Sobre o conceito de respeito O respeito é uma virtude alimentada pelo sentimento que conduz o indivíduo a reconhecer a outorga, as diferenças, o valor e o direito do outro. Ele não permite que seu portador viole os espaços do outro, adotar comportamento de malcriação e de maus-tratos contra alguém, não envergonha e nem humilha as outras pessoas em público, mas assegura que a consideração seja mantida, porque entende que ela ainda é o melhor caminho para evitar o uso de ofensas e insultos a semelhante. O respeito é uma virtude que pode ser vista facilidade, pois ela vem seguida pela presença de profunda deferência, apreço, submissão, aceitação e acima de tudo expressão de obediência onde cabe obediência.
O respeito não é formado pela apreensão ou pela sensação de medo de alguém que detêm a autoridade para impõe o respeito pelo poder coercitivo ou pela força. Mas ele é formado pelo reconhecimento do valor individual e coletivo em sociedade. Todavia ele só ser visto mediante os diferentes níveis de relações interpessoais mútuas, ou pelo cumprimento das regras normativas que já estão instituídas.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano, pois ele contribui significativamente na interação social, porque ele impede que um indivíduo cometa decisões autoritárias e injustas em relação ao outro.
Segundo a etimologia, "respeito" é oriundo do latim respectus que significa “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.