ABIATAR – Um sacerdote da antiga linhagem de Eli. Aparentemente, o nome de seu pai era Aimeleque (1 Sm 22.20) e um de seus filhos tinha o mesmo nome (2 Sm 8,17). Aimeleque. Quando Sauí assassinou os sacerdotes do Senhor em Nobe, Abiatar escapou e fugiu para Davi, a quem serviu e carregava a arca do Senhor quando necessário.
Frequentemente (pelo menos oito vezes), Zadoque e Abiatar são mencionados juntos (Zadoque sempre em primeiro lugar) como sumo sacerdotes na época de Davi. Na rebelião de Absalão, Abiatar permaneceu fiel à causa de Davi, Entretanto, quando mais tarde Adonias tentou se apoderar do trono, Abiatar somou-se ao seu grupo e foi, finalmente, deposto por Salomão, e recebeu ordens para permanecer em sua cidade natal, Anatote, Salomão poupou sua vida por ter fielmente compartilhado as aflições de Davi.
Quando Abiatar foi deposto, cumpriu-se a condenação predita contra a casa de Eli, como mencionado em 1 Reis 2.27. Se em 2 Samuel 8.17 Zadoque e Aimeleque são inesperadamente citados em conjunto, pode ser que Abiatar tenha colocado Abimeleque como seu assistente devido à sua idade avançada. Quando Jesus diz, em Marcos 2.26, que Davi veio para requisitar o pão do ritual judaico quando “Abiatar era sacerdote” enquanto a passagem em 1 Samuel 22.11ss. diz que Aimeleque preencheu aquele cargo, aparentemente o filho Abiatar pode ser considerado como aquele que se projetou de maneira mais proeminente.