A antropomorfia é uma figura de linguagem que é usada para atribuir a Pessoa de Deus, anjos, espíritos e entidades do mundo inferior: formas humanas ou de animal ou parte dos mesmos, ou a qualquer tipo de objetos da natureza e suas formas, etc.
O antropomorfismo é uma forma de pensamento comum a diversas crenças religiosas que atribui a Deus, aos anjos, aos demônios ou a seres sobrenaturais comportamentos e pensamentos característicos tipicamente do ser humano.
O uso do antropomorfismo aplicado a seres sobrenaturais já foi um tema muito criticado pelos antigos filósofos da Grécia antiga. Para grande parte dos filósofos gregos, o uso da antropomorfia e sua aplicação à pessoa de Deus e seres sobrenaturais não tinha o menor sentido. Na visão da maioria deles, a doutrina da antropomorfia buscava apenas compreender a realidade circundante, e atribuir às características e o comportamento típicos da condição humana e às formas inanimadas da natureza ou aos seres vivos irracionais; e não a Deus.
Enquanto a antropopatia atribuir à Pessoa de Deus e a outros seres sobrenaturais; emoções, paixões e desejos humanos ou dos animais; a antropomorfia objetiva expressar e apresentar características na pessoa de Deus; nos anjos, nos demônios ou entidades sobrenaturais: formas humanas, ações humanas, pensamento humano, gestos humanos, intuição animal, forma animal, características e ações dos seres vivos irracionais; e até de objetos da natureza ou astronômica.
E em último caso ela também é usada para colocar características e formas humanas; ações humanas, nos animais e vice e versa. Se observarmos com bastante cuidado podemos detectar inúmeras passagens que retrata Deus; os anjos, os demônios, as entidades e os objetos da natureza com forma, atividade, pensamento, braço, olhos, rosto, andar, ver humano, voo de ave, etc.
Vou apresentar dois exemplos. Ex.: 01. Em Ezequiel e Daniel vemos os anjos querubins sendo apresentados como forma humana e de animais (Ez 1:10; 10:14; Dn 7:4).
Ex: 02. Já em Salmos 104:3, Sl 18:10), o salmista apresenta as nuvens como um carro; e o vento como tendo asas (II Sm 22:11).
Nossa miragem: O antropomorfismo como figura de linguagem, nos ajuda compreender como Deus e as entidades do mundo inferior se apresentam para se comunicar com os humanos. Ele pertencente ao grupo da figura de pensamento. Autor: Pbsena
O Antropomorfismo é um conceito filosófico que está associado as formas humanas, ou seja, ele atribui características, sejam físicas, sentimentos, emoções, pensamentos, ações ou comportamentos humanos aos objetos inanimados ou seres irracionais.