Prova eletrônica de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica » Tifsa Brasil

Prova eletrônica de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica

A prova presencial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da área de Administração, é um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
São exemplos de fontes externas de inovação tecnológica para as empresas:

Relatórios setoriais. Serviços prestados por consultorias especializadas.
Produtos fabricados pela empresa.
Desenvolvimento dos recursos humanos da empresa.
Programas internos de qualidade.
Programas de qualidade. Aprendizado organizacional.

Feedback da questão
Paulo Tigre apresenta como fontes externas de inovação tecnológica: consultorias especializadas, livros, manuais, vídeos, relatórios setoriais, softwares, obtenção de licenças de fabricação de produtos, tecnologias embutidas em máquinas e equipamentos. Estudamos as fontes externas de inovação tecnológica no subtema 3 da Unidade 2.

Pergunta 2
Na atividade de gestão ou liderança nas empresas, o empreendedor deve extrair das pessoas o que elas tiverem de melhor a oferecer para o desenvolvimento de inovações. Para isso, é necessário saber a diferença entre grupo e equipe.

Assinale a alternativa correta:

Uma equipe é a totalidade de funcionários que recebe as mesmas atribuições e remuneração em uma empresa.
Uma equipe é a reunião de pessoas que trabalham individualmente para um fim comum, envolta em subjetividades e situações que influenciam seus desempenhos aquém do esperado.
Uma equipe é um grupo de funcionários alocados em um departamento específico da empresa.
Em sinergia, um complementando a atividade do outro, os membros de uma equipe trabalham cooperativamente, em busca dos mesmos objetivos ou propósitos.
Uma equipe é formada por todos os empregados de um nível hierárquico da organização (nível estratégico, nível tático, nível operacional).

Feedback da questão
Uma equipe é uma reunião de indivíduos em torno de objetivos comuns, comprometidos e envolvidos. É a soma de inteligências bem lideradas, em que há sinergia e eficiência. Grupo não é o mesmo que equipe. Um grupo pode ser apenas uma reunião de trabalhadores em torno de um fim comum, mas envolta em subjetividades e situações que influenciam seus desempenhos, aquém ao esperado. Uma gestão ou liderança ineficaz pode contribuir para transformar um grupo em equipe.
Nós estudamos as características e diferenças entre grupo e equipe no subtema 3 da Unidade 6.

Pergunta 3
Uma ferramenta bastante utilizada para o diagnóstico e planejamento das empresas é a matriz SWOT, uma abreviação de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

As “oportunidades” e “ameaças” correspondem a resposta correta:

Macroambiente organizacional.
Microambiente organizacional.
Ecossistema organizacional.
Departamento organizacional.
Mesoambiente organizacional.

Pergunta 4
Valorizar não apenas os seus acertos, mas também as tentativas e erros em pesquisa, e buscar ouvir constantemente a opinião dos seus clientes são características de uma empresa que adota o(a):

Aprendizado organizacional.
Cultura organizacional.
Progressão organizacional.
Meritocracia organizacional.
Ambiente organizacional.

Feedback da questão
Conforme Tidd e Bessant (2017), citados por Carstens e Fonseca (2019), o aprendizado organizacional é decorrente de: tentativas, erros e acertos em projetos de pesquisa; opinião de
clientes, por meio de estudos em que apontem necessidades, incluindo-os nas pesquisas; assimilação de ideias de outras empresas. imitação e aperfeiçoamento de outros produtos; cultivo
incansável de novas ideias.
Nós estudamos o aprendizado organizacional para inovação no subtema 3 da Unidade 6.

Pergunta 5
Assinale a alternativa que apresenta as etapas do modelo linear de inovação.

Mapeamento organizacional. Pesquisa básica. Pesquisa experimental. Comercialização. Distribuição.
Pesquisa básica. Pesquisa aplicada. Plano de negócios. Planejamento estratégico. Implementação.
Prospecção tecnológica. Pesquisa aplicada. Pesquisa básica. Comercialização. Distribuição.
Mapeamento organizacional. Pesquisa básica. Pesquisa aplicada. Produção. Pesquisa experimental.
Pesquisa básica. Pesquisa aplicada. Desenvolvimento. Produção. Distribuição e comercialização.

Feedback da questão
O livro Gestão da Inovação e Competitividade (2018), organizado por Silvia Helena Henriques, apresenta o modelo linear de inovação formado sequencialmente pela pesquisa básica, pesquisa aplicada, desenvolvimento, produção e distribuição e comercialização.
Nós estudamos o modelo linear de inovação e o modelo interativo de inovação no subtema 1 da unidade.

Pergunta 6
O plano de negócio é um documento que serve para diversas finalidades.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma função do plano de negócio.

Descrever aspectos de um novo empreendimento.
Detalhar respostas operacionais a questões inesperadas do cotidiano empresarial.
Descrever uma estrutura empresarial já existente.
Servir de guia para investidores e instituições financeiras.
Monitorar o desempenho do negócio ao longo do tempo.

Feedback da questão
Um plano de negócio é um documento que descreve detalhadamente os aspectos de um novo empreendimento, ou de uma estrutura empresarial já existente. Ele é extremamente útil para definir os objetivos do negócio, analisar seu mercado-alvo e estabelecer estratégias de marketing, finanças e gestão de pessoas. Um plano de negócio serve como um guia estratégico para empreendedores, investidores e instituições financeiras, ajudando a avaliar a viabilidade do negócio, a tomar decisões informadas e a comunicar a visão e as estratégias da empresa. Ele também pode ser usado internamente para orientar as operações e monitorar o desempenho do negócio ao longo do tempo.
Nós estudamos o conceito de plano de negócio no subtema 2 da Unidade 6.

Pergunta 7
Estudamos na nossa disciplina que a inovação tecnológica pode ser realizada em produtos (bens, serviços) ou em processos.

Assinale a alternativa que descreve o que torna um produto tecnologicamente novo:

Inovação na organização produtiva do processo fabril de um bem.
Emprego de novos equipamentos na fabricação de um bem.
Incorporação de software ou outro componente inovador em um bem produzido.
Redução no preço das máquinas empregadas na produção de um bem.
Aperfeiçoamento das máquinas usadas no processo fabril de um bem.

Feedback da questão
Um produto pode ser um bem, um serviço ou uma combinação de bem com serviço. Um bem é um item comercializado por uma empresa que, mediante remuneração, transfere para o cliente a sua propriedade. Já um serviço, diferentemente de um bem, é consumido durante a sua produção, e não pode ser estocado.
Nós estudamos sobre inovação tecnológica de produto e inovação tecnológica de processo no subtema 2 da Unidade 2.

Pergunta 8
As inovações podem ser classificadas de diferentes formas. No livro Dez tipos de inovação, Larry Keeley e seus coautores elaboraram uma taxonomia da inovação estruturada em três categorias: inovação de configuração, inovação de oferta e inovação de experiência.

São exemplos de inovação de experiência:

Inovação em serviços (degustação, test drive, programa de fidelidade, atendimento pós-venda), inovação de canal (venda direta, omnichannel), de marca (cobranding, licensing) e inovação no envolvimento do cliente (personalização, sensorialidade, comunidades).
Inovação no modelo de lucro (venda de pacotes, preço flexível, assinatura, licença etc.), inovação em rede (alianças, fusões, cooperação) e inovação na estrutura (gestão descentralizada, design organizacional, terceirização).
Inovação no modelo de lucro (venda de pacotes, preço flexível, assinatura, licença etc.), inovação em rede (alianças, fusões, cooperação) e inovação no sistema de produto (módulos, complementos, extensões, plug-ins).
novação no processo (produção enxuta, automação de processos, padronização), inovação em rede (alianças, fusões, cooperação) e inovação no sistema de produto (módulos, complementos, extensões, plug-ins).
Inovação na estrutura (gestão descentralizada, design organizacional, terceirização), inovação no processo (produção enxuta, automação de processos, padronização) e inovação no desempenho de produto (funcionalidade, design, segurança, impacto ambiental, customização).

Feedback da questão
O livro Dez tipos de inovação relaciona como exemplos de inovação de configuração a inovação no modelo de lucro (venda de pacotes, preço flexível, assinatura, licença etc.), em rede (alianças, fusões, cooperação), na estrutura (gestão descentralizada, design organizacional, terceirização) e no processo (produção enxuta, automação de processos, padronização). São exemplos de inovação de oferta a inovação no desempenho de produto (funcionalidade, design, segurança, impacto ambiental, customização) e no sistema de produto (módulos, complementos, extensões, plug-ins). E são
exemplos de inovação de experiência a inovação em serviços (degustação, test drive, programa de fidelidade, atendimento pós-venda), de canal (venda direta, omnichannel), de marca (cobranding, licensing) e no envolvimento do cliente (personalização, sensorialidade, comunidades).
Nós estudamos as formas de classificar as inovações no subtema 3 da Unidade 1.

Pergunta 9
São exemplos de fontes internas de inovação tecnológica para as empresas:

Palestras e cursos ofertados por pesquisadores estrangeiros.
Tecnologias embutidas em máquinas e equipamentos comercializados pelos concorrentes.
Relatórios setoriais. Serviços prestados por consultorias especializadas.
Livros. Manuais. Vídeos.
Programas de qualidade. Aprendizado organizacional.

Feedback da questão
Paulo Tigre apresenta como fontes internas de inovação tecnológica: atividades de desenvolvimento de produtos e processos, programas de qualidade, desenvolvimento dos recursos humanos, aprendizado organizacional.
Nós estudamos as fontes internas de inovação tecnológica no subtema 3 da Unidade 2.

Pergunta 10
Estudamos na nossa disciplina que ser empreendedor é diferente de ser empresário, ou ter uma empresa.

Assinale a alternativa que explica essa diferença:

O empreendedor é o responsável pelas atividades operacionais, repetitivas e cotidianas da empresa. O empresário é quem pensa estrategicamente os objetivos de longo prazo.
O empresário representa o lado formal do negócio, é quem estabelece um negócio e o conduz no dia a dia.
O empreendedor representa o lado criativo e prático, essencial para o nascimento, crescimento e sobrevivência de um negócio.
O empreendedor representa o lado formal do negócio, é quem o conduz no dia a dia. O empresário é quem financia o negócio, é quem entrou com o capital financeiro.
O empreendedor tem orientação administrativa e operacional. O empresário tem orientação estratégica.
O empresário é quem idealiza o negócio.
O empreendedor é quem executa as tarefas setoriais (marketing, vendas, finanças, jurídico etc.).

Feedback da questão
Antonio Maximiano explica as diferenças entre ser empresário ou ter uma empresa e ser empreendedor. Enquanto o empresário representa o lado formal do negócio, sendo quem estabelece um negócio e o conduz no dia a dia, o empreendedor representa o lado criativo e prático, essencial para o nascimento, crescimento e para a sobrevivência de um negócio. “O empresário tem orientação administrativa; o empreendedor tem orientação estratégica. Todo empresário deve ser continuamente empreendedor”.
Nós estudamos o significado da palavra “empreendedor” no subtema 3 da unidade 3.

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Livros, Manuais,Vídeos, cobranding, licensing, omnichannel ,design, organizacional, terceirização, recursos humanos,

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