O egoísmo, é entendido como sendo a consequência do orgulho! O que se entende por egoismo, é o ato ou ação se colocar meus interesses como minhas principais prioridades; em detrimento do sofrimento alheio.
É evidente que o orgulho e o egoísmo, mas não são sinônimos. No entanto, eles são virtudes negativas inseparáveis. É correto dizer que, onde existe o orgulho, ali estarão os traços do egoísmo.
Enquanto no estado de orgulho, o sujeito alardeia suas próprias qualidades e alimenta seu coração de altivez; por outro lado, o sujeito no estado de egoísmo, alega ausência de proventos ou de qualidades, para escondê-los e negar auxilio ao seu semelhante.
O indivíduo orgulhoso, é conhecido pela sua riqueza de espírito, e a esnobação do que tem, é apenas em torne de si mesmo. Se alguém lhe procurar por auxílio, ele se transforma em um egoísta, passando a ser conhecido pela sua mesquinhez de espírito, revelando ausência de carisma, altruísmo e empatia. O metaforeamento de orgulho para o egoísmo, é uma manobra frenética vibrante do indivíduo, que tem como objetivo de negar o auxílio e amparo ao seu semelhante.
Resumindo: o egoísmo é a ausência de altruísmo e o excessivo apego aos bens materiais. O egoísmo faz o sujeito ignorar o bem comum, e os interesses coletivos. Quem desenvolve este tipo de sentimento individualista, tende excluí os outros de seu radar social, e coloca seu individualismo acima de tudo e de todos.