Fundamentos do Pensamento Político e Social » Tifsa Brasil

Fundamentos do Pensamento Político e Social

As questões de Sociologia de Fundamentos do Pensamento Político e Social, é um material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde, são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola. GUILAYN, P. Na Espanha, universidade ensina a emigrar. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica:

A Expansão dos recursos tecnológicos
B Diversificação dos mercados produtivos
C Intensificação dos intercâmbios estudantis
D Exportação de mão de obra qualificada.
C Valorização do trabalho fabril.

A alternativa correta é a opção (D)

Pergunta 2
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
WEBER, M. A ciência como vocação. ln: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a):

A Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
B Afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
C Progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
D Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
E Fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 3
Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).
Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao:

A Romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
B Redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.
C Rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
D Valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo.
E Afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.

A alternativa correta é a opção (E)

Pergunta 4
Em que nos demos conta deste fenômeno, nosso cotidiano é totalmente permeado por nomes, marcas, hábitos e costumes que se originaram em todas as partes do planeta. O termo utilizado para indicar este fato é Globalização.
Indique a alternativa correta:

A  expressão aldeia global foi criada na década passada.
B A globalização é um processo que se iniciou a partir do estágio atual da evolução tecnológica.
C A globalização conecta todo o planeta, revolucionando os padrões de consumo, criando o mercado global.
D A globalização é a responsável pela revolução dos meios de transporte.
E A noção de aldeia global implica na valorização do produto local para consumo local

A alternativa correta é a opção (E)

Pergunta 5
Marx, Durkheim e Weber, os três autores clássicos da sociologia, tiveram, cada um a seu modo, uma vida política intensa e fizeram reflexões importantes sobre o Estado e a democracia de seu tempo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 179.
É sabido que cada autor clássico da sociologia, apontado no texto acima, buscou um objeto para que pudesse, com seu método, observar a realidade social.
Nesse sentido, enumere a segunda coluna a partir da primeira e, posteriormente, marque a alternativa correta:

1) Karl Marx                  (3) Fatos Sociais
2) Êmille Durkheim     (1) Classes Sociais
3) Max weber               (2) Ação Social

A 1, 3, 2.
B 2, 1, 3.
C 1, 2, 3.
D 2, 3, 1.
E Nenhuma das alternativas.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 7
Um dos textos mais importantes da história da filosofia que trata do tema da moral e da ética é a Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Nesta obra, o pensador analisa a natureza e o caráter das ações humanas e, ao final, sugere que há um bem supremo, que é a finalidade última das ações humanas.
Este bem supremo é:

A O meio termo.
B A liberdade.
C A virtude
D A felicidade.
E A justiça.

A alternativa correta é a opção (D)

Pergunta 8
Analise os Mapas Temáticos, e identifique a(s) assertiva(s) verdadeira(s) sobre a temática dos mesmos.

1) Como sabemos Direitos Civis e Homossexualidade estão bem mais frequentes no diálogo da nossa sociedade, e diante das informações dos mapas fica claro que no Estado do Ceará, essas mazelas foram eliminadas devido a eficiência das políticas de combate a crimes de minorias.
2) Fazer com que os agressores leiam e entendam a resolução da ONU, que afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais no que diz respeito a sua dignidade e seus direitos, é suficiente para acabar com a violência e discriminação no Brasil.
3) Criticar os homossexuais por sua homossexualidade como pessoas moralmente reprováveis pelo simples fato de amarem pessoas do mesmo sexo é tão arbitrário quanto criticar todos os negros por sua cor de pele como pessoas moralmente reprováveis. Fazer isso é crime (injúria e/ou difamação) e ilícito civil (dano moral) hoje, e continuará sendo com o PLC n.º 122/06, embora com uma pena maior.
4) Segundo dados do IPEA, ser mulher no Brasil é extremamente perigoso. Somente em dois anos, entre 2009 e 2011, quase 17.000 mulheres morreram por conflitos de gênero, o chamado feminicídio, que acontece pelo fato de ser mulher. Ou seja, 5.664 mulheres são assassinadas de forma violenta por ano ou uma a cada 90 minutos.
Qual a alternativa que traz informações verdadeiras?

A 3 e 4.
B 2 e 3.
C 2, 3 e 4.
D 1, 2 e 3.
E 1 e 3.

A alternativa correta é a opção (A)

Pergunta 9
A República de Platão é uma das obras mais lidas e reconhecidas da História da humanidade.
Seu tema principal é:

A A construção de uma cidade ideal, que Platão implanta de fato em uma terra distante de Atenas, como nos narra depois em sua Carta Sétima.
B A ética e a política, embora Platão argumente que a cidade ideal não pudesse ser construída. Ela precisava ser pensada a fim de iluminar os governantes.
C A arte e sua necessária submissão à ciência, como fica claro nos livros III e X em que Platão argumenta não ser a arte uma atividade racional.
D Uma política que deve ser submetida não aos desígnios das vontades subjetivas, mas a um governo estabelecido em bases racionais.
E O conceito de verdade construído na Alegoria da Caverna, o que demonstra que toda a construção da cidade não passa de uma metáfora e que o tema que interessa realmente a Platão não é política, e sim conhecimento.

A alternativa correta é a opção (D)

Pergunta 10
A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social.
Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é:

Estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
Coagir e servir para refrear a agressividade humana.
Criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
Combater ações violentas na guerra entre as nações.
Organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

A alternativa correta é a opção (E)

Notação importante
Você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.

Redes sociais
28 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *