Estudo de caso - Sugestão de temas imprescindíveis para uma conferência acadêmica em Direitos Humanos » Tifsa Brasil

Estudo de caso – Sugestão de temas imprescindíveis para uma conferência acadêmica em Direitos Humanos

1. É indiscutível que as instituições de ensino superior, deve promover eventos, como: jornadas científicas, simpósios, seminários, congressos, fóruns, palestras, workshops, encontros acadêmicos, mesa-redonda e painéis para tratar de assuntos relacionados ao aprendizado e o crescimento científico de seus aprendentes. Entretanto, em se falando de uma conferência acadêmica voltada aos interesses dos direitos da pessoa, seria altamente recomendado usufruir do espaço destinado à discussão sobre os Direitos Humanos, destaca três temas considerados de grande relevância para o aprendizado dos alunos, que são: Direitos políticos, Direitos sociais e Direitos civis.

1.1. Sabe-se que os Direitos Políticos, consistem na oportunidade do cidadão escolher seus governantes, participar ativamente do processo eleitoral como candidato ou como eleitor, ajudar a elaborar leis, fazer críticas construtivas, opinar ou questionar como elas foram criadas, participar direto e indiretamente da administração pública, além de ter a liberdade de fiscalizar ao mesmo tempo as ações políticas e a distribuição dos impostos em áreas sensíveis do poder público e da sociedade.

1.2 Além do mais, os Direitos Sociais é entendido como a consistência da garantia do descanso remunerado do trabalho, fundos de garantias, assistência previdência e médica e acesso direto a educação pública de qualidade, dentre outros pontos de assistência social que são desconhecidos pelos cidadãos. Ainda nesta direção, notabilizam que existem muitos alunos que apesar de ser um acadêmico, eles podem ser colocados ao lado de um grande contingente de sujeitos que são ignorantes que Direitos Sociais.

1.3. Ademais disso podemos concluir que, que os Direitos Civis consistem na liberdade do cidadão escolher que profissão que seguir, que tipo de profissão de fé quer adotar para sua vida espiritual, gozar do direito de fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões, ter a liberdade de se expressar, de ir e vir sem ser molestado. Ter o direito ao acesso à justiça gratuita, direito e a garantia da propriedade privada. Resumindo: os Direitos Civis garantem ao cidadão de ser tratado de forma igualitária pelo Estado.

1.4 Deste modo vimos que é imprescindível a incorporação de temas como Direitos Políticos, Direitos Sociais e Direitos Civis, durante a realização de um evento voltado à discussão dos Direitos Humanos, pelo fato deles terem sua importância para o aprendizado dos alunos que estão cursando qualquer área do conhecimento científico. Acredita-se que a sugestão de temas que foram abordados no corpo de nossos argumentos, podem contribuir significativamente com o aprendizado dos discentes.

Redes sociais
26 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *