexto escolar. Existem atualmente inúmeras teorias que objetivam explicar seu campo de ação, e os tipos de ambientes mais férteis que ela pode ser trabalhada para melhorar aprendizagem do aluno e enriquecer o professor em seu campo de ação pedagógico. Todavia, no recorte desta disciplina, destacam-se: a Dialógica de Paulo Freire, e as Mediações de Jesús Martín-Barbero. 

Aprende-se que na teoria comunicacional dialógica de Paulo Freire, existe a união de inúmeros sujeitos, que procuram instaurar na Educomunicação laços dialogais para aquisição do conhecimento. Por um lado, estar o professor que conta com suas técnicas científicas, e o aparato burocrático oferecido pela instituição pública ou privada. E por outro lado, o aluno que aguarda com ansiedade autonomia, e a oportunidade para ser protagonista de seu próprio conhecimento científico. Assim sendo, ambos agiram de forma organizada, sem manipulação e amarras em um ato histórico, transformando o ambiente escolar em terreno fértil para discussão democrática igualitária. 

Além do mais é preciso frisar, que na teoria das mediações de Jesús Martín-Barbero, ele deixa entendido, que o professor ao ocupar a posição de mediador entre o aluno e o conhecimento; ele pode melhorar de forma significativa o ambiente escolar para futuras relações colaborativas e participativas no contexto Educomunicação. Deste modo, isto incidirá em mudanças na percepção de como o aluno irá identificar de forma técnica e científica, os conteúdos que chegam até ele, como: vídeos, imagens, textos e podcast, como fazendo parte transformadora de seu aprendizado cientifico social.

Diante do que foi exposto, percebe-se que a somatória da metodologia dialógica e das mediações constituirão partes integrantes e determinantes para o aprendizado do novo cientista no contexto de Educomunicação escolar. Elas ajudam os professores e alunos criar um ambiente onde todos possam interagir sincronicamente de forma proporcional nas resoluções de problemas científicos, como também por meio delas, eles conseguirão identificar e separar os melhores conteúdos que podem oferecer as respostas necessárias em cada conceito do contexto de Educomunicação

Neste curso falaremos da importância da comunicação acadêmica no ambiente escolar, para que por meio dela, haja possibilidade de melhoria na troca e no compartilhamento do conhecimento científico nas áreas de cada profissional.