Mas quais foram motivos de Deus rejeitar o sacrifício de Caim? » Tifsa Brasil

Mas quais foram motivos de Deus rejeitar o sacrifício de Caim?

Introdução
As ofertas e sacrifícios, são a melhor forma do homem expressar sua gratidão, respeito, adoração e reverência ao seu criador. O que Ele espera de nós, é que sejamos submissos e obedientes as regras sacrificais, e que nelas tenhas boas intenções.

Os sacrifícios de Caim e Abel, foram os primeiros a serem registrados na história da humanidade já realizado pelo homem. Mas isso não significa que Adão não tenha sacrificado também oferta ao Seu criador.. Apenas eles não foram registrados historicamente. Normalmente, o valor e validade de uma oferta ou sacrifício diante de Deus; é sua intenção. E foi neste ponto, que Caim não levou em consideração. Por isso ele cometeu três erros que não podia ser cometido em um ato sacrificial. Foram eles: violou a principal regra do ato, que era obrigatório a presença do sangue da expiação (Hb 9:22), ostentar santidade quando ele não tinha (Gn 4:6a); e por último, ele desejou se apossar do sagrado de forma indevida (Gn 4:6b). Todos esses erros cometidos por Caim, é considerado um desprezo e desrespeito as normas deixadas por Deus, quando recuperou aos seus pais quando haviam caído no Éden (Gn 3:9).

O culto religioso que sempre foi realizado pelo homem, era uma forma dele expressar sua gratidão, e tinha o efeito de levar ele a reconcilia com o SENHOR, e adoração. Mas seu sacrifício não foi aceito, porque o ato em si, violou a soberana vontade de Deus. E mesmo que ele tenha sido exortado por Deus, de mudar seu comportamento; se tornou irredutível, e escolheu o caminho da violência, por seu lado sagrado não foi contemplado. Todavia, do jeito que ele se comportou, jamais poderia ser atendido.

Vale ressaltar, os que produtos vegetais, retirados da natureza, Caim podia fazer deles um complemento de sua oferta. O pior erro que ele cometeu durante seu culto a Deus, foi a ausência do sangue sacrificial nas suas ofertas.

Aparentemente as duas ofertas tinham a mesma intenção, que era agradecer, e fazer ação de graças em devoção ao eterno Deus. No entanto, Deus que conhece quem está fazendo com fé genuína, e coração sincero a Ele. Ninguém os engana. Duas coisas que Deus não tolera em Sua presença, é: ódio e a ausência de santidade.

A rejeição da oferta de Caim, lhe doei na alma, e por conta disso ele ficou furioso contra Deus, e em vez dele mudar, deu lugar ao ódio e a inveja.

Aos poucos seu interior foi sendo consumido pelo ódio, que até que decidiu lançar todo seu ódio contra seu irmão Abel, e findou cometendo o primeiro homicídio na terra.

Conclusão
Esse foi um fato que nos ajuda entender, que quando a harmonia do homem é quebrada com Seu criador, o fim dele, será trágico. Autor: Pbsena

27 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *