O Fruto do Espírito Santo - V » Tifsa Brasil

O Fruto do Espírito Santo – V

Antes do grande avivamento pentecostal iniciado no começo deste século, dava-se bastante ênfase ao fruto do Espírito, enquanto que os dons eram ignorados. Para por fim a esse desequilíbrio, começou-se a dar ênfase aos dons e quase a ignorar o fruto do Espírito. Hoje, no entanto, a situação parece bem mais delicada, devido ao fato de estar sendo dada pouca ênfase tanto aos dons quanto ao fruto do Espírito.Evidentemente, esta posição coloca-nos em desacordo com a Bíblia Sagrada, devendo, portanto, levar-nos a uma tomada de posição quanto ao assunto.

1. Relação dos Dons e do Fruto do Espírito Santo

De acordo com o apóstolo Paulo, em sua primeira car­ta aos Coríntios 12.8-10 e Gaiatas 5.22, são os seguintes os dons e os aspectos do fruto do Espírito:

a) Os Dons do Espírito

Palavra da sabedoria

Palavra do conhecimento

A Fé

Dons de Curar

Operação de milagres

A Profecia

Discernimento de espíritos

Variedade de línguas

Interpretação de línguas.

b) O Fruto do Espírito

A Caridade

O Gozo

A Paz

A Longanimidade

A Benignidade

A Bondade

A Fé

A Mansidão

A Temperança

O fato de os dons serem em número de nove e o fruto do Espírito ser nônuplo em seus aspectos, parece não pas­sar duma mera coincidência, porém, não é assim. Levando em consideração que o Espírito Santo foi o divino inspira­dor de toda a Bíblia, temos de considerar também o inte­resse divino em nos comunicar um grande e necessário en­sino através dessa aparente coincidência.

2. Distinção Entre Dons e Fruto do Espírito

Não obstante os dons e o fruto procederem do mesmo Espírito, dons e fruto são diferentes entre si. Por exemplo:

Os dons são dados, recebidos, enquanto o fruto é ge­rado em nós.

Os dons vêm após o batismo com o Espírito Santo, enquanto o fruto começa com a obra do Espírito, a partir da regeneração.

Os dons vêm de fora, do Alto, enquanto o fruto vem do interior.

Os dons vêm completos, perfeitos, enquanto o fruto requer tempo para crescer e desenvolver-se.

Os dons são dotações de poder de Deus, enquanto que o fruto é uma expressão do caráter de Cristo.

Os dons revelam concessão de poder e graça espe­cial, enquanto o fruto se relaciona com o caráter do porta­dor.

Os dons são a operação soberana do Espírito Santo, enquanto o fruto (também do Espírito) nos vem mediante Jesus Cristo.

Os dons são distintos, enquanto o fruto, sendo nônuplo, é indivisível.

Os dons conferem poder, enquanto que o fruto confe­re autoridade.

Os dons comunicam espiritualidade, enquanto o fru­to comunica irrepreensão.

Os dons identificam-se com o que fazemos, enquan­to o fruto identifica-se com o que somos.

Os dons podem ser imitados, enquanto que o fruto jamais o será.

3. Definição do Fruto do Espírito

Numa análise do fruto do Espírito, apontando o amor como o aspecto exaltado do mesmo fruto, escreve o Dr. Boyd:

“Gozo é o amor obedecendo.

Paz é o amor repousando.

Longanimidade é o amor sofrendo.

Benignidade è o amor mostrando compaixão.

Bondade é o amor agindo.

Fé é o amor confiando.

Mansidão é o amor suportando.

Temperança é o amor controlando”.

4. Equilíbrio Entre Dons e Fruto do Espírito

A orientação divina dada a Moisés quanto ao adorno das vestes sacerdotais no Antigo Testamento, dá-nos uma vista adequada da harmonia que deve existir entre os dons e o fruto do Espírito.”E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das bordas; e campainhas de ouro do meio delas ao redor. Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto, ao redor; e estará sobre Arão quando mi­nistrar, para que se ouça o seu sonido quando entrar no santuário diante do Senhor” (Ex 28.33-35). Não foi orientação divina sequenciar uma campainha doutra campainha. Também não diz: “Uma romã, outra romã e mais outra romã”, mas afirma: “Uma campainha de ouro, e uma romã; outra campainha de ouro, e outra ro­mã”, e assim por diante.Aplicado este princípio divino ao equilíbrio que deve existir entre dons e fruto do Espírito, o ideal é: um dom, o fruto; outro dom, o fruto; outro dom ainda, o fruto e assim sucessivamente.

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