A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA
Não se trata de uma História da Igreja, como seria entendida hoje. A Igreja não é, para ele e seus contemporâneos, objeto de história, já que é uma entidade criada por Deus, e portanto transcendente. O que o historiador pode fazer é relatar os fatos, as pessoas e as instituições com ela relacionados. Dessa forma, relatam-se acontecimentos, mas não se analisa um desenvolvimento histórico. A motivação da obra, como explicitada no início do primeiro livro, é registrar a sucessão dos “santos apóstolos”, os grandes feitos, os que se sobressaíram, as heresias, as perseguições e a proteção de Deus sobre seu povo.
A obra é dividida em dez livros com a seguinte estrutura: I-VII: Uma contínua sucessão de temas iniciada talvez antes da perseguição, com material reunido até mais ou menos o ano 311.
VIII – Atualização da obra com os acontecimentos mais recentes.
IX e X – Longa extensão do livro VIII, com desfecho escrito após a inauguração da Igreja de Tiro. A forma final da obra foi atingida após quatro edições, tendo os nove primeiros livros sido publicados antes do Edito de Milão (311) e o décimo livro em 323/5.
A importância da obra nos dias de hoje é múltipla: Para o estudo da história antiga é uma rica fonte de referências e uma compilação de obras anteriores. Para a Igreja, tem o valor de registro dos primórdios de sua história. Para os cristãos traz o testemunho daqueles que viveram as perseguições dos primeiros séculos, que com seu martírio nos dão uma lição de perseverança e fé, e ao mesmo tempo nos mostram um sinal de esperança em qualquer época de crise.
Você está sendo o livro: História Eclesiástica, que conta sobre os mártires dos apóstolos.