Estudo de Caso: Dignidade e cidadania brasileira » Tifsa Brasil

Estudo de Caso: Dignidade e cidadania brasileira

É inegável que entre os anos de de 2003-2010, a sociedade brasileira melhorou e teve avanços significativos, contribuindo diretamente para que muitos que viviam em estado miséria absoluta saíssem desta situação social deprimente. Todavia, esta melhoria ou estes avanços, tiveram vários pontos fundamentais do Governo anterior, que ajudou muito neste sentido. Dentre eles, destacam-se: real forte e o combate a infração.

Sabe-se que no primeiro ano do Governo do presidente Itamar Franco, em 1992, assumiu o Ministério das Relações Exteriores, e no seguinte ano, lhe foi atribuída a função de Ministro da Fazenda. Durante sua gestão pasta, ele realizou uma reforma monetária na economia que vivia sucumbida pela alta inflação. Foi desta reforma que foi criado Plano Real, baseado em três tripés macroeconômicos: “Câmbio flutuante, Meta de inflação e Meta fiscal”. Cumpre ressaltar, que o Plano Real, resultou também na promoção da desindexação da economia. Isto é, os preços e valores não eram reajustados com base no diário inflacionário, evitando os reajustes contínuos, que era uma das causas primárias da hiperinflação brasileira. Vimos que terminado o Governo de Itamar Franco, foi eleito Fernando Henrique, que continuou com o Plano Real e no compromisso do controle da inflação, fazendo com que o real se valorizasse de forma significativa. Isto favoreceu que FHC fosse consagrado nas urnas, conseguindo sua reeleição. Ele conseguiu desindexar a economia da inflação e indexá-la ao dólar, o Real criou vida frente a moeda americana, ficando estável até aos dias de hoje.

Como se ver. moeda forte, inflação sobre controle, estes dois pontos foram fundamentais do Governo anterior, que criou condições financeiras favoráveis para o futuro Governo, que até então era incerto. Sabe-se que, Fernando Henrique Cardoso em seu Governo, fez diversas reformas estruturantes com a finalidade de evitar com que a inflação voltasse, até que conseguiu deixar a economia estável. Ele ainda, pautou pelas privatizações de várias estatais brasileiras, como a Companhia Vale do Rio Doce, da área do setor de mineração e siderurgia, Telebrás, de telecomunicações, Banespa, banco pertencente ao governo do estado de São Paulo, fazendo assim, forte aquisição bens de capitais de grupos estrangeiros, que faziam aquisição das ações, e tornavam-se sócios majoritários. Durante seu mandato, ocorreram várias reformas no setor da Educação, da qual foram aprovadas no ano de 1996 as Leis de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB), e subsequentemente deu-se criação dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Básico – PCEB. Deste modo, com a eleição de Luiz Inácio da Silva, ele encontrou condições fértil para retirar da sociedade milhões de cidadãos que viviam no estado absoluto de miséria. Deste modo, cada governo faz sua parte, e quem ganha é cidadão brasileiro.

Redes sociais
21 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *